health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Dinamarca


Michael Laudrup, Peter Schmeichel, Brian Laudrup, Jon Dahl Tomasson, Thomas Helveg, Thomas Gravesen, Jesper Gronkjaer, Martin Jorgensen, Preben Elkjaer Larsen, Allan Simonsen. Soma-se a esses nomes, a boa campanha de 98, quando quase eliminou o Brasil nas quartas-de-final após abrir 2x0 e tomar a virada, e a participação em 2002. E nos anos 80, mais precisamente em 86, o apelido recebido de Dinamáquina, graças ao excelente futebol apresentado.

A partir dessas informações e resgates na história, poderíamos imaginar que se trata de uma seleção bem tradicional. Ledo engano. Essas três aparições na Copa do Mundo eram as três únicas, até se classificar para a de 2010. Mais detalhes no blog Fut F-1. Agora vamos ver como eles chegam para a sua quarta disputa de mundial.

Nas Eliminatórias da Europa a Dinamarca fez parte do grupo um, que também tinha Suécia, Portugal, Albânia, Hungira e Malta. A campanha dinamarquesa foi para ninguém pôr defeito. Em 10 jogos, seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. Números que garantiram o primeiro lugar da chave e a classificação direta para a Copa do Mundo na África.

Já nas Eliminatórias para a Eurocopa, a sorte dos "Olsen Banden" não foi a mesma. Fizeram parte do grupo Espanha, Suécia, Irlanda do Norte, Letônia, Islândia e Liechtenstein.

A Espanha em primeiro com 28 pontos e a Suécia em segundo com 26, foram os classificados para a Euro pelo grupo. Os escandinavos somaram 20 pontos e ficaram apenas em quarto, não conseguindo sua vaga. Mas uma curiosidade marcou essa disputa.

No jogo entre Dinamarca e Suécia, realizada em Copenhague, um torcedor dinamarquês invadiu o campo para agredir o árbitro da partida, o alemão Herbert Fandel, no momento em que o placar marcava 3x3. O juiz do jogo, por sua vez, resolveu terminar a partida antes dos noventa minutos. A UEFA analisou a situação e tomou a decisão de aplicar vitória sueca por 3x0, o que ajudou a Suécia a se classificar.

Abaixo os jogos da Dinamarca na primeira fase da Copa:

14/06, às 08h00 – Holanda x Dinamarca [Johanesburgo]
19/06, às 15h30 – Camarões x Dinamarca [Pretória]
24/06, às 15h30 – Dinamarca x Japão [Rustenburgo]


O time base dinamarquês joga no 4-5-1 e a escalação inicial deve ser: Sorensen, Jacobsen, Agger, Kjaer e Jakobsen; Poulsen, Jensen, Rommedahl, Tomasson e Jorgensen; Bendtner. T ec.: Morten Olsen.

Não há dúvidas que Holanda e Dinamarca são as duas favoritas do grupo. Os neerlandeses possuem uma leve vantagem para serem os líderes e os dinamarqueses devem mesmo ficar com a vice-liderança. E na sequencia, podem no mínimo igualar a campanha de 98, quando foram até as quartas-de-final.

Abaixo as duas camisas da Dinamarca para a Copa:


Conheça os 30 convocados por Morten Olsen

O técnico dinamarquês mostrou surpresa apenas em um nome. Trata-se do jovem Christian Eriksen, de 18 anos, que atua no Ajax. Este, aliás, está sendo tratado como uma jóia recém surgida no futebol do país. Traduzindo para o futebol brasileiro, seria uma espécie de Ganso dinamarquês.

No dia 27 deste mês a seleção Olsen Banden tem compromisso contra o Senegal, que marca o último amistoso antes da Copa do Mundo. Após essa partida, serão anunciado os 23 definitivos que seguirão para a África do Sul.

Confira abaixo os 30 pré-selecionados:

Goleiros: Thomas Sorensen (Stoke/ING), Stephan Andersen (Brondby), Kin Christensen (IFK Goteborg/SUE), Jesper Christiansen (Copenhague).

Defesa: William Kvist Jorgensen (Copenhague), Lars Jacobsen (Blackburn/ING), Simon Kjarr (Palermo/ITA), Per Kroldrup (Fiorentina/ITA), Daniel Agger (Liverpool/ING), Patrick Mtiliga (Málaga/ESP), Simon Busk Poulsen (AZ Alkmaar/HOL), Anders Moller Christensen (OB) e Leon Jessen (Midtjylland).

Meio-campo: Martin Jorgensen (AGF Aarhus), Christian Poulsen (Juventus/ITA), Daniel Jensen (Werder Bremen/ALE), Jakob Poulsen (AGF Aarhus), Michael Silberbauer (Utrecht/HOL), Dennis Rommedahl (Ajax/HOL), Jesper Gronkjaer (Copenhague), Thomas Kahlenberg (Wolfsburg/ALE), Thomas Enevoldsen (Groningen), Michael Krohn-Dehli (Brondby), Christian Eriksen (Ajax/HOL), Mikkel Beckmann (Randers), Mikkel Thygesen (Midtjylland) e Morten Rasmussen (Celtic/ESC).

Ataque: Jon Dahl Tomasson (Feyenoord/HOL), Soren Larsen (Duisburg), Nicklas Bendtner (Arsenal/ING).

Clique aqui e veja campanha dinamarquesa nas suas três participações em Copa do Mundo pelo blog Fut F-1.

Abaixo um vídeo mostrando a volta por cima da Dinamarca para se classificar ao Mundial após o ocorrido no jogo contra a Suécia pelas Eliminatórias da Eurocopa, conforme relatado nesse post.





Nenhum comentário: