Por Leandrus
Não é surpresa para ninguém que Rubens Barrichello deve pilotar para a Williams novamente no ano que vem. As conversas em torno de um novo contrato para o brasileiro aumentam cada vez mais e já se diz até que ele deverá assinar com a equipe nesse fim de semana, durante os preparativos para o GP da Alemanha. Dessa maneira, Rubens asseguraria participação naquela que seria sua 20ª temporada na Fórmula 1.
Para as condições atuais da Williams, mantê-lo para 2012 é uma boa. Sem a mesma superioridade e, sobretudo, sem a mesma condição financeira que a levou às glórias nos anos 80/90, é importante ter em um dos seus bólidos um piloto experiente que possa ajudar no desenvolvimento do carro, assim como garantir uns pontos na pista que alguns pilotos novatos e mais afoitos não conseguiriam. Nisso, Barrichello já mostrou que é capaz de ajudar, principalmente no ano passado.
Porém, para que realmente possa dar bons frutos à escuderia inglesa, Rubens precisa estar motivado. Isso parece óbvio, mas fiquei com a impressão de que foi algo que faltou a ele em alguns momentos desse ano, quando descobriu que o carro tinha piorado em relação a 2010 e principalmente enquanto a equipe ainda não havia acertado uma promissora parceria com a Renault para 2012. A decepção com o carro, o desânimo nas suas declarações e até mesmo algumas perfomances bem apagadas mostraram isso.
Por mais que as frustrações do brasileiro possam ser compreensíveis, após dois duros anos de pesadelo na Honda, sem motivação Barrichello passa a perder toda a sua utilidade. Ouso a dizer que seria até mais viável colocar em seu lugar um piloto mais jovem, como o recentemente dispensado Nico Hulkenberg. Afinal, de nada adiantaria ter em seu carro alguém experiente sem determinação e sem lá muita vontade de ajudar a equipe a crescer, certo?
Condições de ser campeão, como ele, sabe-se lá como, acredita que tem, são quase inexistentes – a não ser que a Williams repita a Brawn e inesperadamente crie um novo foguete, o que acho extremamente improvável. Porém, dá para se manter na F-1 com dignidade e fazendo um trabalho honesto mesmo já aos 40 anos. Só precisa de motivação, e não querer continuar na F-1 só porque se recusa a aceitar que chegou a hora de se aposentar, como alguns outros pilotos por aí...
Para as condições atuais da Williams, mantê-lo para 2012 é uma boa. Sem a mesma superioridade e, sobretudo, sem a mesma condição financeira que a levou às glórias nos anos 80/90, é importante ter em um dos seus bólidos um piloto experiente que possa ajudar no desenvolvimento do carro, assim como garantir uns pontos na pista que alguns pilotos novatos e mais afoitos não conseguiriam. Nisso, Barrichello já mostrou que é capaz de ajudar, principalmente no ano passado.
Porém, para que realmente possa dar bons frutos à escuderia inglesa, Rubens precisa estar motivado. Isso parece óbvio, mas fiquei com a impressão de que foi algo que faltou a ele em alguns momentos desse ano, quando descobriu que o carro tinha piorado em relação a 2010 e principalmente enquanto a equipe ainda não havia acertado uma promissora parceria com a Renault para 2012. A decepção com o carro, o desânimo nas suas declarações e até mesmo algumas perfomances bem apagadas mostraram isso.
Por mais que as frustrações do brasileiro possam ser compreensíveis, após dois duros anos de pesadelo na Honda, sem motivação Barrichello passa a perder toda a sua utilidade. Ouso a dizer que seria até mais viável colocar em seu lugar um piloto mais jovem, como o recentemente dispensado Nico Hulkenberg. Afinal, de nada adiantaria ter em seu carro alguém experiente sem determinação e sem lá muita vontade de ajudar a equipe a crescer, certo?
Condições de ser campeão, como ele, sabe-se lá como, acredita que tem, são quase inexistentes – a não ser que a Williams repita a Brawn e inesperadamente crie um novo foguete, o que acho extremamente improvável. Porém, dá para se manter na F-1 com dignidade e fazendo um trabalho honesto mesmo já aos 40 anos. Só precisa de motivação, e não querer continuar na F-1 só porque se recusa a aceitar que chegou a hora de se aposentar, como alguns outros pilotos por aí...
Leandrus - Automobilismo
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