health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

O campeonato das incertezas.

Quando os confrontos das semifinais da Taça Guanabara começavam a se desenhar, eis que surge o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) e muda todo o panorama. Até então, teríamos Flamengo x Americano num confronto e Vasco x Botafogo no outro. Mas com a perda de seis pontos na justiça, o clube da Colina praticamente dá adeus à classificação e o Fluminense, que já se concentrava para a chegada de Fred e a Taça Rio, ganha uma sobrevida ainda no primeiro turno da competição.

Costumava-se dizer que no Campeonato Carioca o tribunal não tinha vez. Para alguns, isso seria um motivo de desordem. Agora, os engravatados da justiça desportiva “entraram em campo” e, praticamente, mudaram o futuro do grupo A. Como já foi dito, o Vasco está fora da disputa (mas ainda teremos novo julgamento e o risco de tudo mudar novamente) e restam quatro equipes com chances claras. Americano (que pra mim já está classificado), Cabofriense, Fluminense e Duque de Caxias. Por exemplo, para o Tricolor das Laranjeiras passar a próxima fase, basta acontecer um empate entre Cabofriense e Duque de Caxias e vencer sua partida contra o fraco Tigres.

Já no grupo B, a situação é completamente outra. Flamengo e Botafogo já estão classificados e vão duelar nesse domingo para ver quem será o líder da chave.

Tenho escutado e lido muitas teorias a respeito dos últimos acontecimentos que cercam o comando (e os comandantes) do regional do Rio de Janeiro. Espero, com toda a sinceridade, que essas teorias não passem de boatos. Já estamos vendo na imprensa, verdadeiras crises administrativas em dois dos quatro maiores clubes da cidade. Para alguns, Fla e Vasco estão à beira da falência. Para mim, estão tendo mais um exemplo que a incompetência administrativa deixa sequelas profundas. Mas esses cartolas sempre dão um ‘jeito’ na situação. Confesso que às vezes tenho medo de saber a origem desse ‘jeito’. Maracutaia? Sei lá...

Só gostaria de concluir que, se amanha ou depois, for comprovado favorecimento para algum time (ou alguma combinação na final), eu, mesmo que meu clube seja beneficiado, irei, nesse mesmo espaço virtual, reclamar bastante. Não tenho absolutamente nenhuma simpatia com a atual presidência da FERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) e, obviamente, rejeitarei atitudes que tenham a prerrogativa de manipulação no resultado do torneio.

Até então, eu acreditava que algumas teorias não passavam de fanatismo e folclore de torcedores apaixonados. Mas nos últimos dias, abri um pouco mais os olhos.

E cabe aqui uma chamada de atenção a diretoria vascaína. Como podem ser ingênuos ao ponto de creditarem o poder de regularização de um atleta (no caso, Jeferson) ao delegado da partida? Válida pela primeira rodada e vencida pelo Americano por 2x0. Para um jogador ter condições de jogo, ele precisa de tal liberação por parte da Federação organizadora do campeonato.

Pois bem, no meio de dúvidas e interrogações, segue o Campeonato Carioca. Após a última rodada, ainda não saberemos ao certo os classificados do grupo A, já que será necessário esperar o julgamento referente ao pedido de recurso feito pelo Vasco. Acho tudo isso no mínimo lamentável...

[Tabelas retiradas do site Globoesporte]

8 comentários:

Anônimo disse...

Lamentável mesmo. Parece que os clubes jamais terão jeito, essas diretorias são incompetentes ao cubo! Veja lá no blog as dívidas deles.

Mas de parabéns mesmo está o departamento jurídico do vasco. Qnd a torcida começava a ter um pouquinho de esperanças no futuro, surgem denúncias de nepotismo, caixa 2 e agora o risco de ser eliminado da taça guanabara.

Anônimo disse...

Lamentável mesmo. Parece que os clubes jamais terão jeito, essas diretorias são incompetentes ao cubo! Veja lá no blog as dívidas deles.

Mas de parabéns mesmo está o departamento jurídico do vasco. Qnd a torcida começava a ter um pouquinho de esperanças no futuro, surgem denúncias de nepotismo, caixa 2 e agora o risco de ser eliminado da taça guanabara.

Vinícius Barros disse...

To de olho no próximo jogo do Cabofriense... estou com um mal pressentimento que eles serão prejudicados em prol dos Flores.

Mas o Vasco, diz que vai recorrer... dou razão ao Vasco, pois a punição de 6 pontos perdidos é "em caso de vitória"(eu pesquisei a regra e descobri isso), mas o bacalhau perdeu por 2 a 0 naquela partida, além deles terem uma liminar que permite a atuação do Jéferson.

Abs!

Anônimo disse...

Pois eu achei um absurdo isso já que o jogador tinha uma liminar em seu favor logo não pode ser punido por ter atuado, as vezes tenho a nitida impressão que esses caras dos tribunais esportivos compram diplomas e não entendem nada de leis.
Saudações do Gremista Fanático

Wilson Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wilson Oliveira disse...

Amigos,

O Vasco se assegurou ao fato de ter inscrito o jogador Jeferson na CBF e em ter a liberação para atuação por parte do delegado da partida. Faltou a liberação por parte da Federação Carioca.

Mas como disse o Vinicius, também achei estranha a retirada de dois pontos do Vasco a partir do julgamento de uma partida em que o Clube da Colina saiu derrotado. Espero que devolvam os pontos ao Vasco.

Abraços a todos e continuem comentando aqui no blog!

Anônimo disse...

Se o Vasco perder a oportunidade de disputar as semifinais serà uma pena mesmo, pois na Taça Rio acho que o grupo em que se encontrarà serà mais disputado.Lamentavel. Desejo para todos um otimo domingo e deixo um abraço para os amigos da mesa redonda. Eu nao puderei participar por razoes de fuso horario (aqui serà 1h da noite).
Abraço

warley.morbeck disse...

É impressionante como a FFERJ não consegue organizar nada decente.

Warley Morbeck

Flamengo Eternamente
Eterna Bola
Fla TV