health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Biografia de Steve Jobs, Smartphones e Windows 8



Por Jorge Nunes Chagas

O lançamento da biografia de Steve Jobs por Walter Isaacson desfecha, em tese, o assunto em torno da figura do visionário que ocupou as manchetes dos jornais de todo o mundo nas semanas de outubro.

Sabendo da enorme procura dos exemplares nas pré-vendas dos sites de departamentos, imaginei o quão difícil poderia ser para encontrá-lo nas lojas físicas. Ao chegar em uma livraria, fui surpreendido. Havia centenas, milhares de exemplares, uma estante só para Steve Jobs digno de um Best-seller. Perguntei a atendente até quando a promoção de R$ 39,90 iria durar e a mesma diz que irá até o próximo dia 24 de novembro. Fiquei aliviado, pois poderei me programar melhor para comprar. Basta não inventarem de aumentar o preço.

A imprensa em geral noticiou que na biografia havia o relato que Jobs tinha vontade de “destruir o Google” devido a criação do Android, sistema operacional presente na maioria dos smartphones concorrentes aos da Apple e que imita o IOS X, seu sistema operacional que roda nos produtos Macs incluindo o smartphone iPhone e o tablet iPad.

Até hoje, os sul-coreanos da Samsung (que fabrica a linha de smartphones Galaxy) e a Apple enfrentam batalhas judiciais por patentes, acusando-os respectivamente por plágio e direito de vendas em determinados países, como a China por exemplo. Outra queixa de Jobs no livro seria sobre Bill Gates, acusando-o de “roubar as ideias de outras pessoas” se tratando dos produtos Microsoft, em especial o Windows. Em entrevista a ABC News, Gates deixou claro que não está nem ai para o que ele disse.

********



Fiquei contente, porém surpreso ao saber que a Nokia, fabricante de celulares, ainda está na preferência do consumidor, segundo pesquisa promovida pelo Jornal O GLOBO intitulado “Marcas dos Cariocas”. Digo isso, pois a finlandesa vinha caindo vertiginosamente nas vendas nos últimos anos, por demorar de introduzir seus smartphones no mercado, além da criação do Symbian, sistema operacional móvel que está praticamente obsoleto em pouco tempo.

Para reparar isso, a Nokia em parceria com a Microsoft lança o Windows Phone 7, sistema operacional móvel exclusivo aos próximos aparelhos da fabricante e que irá medir forças com o Android do Google e o IOS da Apple no mercado de smartphones. As projeções e expectativas estão favoráveis para a fabricante finlandesa.

********



Falando em Windows, o lançamento definitivo do novo sistema operacional Windows 8 só deverá acontecer no fim de 2012, sistema esse que rodará em PCs e em tablets. Segundo analistas, a experiência com o sistema operacional mudará profundamente, a começar pelo  design Metro, inspirado no Windows Media Center e no Player Zune. Será usado no Windows Phone e também na linha de games Xbox. A Microsoft tem a intenção de tornar o sistema familiar em qualquer dispositivo. Sua versão prévia foi lançada desde setembro, mais voltada para desenvolvedores, mas se você estiver a fim de se aventurar, baixe aqui.


Conheça um pouco do novo Windows no vídeo abaixo em sua versão prévia:




Por Jorge Nunes Chagas - Tecnologia

Nenhum comentário: