health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Resenhas do Fut. Europeu – Uma análise dos campeões regionais e muito mais

Por Jorge Nunes Chagas





O time que ganha tudo, o time da moda, o time da mídia - Após o empate entre Levante e Barcelona por 1 a 1, o time catalão conquistou o tricampeonato espanhol com autoridade, reflexo do excelente trabalho de Josep Guardiola, que o presidente do clube, Sandro Rosell, classificou-o como o melhor treinador da história de seu clube. Pela quantidade de jogos feitos e poucas férias, o fator desgaste poderia ter sido algo que pesasse nos jogadores, mas não foi o que ocorreu e também pelos jogos que o Real Madrid vinha realizando, acreditava-se que ele era capaz de bater de frente com este atual Barcelona, mas também não foi bem isso que aconteceu.

Pep Guardiola, que desde quando entrou para comandar a equipe há três anos faz muito sucesso. Ganhou 3 títulos espanhóis, 1 Copa do Rei, 1 Champions League e 1 Mundial de Clubes e como jogador do próprio Barça, onde ficou por 10 anos, ganhou 6 títulos espanhóis, (o que não é pouco), 2 Copas do Rei, 1 Champions League e 1 final Interclubes que o time acabou perdendo. Guardiola foi um grande jogador, mas eu acredito que, como técnico entrou, não só para a história do clube catalão, mas para a história do futebol mundial, pois o Barcelona de hoje é um time especial, unido, que tem um padrão de jogo semelhante há muito tempo e também um time com ausência de egos, reflexo direto do jeito de ser do técnico.

O único fator negativo é a possível suspensão de Sergio Busquets pela UEFA por 5 jogos, devido ao jogador ofender de forma racista o lateral brasileiro Marcelo do Real Madrid, no 1° confronto válido pela final da Champions, que inclusive, deverá ficar de fora da partida de volta.


********




Campeão e com justiça – O time do Milan foi campeão italiano na semana passada e venceu a desconfiança dos torcedores. A tardia renovação do plantel, com a chegada de Ibrahimovic, Cassano, Robinho, Van Bommel entre outros e a capacidade do técnico Massimiliano Allegri de ajustar esta equipe, resultaram numa temporada bem sucedida. O brasileiro Robinho, apesar de ter sido reserva por muitas vezes, fez uma temporada excelente na Europa, coisa que ele não o fez tanto no Real Madrid como no Manchester City, passando a jogar mais para o time, deixando o estrelismo de lado e sendo um jogador extremamente útil.


********



Nadando contra a maré – Pois é, o tradicional time da Sampdória, que já foi campeã italiana nos anos 90 e vice europeia, vive um drama e está lutando contra o rebaixamento na Serie A. O time, que tinha perspectivas de disputar a Liga dos Campeões está com 36 pontos e está na lanterna. Seus próximos e últimos jogos da temporada serão contra Palermo e Roma, este último, luta para ter uma vaga na próxima Champions. Uma situação complicada, para um time que já teve Cassano (hoje no Milan) e Pazzini (atualmente na Inter de Milão).


********





O mais novo gigante inglês - Para um time que investiu muito, o fato do Manchester City conseguir uma vaga na Champions League, após 43 anos, era considerada uma obrigação. Pode até não ser o ideal para a temporada em si, mas é algo plausível. Desde a chegada do Sheik Mansour Bin Zayed al-Nahyan como investidor, o clube passou a ter maior expressão nacional. Lá se paga tão bem, que o jogador Ya Ya Toure, ex- Barça, tem o 3° maior salário do mundo, perdendo para Messi e para Cristiano Ronaldo, o que acho inacreditável.

Acho que faltou para o City gana em determinados momentos da temporada e não sei se Roberto Mancini é o técnico ideal para trazer os títulos que o clube precisa. Neste sábado, o time irá enfrentar o Stoke City pela final da Copa da Inglaterra e é o favorito a ganhar a partida. O jogador argentino Tevez, que vinha lutando contra dores na coxa, deve entrar em campo e será a grande arma do técnico Mancini.


********


Jogos deste sábado 14/05:

Blackburn x Manchester United às 8h45 no Ewood Park em Londres (ING)

Manchester City x Stoke City às 11h no Estádio de Wembley pela final da Copa da Inglaterra (ING)

Lazio x Genoa às 13h no Olimpico, em Roma (ITA)

Milan x Cagliari às 15h45 no San Siro em Milão (ITA)


********


Jogos deste domingo 15/05:

Chelsea x Newcastle às 9h30 no Stamford Bridge, Londres (ING)

Catania x Roma às 10h no Angelo Massimino, Catania (ITA)

Sampdória x Palermo às 10h no Luigi Ferraris em Gênova (ITA)

Chievo x Udinese às 10h no Stadio Marc'Antonio Bentegodi, Verona (ITA)

Arsenal x Aston Villa às 12h no Emirates Stadium, Londres (ING)

Liverpool x Tottenham às 12h no Anfiel Road em Liverpool (ING)

Napoli x Inter de Milão às 15h45 no San Paolo em Nápoles (ITA)

Valencia x Levante às 16h no Mestalla em Valência (ESP)

Barcelona x La Coruña às 16h no Camp Nou em Barcelona (ESP)

Villarreal x Real Madrid às 16h no El Madrigal em Villarreal (ESP)


********


Apesar de já haver seus campeões, veja a tabela de momento (13/05) dos principais campeonatos europeus:


Campeonato Inglês:


1) Manchester United - 76
2) Chelsea - 70
3) Arsenal - 67
4) Manchester City - 65
5) Liverpool - 58
6) Tottenham - 56

Campeonato Espanhol:


1) Barcelona - 92
2) Real Madrid - 86
3) Valencia - 67
4) Villarreal - 62
5) Athletic Bilbao - 54
6) Atlético de Madrid - 52

Campeonato Italiano:


1) Milan - 78
2) Inter de Milão - 72
3) Napoli - 68
4) Udinese - 62
5) Lazio - 60
6) Roma - 60

Campeonato Alemão:


1) Borussia Dortmund - 72
2) Bayer Leverkusen - 65
3) Bayern de Munique - 62
4) Hannover - 57
5) Mainz - 55



Por Jorge Nunes Chagas – Assuntos Gerais
Sigam o FV no twitter: @fut_variedades

Nenhum comentário: