health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

El Fútbol Argentino en FV



Mais uma invenção deste blogueiro que vem para tomar mais ainda o tempo deste que vos escreve. Mas melhor do que perder minutos ou horas com algo que não nos satisfaz, é utilizar esses momentos de vida com algo de imenso prazer. E podem ter certeza, cada postagem produzida neste espaço, e nos demais blogs de minha propriedade, são feitos com a maior satisfação possível.

Pois bem, como o nome mesmo já diz, este novo quadro vem pra falar sobre o futebol argentino e será postado todo sábado. Como os freqüentadores do “Futebol, Música, Etc” já estão acostumado a ver, os textos publicados por aqui costumam ser muito mais opinativos do que noticiosos. Mas, essa série trará algo de diferente. As informações serão o principal enfoque.

Pra começo de trabalho, vamos dar um aperitivo passando para nossos leitores o funcionamento dos campeonatos nacionais do país do Tango. São dois: ‘Clausura’ e ‘Apetura’. Entendam o regulamento e os critérios classificatórios.



Assim como no Brasil, os argentinos já viram seu campeonato obter inúmeras fórmulas. De 1986 a 1991, chegou a ser a cópia total do calendário europeu. Mas do início da década de 90 em diante, foi adotada a formula atual.

Nesta, todo ano são consagrados dois times como campeões nacionais. Um no Clausura, que acontece de fevereiro e junho. Outro no Apertura, que vai de agosto a dezembro. Ambos são jogados em turno único com todas as equipes se enfrentando entre si.

Outra peculiar característica argentina que difere seu futebol dos demais países tradicionais é a falta de uma Copa oficial, como a Copa do Brasil, em nosso caso, por exemplo.

Apesar do Apertura, em português significar “abertura”, e Clausura significar "encerramento", eles acontecem na segunda metade e na primeira metade do ano, respectivamente. Ainda trazendo resquícios da formula anterior, a AFA adapta sua realidade futebolística de datas a do hemisfério norte.

Classificação para a Libertadores

Os dois campeões passam diretamente para a Libertadores. O campeão do atual Apertura e o campeão do Clausura da edição passada (Velez Sarsfield) disputarão a próxima edição do torneio continental.

Os outros três times a preencherem as cinco vagas, são definidos num sistema conhecido como “promedio de puntos”. Nada mais é do que a soma de pontos conquistados nas três últimas temporadas divididos pelo número de partidas jogadas na primeira divisão por cada equipe.

Rebaixamento

Também se utiliza o promedio de puntos. Esse critério de rebaixamento recebe bastantes críticas desde a sua criação por prejudicar profundamente as equipes recém promovidas. Como o número de pontos são divididos pelo de partidas na primeirona, os times que só jogaram uma temporada na elite são obrigados a ganharem muitos jogos para não caírem automaticamente de volta á segundona.

Mudanças de direitos televisivos

Enquanto aqui no Brasil nós vivemos a polêmica da TV Globo ensaiar um pedido oficial de volta ao mata-mata, lá na Argentina uma mudança profunda aconteceu. O governo comprou todos os direitos de transmissões dos jogos oficiais do Apertura e do Clausura.

A partir da próxima temporada, todos os jogos serão transmitidos em canais estatais e abertos. O torcedor argentino não terá mais que pagar para acompanhar seu time pela telinha.

“Espero que tenham gostado da novidade apresentada pelo Futebol, Música, Etc”

9 comentários:

Blog do Vascão disse...

Sinceramente não acompanho o futebol argentino, o nosso da série D talvez seja até mais interessante que o deles da 1º divisão.
Abraço
Jeferson

Jessica Corais disse...

Parabéns pela iniciativa WH!

Gosto muito do futebol Argentino, mas não sabia de muitas dessas informações.

Parabéns mais uma vez!

Abraços, Jessica Corais

Fernando Gonzaga disse...

fala Wilson...

tenho respeito e admiração pelo futebol argentino, até simpatizo com o time do Vélez, atual campeão do Cláusura...

parabéns pela iniciativa, certamente continuarei a marcar presença por aqui...

abraço!!!

Michel Farias disse...

Não gosto do futebol argentino, mas não é por isso que não vou vim aqui.

Até pq sempre é bom informações..quem sabe eu não começo a me interessar

Abraço Hebert!!

Saulo disse...

Você sempre criando coisas novas nos seus blogs. Gostei dessa novidade.

Gosto muito e respeito o futebol argentino, mas não gosto desse sistema do campeonato deles. É muito esquisito, estranho e injusto para equipes menores.

Felipe Delfim disse...

Fala Wilson!
Nunca entendi direito essa fórmula do Argentino... e confesso que ainda tô meio encucado... hehe
a fórmula deles é muito diferente, muito estranha.
Mas de qualquer maneira, muito baca essa ideia de fz um quadro pra prestigiar o futebol dos nossos hermanitos!
Abraçoow!

http://deprimafc.blogspot.com

Mateus Papini disse...

Gostei muuuito dessa novidade WH!! Parabéns!!

Eu nunca acompanhei o futebol argentino, mas sempre vou dar uma passadinha aki!!

ABRAÇÃO, Mateus Frossard Papini!

ArgentinaBrasilJuntos disse...

Parabéns pela iniciativa!!!
Desde este torneio todos os jogos estão na tv aberta. Se jogam duas partidas na sexta feira, 4 no sábado e 4 no domingo, de maneira que, se quiser, possa assistir todos os jogos na casa!
Um abraço desde Buenos Aires!
Sebastián

Gremista Fanático disse...

Ai camarada, que bom que voce vai nos informar sobre o Campeonato Argentino, e tenho certeza que será da mais alta qualidade as informações assim como esse primeiro post já nos trouxe otimas noticias, abraço e sucesso.