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Qual é a motivação de um piloto da Hispania?


Por Leandrus

A Hispania é aquela típica equipe da Fórmula 1 de dar pena. É de longe a pior do grid, mal possui dinheiro para bancar seus custos e muitas vezes parece não ter chances de se desenvolver. Fadada ao fracasso, se mantiver o mesmo retrospecto do ano passado em 2011, estará muito cotada para entrar no hall das piores equipes da história da categoria.

Hoje, com muito atraso, a escuderia anunciou o seu outro piloto: Vitantonio Liuzzi será o companheiro do fraco e inesperadamente ressuscitado Narain Karthikeyan. O italiano, de certa forma, deve até agradecer por continuar na F-1: ele desperdiçou a melhor chance da carreira após ter feito corridas ruins e ter cometido vários erros pela Force India em 2010 - tanto que foi considerado um dos piores do ano e foi chutado da equipe sem muita cerimônia e com o contrato ainda em vigor. Com 30 anos e sem muitas perspectivas de crescer como piloto, seria difícil arranjar uma vaga em outro lugar.

O problema de Liuzzi é justamente correr pela Hispania. E aí fica a pergunta: qual a motivação de um piloto para correr por uma equipe tão problemática? Embora Colin Kolles, chefe da equipe, diga que "Tonio" será útil para ajudar no desenvolvimento do carro, a escuderia possui condições tão precárias que mal se pode acreditar que isso seja possível de acontecer. Nunca é demais lembrar que os espanhóis nem apresentaram o carro que será utilizado nesse ano, algo que até mesmo as outras nanicas - Lotus e Marussia - já fizeram.

Sinceramente, só corre pela Hispania quem quer desesperadamente continuar na categoria. Mostrar talento por lá é muito difícil: o ano de 2010 mostrou que nem o maior dos temporais ajuda a demonstrar habilidade com num carro daqueles. Ou o piloto é muito teimoso para não aceitar que o automobilismo não se restringe à F-1, ou quer deixar registrado na história que um dia já fez uma temporada completa por lá, ou sabe que, devido às suas limitações, correr por qualquer equipe bizarra já é lucro. Karthikeyan, que havia pilotado um F-1 pela última vez em 2007 e depois havia vagado por diversos campeonatos, se encaixa perfeitamente na última definição.

Liuzzi, excelente piloto de karts - ele venceu o Campeonato Mundial de Kart em 2001, e deixa boa impressão nas disputas promovidas por Felipe Massa no final do ano - não precisava disso, pois tem o mínimo de competência para conquistar bons postos em outras categorias. Assim como também não precisa Christian Klien, outro bom piloto e que volta e meia tem seu nome ligado à Hispania. Atualmente, essa é uma equipe somente para quem não se importa em correr sempre atrás, lutar contra muitos problemas e mal alcançar os outros carros de times pequenos, sabendo que não há perspectiva de um futuro melhor. Só vai para lá quem não se importa tanto em sofrer.

Leandrus - Automobilismo

Um comentário:

speed.king.thrasher disse...

Pois é. Estar na F1, pelo jeito, é algo q esses caras do fundão amam. Não tem como encontrar uma explicação señ essa. Cansaremos de ver Tonio e Narain no fundão nesse ano. Na verdade a única corrida de q vão participar em condições normais vai ser o mano a mano.

Seria legal a Hispania melhorar.. mas sinceramente, acho difícil pela debilidade na direção do time.

ABS!!