health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Democracia futebolística.


Cristiano Ronaldo (Manchester United) em primeiro, Messi (Barcelona) em segundo e Fernando Torres (Liverpool) em terceiro na eleição de melhor jogador promovida pela revista France Football. O português recebeu 446 pontos de 480 possíveis. O resultado, portanto, foi indiscutível. O brasileiro Kaká ficou apenas em oitavo.

Não quero desmerecer a premiação. É incontestável a excelente temporada que Cristiano Ronaldo faz. Ele de fato vem desequilibrando tanto no Campeonato Inglês como na Liga dos Campeões. Isso é inegável. Mas pelo que tenho visto, acredito que o argentino Messi também não deixa nada a desejar para o português. Não acharia absurdo, caso ele fosse eleito.

Mas pelo fato da disputa estar tão parelha, acredito que a premiação na FIFA permanece em aberto. Apesar de tradicionalmente o eleito pela revista francesa ser o eleito pela entidade maior do futebol, acho que Messi ainda pode ter esperanças. Pra mim, o argentino é o melhor do planeta.

///////////////////////

Aos amigos da blogosfera:

Desde o dia em que foi criado o blog “Futebol, Música e Etc” o meu objetivo tem sido o de opinar, informar e debater sobre assuntos relacionados a futebol e outros temas. Como estudante de jornalismo, sempre procurei zelar pela imparcialidade e me manter isento de qualquer favorecimento. Por mais difícil que isso possa parecer, procuro ser assim até quando o assunto é o Flamengo (time que eu tanto amo).

Reconheço que a mídia possui erros, tento não segui-los, e também devo reconhecer quando a mídia acerta. E neste tipo de análise também é meu dever fazê-lo de forma isenta.

No post mais abaixo intitulado “Um exemplo de torcida” sobre a torcida do Atlético-MG, recebi, com muita honra o comentário do amigo CARLÃO AZUL do blog Sou Cruzeirense, no qual ele trás algumas informações a respeito de números de público no Mineirão.
Reafirmo a admiração que tenho pela torcida alteticana, entretanto, tambem respeito demais a torcida cruzeirense, e longe de mim querer fazer qualquer descrédito com os celestes. Como zelador que sou da democracia, irei postar o comentário do amigo Carlão Azul abaixo:

*********

Enquanto o Cruzeiro detém o recorde de maior público no MINEIRÃO 132.834 torcedores, eles (os atleticanos) detém o de MENOR PÚBLICO DO MINEIRÃO : 489 sofredores em 4/05/99 atleticoMG 2 x 1 Democrata-GV e o segundo também é deles 539 (...) num atleticoMG 4 x 0 URT em 12/06/99.

Sobre o público que vc se refere
(no jogo Atlético-MG x Santos realizado no último domingo), os ingressos foram baixados pra incríveis 5,00. Só assim eles comparecem em massa.

O Cruzeiro também esta fazendo promoção mas o preço do ingresso nos anéis superior e inferior do estádio, é o DOBRO do preço cobrado pelo atlético-MG, e ainda é necessário que o torcedor leve 1kg de alimento não perecível pra ser enviado às vítimas de Sta. Catarina.

A média de público no Brasileiro 2008 (que é o dado mais relevante) deles é a apenas a 10ª com 16.429 torcedores enquanto o Cruzeiro tem a 3ª melhor, atrás de Flamengo e Grêmio com 23.405 torcedores.

Abraços WH

**********

O meu dever enquanto blogueiro, estudante de jornalismo e futuro jornalista formado, não é e nem será o de tentar promover alguma torcida em detrimento de outra, e sim, relatar os fatos sempre tentando me aproximar da realidade.

Abraços a todos e...


Deixe esse post melhor. Faça um comentário.

15 comentários:

Leônidas Cruzeirense disse...

Caro Wilson Hebert, apenas para completar o comentário do Carlão. Eu me mudei para BH em 1979 e naquela época a torcida do CAM era a maior de Minas e continuou sendo até no início dos anos 90. Na década de 90 houve uma inversão da torcida no estado e apenas na capital o CAM tinha ainda a maior torcida. Hoje até na capital os Cruzeirenses somos maioria. Pesquisas, timemania, data roleta ou qualquer outro tipo de medida recente (últimos dez anos) comprovam minhas palavras. Eu acho que isto aconteceu porque criança não gosta de perder e como o CAM só perde então sua torcida não tem renovação. Eu sou um exemplo disto. Sou filho de Atleticano mas não segui o meu Pai neste sofrimento. Quando me perguntam minha idade eu pergunto se é a idade de vida ou de inteligência. Eu só considero que passei a ser um ser inteligente quando percebi o buraco que eu estava me metendo. Vivi quatro anos como uma ameba. Resolvi ser a ovelha branca da família. Abraços.

Vinicius Grissi disse...

A torcida do Atlético-MG tem vivido de um marketing antigo. Continuo com minha tese que torcedor de futebol é tudo igual, só vai ao estádio quando tem um bom atrativo.

Seja uma vitória fácil, um preço barato, um time em grande fase, uma preliminar interessante, etc.

Sobre o Messi: faltou a ele títulos, já que o Barça foi muito mal na última temporada.

Zêro Blue disse...

WILSON HEBERT: MEUS CUMPRIMENTOS.

Primeiramente peço desculpas se me fiz entender como quem protestava pelo conteúdo daquele seu post falando sobre a 2ª torcida de MG.
Definitivamente não tive essa intenção, aliás, como deixei claro minha intenção era tão e somente ESCLARECER OS FATOS, visto que como alguns de seus leitores corroboram acima meu comentário, a torcida atleticana sobrevive de MARKETING.

Agradeço a menção especial e a relevância que deu a meu comentário.

Muito obrigado, sinceramente, não esperava por essa sua atitude, apesar de ter plena consciência de seu caráter ilibado (pra falar difícil).

O amigo Carlão.

Wallace Graciano disse...

Existe um sentimento de auto-afirmação da torcida galinacea.

Por mais que se discuta, não há como negar que tem sua importância e é uma torcida expressiva.

O que acontece, é que aqui em Minas Gerais, algumas pessoas - ou para usar o sujeito correto, a imprensa local - são como funcionários do departamento de marketing da torcida alvinegra.

Em números, não há mais dicussão. Para se ter idéia, o maior público desde a reforma no Mineirão, foi 61 mil pessoas no Cruzeiro x Boca. Acontece que no jogo da entrega das faixas da série B, o patrocionador alvinegro comprou 22 mil ingressos e distribuiu somente os 11 mil permitidos. Resultado, as cocotas levaram 58 mil à campo oficialmente no borderô, mas acusavam público pagante de 73 mil. FOI UM FATO ÚNICO NA HISTÓRIA. QUE O PÚBLICO PAGANTE FOI MAIOR QUE O PRESENTE.( devem ter girado a catraca ao contrário).

Fatos como esse são rotina na capital mineira. Não são exacerbados os comentários criticando a imprensa. Basta ver a euforia da mídia local de tratar a tal "massa", que é uma torcida comum, mas com ingresso barato, torna-se fiel.

Aqui, quando a torcida do Cruzeiro, que é chata mesmo, mas vai cobrar dos jogadores, é taxada de bando de vagabundos. NAS RARAS, REPITO, RARAS VEZES QUE ISSO ACONTECEU DO LADO ALVINEGRO (PEGARAM NO PÉ DO COITADO DO ZIZA SÓ PQ PAROU DE DAR INGRESSO PARA A MAIOR ORGANIZADA DO ATLÉTICO, O QUE GEROU ÓDIO POR PARTE DELES), foram classificados como apaixonados.

Anônimo disse...

Eu vou falar pra voces, essa turcidinha de segunda só é grande e apaixonada nas paginas do Estado de Minas (jornal), nas ondas da Irritatiaia (radio), nas homepage do Superesportes (site) e na imagem da tv Alterosa, todos pertencentes aos Diarios Associados cuja direção é toda zebrada e lá só se pode falar bem do gaylo e depreciar ou negligenciar os feitos do MAIOR DE MINAS, o clube ESTRELADO.
So quem é de minas sabe o que é ter uma imprensa sem vergonha torcendo pro time decadente quer envergonha nosso estado a todo momento lançando discordia tentando plantar crises no Cruzeiro.

FALEI, É MÁFIA MANÉ.

Unknown disse...

Desculpa Wilson, mas dessa vez cara você deicou-se levar pela primeira impressão.Aqui em Minas existem certos"mitos" futebolísticos, principalmente quando se fala em CAM. Como torcida apaixonada, maior de minas, torcida sempre presente,time do povo, time que cresce em decisões, entre outras mentiras que são contadas por aí. Infelizmente isso tudo tem um motivo a parcialidade da imprensa provinciana. Os "grandes" orgãos de imprensa de minas são compostos em sua grande maioria por torcedores alvinegros, principalmente na alta cúpula dos mesmos. Alterosa, Estado de Minas, Globo e Itatiaia, são os grandes protetores do time alvinegro, como disseram acima verdadeiras assessorias de imprensa. Esta mais que provado que a torcida deles só vai com promoções de ingressos no brasileiro de 99 os ingressos em jogos no mineirão chegaram a custar 2 reais..acredite se puder, mas é só você pesquisar que verá. Este ano o CAM chegou a registar jogos com menos de 4 mil pessoas, quando o ingresso custava 15 reais. Outro ponto ponto é que em pesuisas realizadas observou-se que a torcida do cruzeiro é maior que a rival em bairros mais populares e populosos, em quanto o rival tradicionalmente é conhecido como o time de Lourdes, bairro da zona sul de bh. Até mesmo a história da fundação dos dois clubes explica isso, enquanto o cruzeiro foi criado por imigrantes italianos(carpinteiros, pedreiros, padeiros, comerciantes) o rival foi criado por jovens de tradicionais familias belorizontinas. Quanto ao tamanho de torcida isso já é algo que nem os próprios atleticanos não discutem mais, eles só se apegam ao fanatismo. Tem outras coisas porém já escrevi demais. Falou Wilson, parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

ahhhhh

essa é boa, será que ninguém viu que as frangas abandonaram seu timinho em pleno centernada???

e o público do 2º jogo da final do Mineiro, quantos imbecis trajando preto e branco tinham no mineiraõ?
Se eles fossem mesmo apaixonados não tinham largado o time deles.

eles só vão se o time tá embalado, ou se o ingresso é muito barato, ou se vai ter show da beth carvalho.

eles são gente (besta, mas são) igual a qualquer torcedor, qui nada de achar que eles ssao mais apaixonados.

Zêro Blue disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zêro Blue disse...

Wilson, consegui colocar o link do seu post num blog de cruzeirenses.

Espero que apareçam mais comentários aqui.

Abraços.

Zêro Blue disse...

PUTZ, NEM BEM FALEI...

JÁ ENTROU MAIS UM.

Anônimo disse...

O premio esta em boas mãos, mas por falta de opçoes, já que Kaka esteve fora por motivo de lesão, e Gaucho em má fase. E quanto ao Galo e sua torcida, se não é essas maravilhas todas tambem não é esse horror todo que nossos amigos cruzeirenses estão pintando ai. Abraço.

Anônimo disse...

Torcida sempre causa polêmica. Ainda mais com os cruzeirenses. Alguns chegam ao absurdo de afirmar q a torcida do cruzeiro é melhor que a do Flamengo. Vê se tem cabimento uma coisa dessa. Só pode ser brincadeira de mau gosto. Enquanto vc zela pela imparcialidade (o que respeito muito), eu não tenho qq problema em ser totalmente parcial, sempre em favor do Mengão. Qnd puder me faça uma visita.
Qnt ao Cristiano Ronaldo, sinceramente, não gosto dele, mas infelizmente não teve quem disputasse com ele. Pois não se analisa só o futebol, mas sim os títulos conquistados, o q é um erro.
Abção

Rafael Amaral disse...

Em Minas a torcida do Cruzeiro é a maior, e isso não tem como discutir...
A torcida do Cruzeiro fica a cada dia mais fiel e mais apaixonada!

Abraços

http://blog-azul-cruzeiro.blogspot.com/

Anônimo disse...

Todo mundo já falou a verdade, antes de mim, pois eu tô disposto a contribuir com as provas.

Amigo entra no meu blog, nos marcadores procure por:

-Gaylopress, clique e leia todos os textos

procure na barra lateral:

-Verdades que poucos ficaram sabendo, clique no link Fraude nos recordes de público do GAYLO na 2ª Divisão e leia .

Ali tem tudo que o povo disse aí em cima comprovando as mentiras da imprensa mineira e a falsidade das frangas mineiras.

Abraço

Anti-Gaylo

Anônimo disse...

brasileiros estão em baixa :/ mas nao acho que Cristino Ronaldo seeeja o melhor do mundo. ele joga bem, mas tem outros jogadores melhores ;~



beijo