health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Brasil na Libertadores da América


Confesso que este post chega com um pouco de atraso, afinal, já tivemos equipe brasileira fazendo sua estréia na fase de grupo. Mas a intenção, é mostrar o que este blogueiro espera de cada clube brasileiro na competição continental, e talvez, mais valorizada das Américas (pelo menos a Central e a do Sul...)

Palmeiras

Como está na temporada: Até o momento a equipe do Palestra Itália já disputou dez partidas. Das sete pelo estadual e das duas pela pré-libertadores havia vencido todas, mas a sua invencibilidade foi quebrada na última partida, que foi justamente na estréia diante da LDU. O placar, como ja dito, foi 3x2. Em minha opinião vem apresentando o melhor futebol do país. Traz como destaques o atacante Keirrison, o meia Cleiton Xavier, além da experiência no setor defensivo com o zagueiro Edmilson e o goleiro Marcos. E claro, no banco há a presença ilustre de Vanderlei Luxemburgo, que sempre inspira respeito não apenas dos adversários, mas dos próprios comandados.

O que esperar na Libertadores: O Palmeiras, que já começou perdendo, tambem terá pela frente o Sport e o Colo Colo. Apesar de alguns considerarem este como o grupo da morte, não vejo dessa forma. Imagino que o time paulista seja a grande força dessa chave e provável líder quando chegarmos ao fim dessa fase. Deve no mínimo, chegar às sem-finais.

Sport

Como está na temporada: O rubro-negro pernambucano vem vivendo um bom momento e está com sua apaixonada torcida entusiasmada com o time. No ano passado teve a importante conquista da Copa do Brasil em cima do Corinthians, que era o grande favorito. Fazendo um brasileirão intermediário, a galera do Sport não deixou se abater, pois tinha pra essa temporada a vaga assegurada na Libertadores depois de 21 anos. E começando 2009 a todo vapor, o clube já comemorou a conquista do primeiro turno do campeonato estadual. Seu principal destaque é o atacante Carlinhos Bala.

O que esperar na Libertadores: A equipe estréia amanhã contra o Colo Colo e contará com a presença de seus torcedores no Chile. Também integrante do grupo A, o Sport tem dois adversários considerados preocupantes: o Palmeiras, que provavelmente fechará a fase como líder do grupo, e a LDU, que será o principal rival na busca pelo segundo lugar. Pode fazer uma boa campanha nas partidas dentro da Ilha do Retiro, mas fica a dúvida quanto as atuações fora de casa, como é o caso do jogo que fará no Palestra e quando jogar na altitude de Quito contra a LDU, que considero seu principal rival da chave. Se avançar a segunda fase, não deve ir longe. Acredito que seja eliminado já nas oitavas.

Grêmio

Como está na temporada: No grupo 2 do Campeonato Gaúcho, o tricolor ocupa a segunda colocação com três pontos a menos que o Ypiranga, que é líder com 16. No estadual a equipe já disputou todos os oito jogos da primeira fase, inclusive o Gre-Nal, quando foi derrotado por 2x1. Tem um time forte e como de costume, brigador, o que é essencial para enfrentar os adversários da Libertadores. E como destaques, podemos apontar o goleiro Victor (que fez um excelente Brasileirão no ano passado), o zagueiro Leo, o meia Tcheco e os atacantes Jonas e Alex Mineiro.

O que esperar na Libertadores: Para a disputa do torneio, a diretoria anunciou mais um reforço, o argentino ex-River Plate, Maxi Lopez. A equipe dos Pampas estréia somente na semana que vem contra o Universidad do Chile. Seus outros oponentes do grupo 7 são Boyacá e Aurora. Dos brasileiros, considero o Grêmio como aquele que possui de forma mais fácil a missão de ir a segunda fase. No meu entender, deve chegar no mínimo às quartas-de-finais. Porém, não há como desconsiderar a equipe como postulante ao título dada a tradição gremista na competição.

Cruzeiro

Como está na temporada: O Cruzeiro é o grande líder do Campeonato Mineiro com 100% de aproveitamento em cinco jogos. Vem de uma importante vitória no clássico contra o maior rival Atlético-MG. Esta é a equipe que junto do Palmeiras (como já disse algumas vezes nesse espaço virtual) possui o melhor meio-campo do Brasil, e vem, como o alviverde, apresentando o melhor futebol. Com um plantel de jogadores técnicos, o treinador Adilson Batista pode apostar as suas fichas nos meias Ramires e Wagner, além dos atacantes Soares e Wellington Paulista. Não podemos deixar de fora, o lateral Sorín, que tem forte confiança depositada nessa sua volta à Raposa e a jovem promessa Bernardo, que chamou atenção de todos com belas atuações na Copa São Paulo de futebol junior.

O que esperar na Libertadores: A equipe azul está no grupo 5 e estréia nessa quinta-feira contra o Estudiante de la Plata, que talvez seja o adversário mais complicado na primeira fase, já que os outros dois, Deportivo Quito (que tem a seu favor a altitude) e Universitário de Sucre, não possuem nenhuma tradição em competições internacionais. Ou seja, o Cruzeiro é o grande favorito a terminar a primeira fase como líder do grupo. Em minha opinião, chegará no mínimo nas quartas-de-finais.

São Paulo

Como está na temporada: Não é novidade para ninguém que o Tricolor paulista visa, nesse primeiro semestre, a conquista da Libertadores. Há um planejamento para isso. Dentro desse panorama, a equipe ocupa a terceira colocação do estadual. O São Paulo, possui dois nomes de bastante peso, que é o do goleiro Rogério Ceni e do técnico Muricy Ramalho e como destaques, os meias Hernanes e Jorge Wagner. E dos jogadores recém-chegados para esta temporada, deposito confiança em Arouca, que ano passado pelo Fluminense, chegou ao vice-campeonato da Libertadores, quando foi derrotado nos pênaltis pela LDU em pleno Maracanã. Antes, o Flu havia eliminado o próprio São Paulo.

O que esperar na Libertadores: Do lado do Boca Juniors é a equipe que mais impõe respeito no futebol Sul-Americano, claro, na minha concepção. Portanto, é favorito ao título assim como o time argentino. A estréia da equipe paulista está marcada para esta quarta-feira diante do Independiente de Medellín, que é um oponente complicado, assim como América de Cali, outro adversário do grupo 4. Complementa este grupo o Defensor Sporting, que no momento é o líder, já que venceu o América de Cali na estréia. O São Paulo, no mínimo acredito que chegue às semi-finais. Não estou levando o Paulistão tanto em consideração para avaliar a equipe de Muricy Ramalho. Acredito que o futebol que será apresentado no continental seja superior ao apresentado no regional.

E os nosso leitores votaram na enquete que perguntava sobre a equipe brasileira que eles acreditam que chegará mais longe na Libertadores. E pra minha surpresa (esperava Cruzeiro ou Palmeiras como mais votados) tivemos o Grêmio sendo eleito com 33% dos votos. Veja abaixo o resultado do enquete.

[Foto: Globoesporte.com]

6 comentários:

Anônimo disse...

Anota ai Sport cai na primeira fase, Palmeiras nas oitavas, Cruzeiro nas quartas, São Paulo nas semifinais e o campeão dessa Copa sera o Grêmio, pode crer.
O Palmeiras achou que seria facil já começou mal, hahahahahaha. abs
Saudações do Gremista Fanático

Zêro Blue disse...

E vc nem falou do Kleber (ex-Palmeiras) que chegou pra engrossar nossas fileiras...


Dá-lhe, dá-lhe ZÊEEEEROOOOÔ...



Saudações Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Clique AQUI e vote no nosso blog, para melhor blog sobre o Cruzeiro

Anônimo disse...

Não sei como está a Ilha do Retiro, mas acho um absurdo qq time mandar seus jogos lá se o estado do gramado ainda for aquele q nós conhecemos. Não é possível q eles não cuidem do gramado. Será armadilha para prejudicar o adversário?

No mais até agora, acho o palmeiras o melhor brasileiro, mesmo já tendo perdido a primeira.

Anônimo disse...

Como a mídia aliena a cabeça destes jornalistas e blogueiros....
Se o Cléber estivesse no Porcomeiras, esse time de lama seria considerado favorito, porém como está no CRUZEIRO, MAIOR DE MINAS, nem é citado. Que retrospecto o faz achar que o Grêmio tem mais tradiçao do que o Cruzeiro, se ambos ganharam DUAS VEZES?????
Que credibildade pode ter uma enquete destas que teve apenas 21 votos??????? O grande problema da Internet é que estas enquetes transformam pequenos números de votantes em percentuais astronômicos que passam a servir de regra, influenciam, manipulam e distorcem a realidade.
Por exemplo: se o ROUBORINTHIANS e o MIDIAMENGO têm juntos as maiores torcidas do Brasil, eles juntos TÊM A MAIOR REJEIÇAO DO BRASIL!!!!
Outro exemplo: O Inter se declarou o campeao de tudo. Como assim??????
Ele ganhou alguma Conmebol??? Supercopa dos Campeoes????? Copa Joao Havelange????? Amanha, essa tal Sulamericana deixa de existir como as outras que citei, e aí??????

Rafael Sobieski disse...

São Paulo e Grêmio são os favoritos pelo Brasil, Palmeiras e Cruzeiro correm por fora com chances e o Sport pode surpreender mas não passa das Quartas

Rafael Sobieski disse...
Este comentário foi removido pelo autor.