health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Mesa Redonda - 2ª Edição


Neste domingo, tivemos o prazer de realizar mais uma Mesa Redonda virtual no chat destinado aos blogueiros. Dessa vez, com uma pequena diferença, ao invés da conversa ser pautada apenas pelo nome do time, foi pautada por partidas, o que causou a impressão de ter corrido de forma mais organizada.

Os assuntos tratados foram os quatro principais campeonatos estaduais do país, a convocação de Amauri pelo técnico Dunga e o post de semana “Ferrolho Suíço”.

Ao iniciarmos o debate com o Campeonato Carioca, começamos por falar do jogo Vasco 3x1 Duque de Caxias. Para Stefano (do blog Futbolandia) o time da Colina sofre da dependência do meia Carlos Alberto. Para Leonardo (do blog Fut-F1), o Vasco fez uma partida razoável e o gol do Duque, se deu graças a uma falha da defesa.

A segunda partida pautada foi Volta Redonda 0x1 Flamengo. Para Danilo (do blog Pitacos do Bodaum), Cuca vem resgatando jogadores que andavam esquecidos. Foi o caso do atacante Josiel, que entrou no decorrer da partida e fez o gol da vitória. Muito se espera do meio-campo rubro-negro quando Zé Roberto estiver em condições de jogo. Eu particularmente tenho minhas dúvidas quanto ao sucesso imediato do jogador na Gávea.

Na seqüência, falamos de Fluminense 3x0 Resende. Para Júnior (do blog Gremista Fanático), o Tricolor deve se acertar aos poucos. Como os amigos citaram o Americano como possível surpresa entre os semifinalistas, acredita-se que o Flu possa se classificar apenas na Taça Rio, pois no momento está em 4º no grupo A com quatro pontos.

Finalizando, falamos de Mesquita 0x2 Botafogo. Para Stefano, o Botafogo, assim como o Fluminense, é uma equipe que vai demorar um pouco para embalar e começar a jogar bonito. Alguns levam fé no trabalho do técnico Ney Franco, assim como eu, já outros não possuem tanta certeza.

No decorrer do debate sobre o Campeonato Carioca as equipes grandes foram avaliadas pelos blogueiros, que chegaram à conclusão que os quatro ainda devem evoluir, pois não apresentam aquele futebol que podem apresentar. O Flamengo ainda permanece como favorito ao título.

O próximo campeonato debatido foi o paulista. E começamos pelo líder que venceu mais uma. Ponte Preta 2x3 Palmeiras. O atacante Lenny fes os três gols da vitória. Para Rafael Sobieski (do blog Maníacos do Futebol) o Verdão ainda não foi devidamente avaliado, pois até agora só enfrentou equipes fracas. E essa afirmação do jovem blogueiro contou com o consenso de Stefano. Já eu, acredito que o Palmeiras vem mostrando mais do que se podia esperar. Acho até que não será surpresa o alviverde terminar a primeira fase na frente do Corinthians, que era apontado por mim como o favorito ao lado do São Paulo.

A segunda partida do Paulistão a ser comentada foi talvez, a maior surpresa do fim de semana: São Paulo 0x2 Santo André. Para o tricolor Sobieski, a equipe do Morumbi só começa a atuar bem nas partidas a partir dos 15 minutos iniciais. Para ele, o Santo André – que esse ano disputará a série A do Brasileirão – entrou ligado e levou vantagem em pegar a defesa são-paulina relaxada.

O Timão teve o seu jogo comentado na seqüência. Corinthians 4x1 Oeste. Mais uma vez Rafael Sobieski tomou a palavra. Para ele, o adversário do Timão neste jogo está apenas em visita à elite do futebol paulista. Quando eu perguntei sobre um possível destaque da equipe, não houve um consenso em torno de um jogador, mas Junior mencionou Otacílio Neto que possui depositada esperança por parte de alguns acompanhantes do futebol.

Para concluirmos o campeonato paulista, falamos de Ituano 2x0 Santos. Para Stefano, o Peixe será apenas um mero figurante. Para o gremista Júnior, o Santos poderá alcançar um bom rendimento quando Lúcio Flavio e Madson se acertarem na equipe. Para finalizar sobre o alvinegro praiano, Stefano lembrou que o clube era apontado como exemplo de boa gestão, porém, agora está indo de trapalhada em trapalhada no caminho do esquecimento.

Eu e Sobieski fizemos nossas previsões sobre os quatro que devem passar para a segunda fase. Para mim, se classificam São Paulo, Palmeiras e Corinthians e uma vaga fica em aberto. Já para o blogueiro do Maníacos, Corinthians, Palmeiras, Santo André e Barueri formam as semi-finais.

E com duas goleadas da dupla Gre-Nal, o debate aconteceu a todo vapor quando o Campeonato Gaúcho entrou em pauta. O primeiro jogo a ser discutido foi Novo Hamburgo 1x5 Grêmio. O gremista Júnior destacou o meia Sousa em sua equipe. Para ele, o jogador vem atuando bem pelo Imortal. Eu ainda acrescentei que o tricolor gaucho pode ir longe no comando de Celso Roth, mas fui ponderado pelos amigos quanto ao treinador, cujo qual, não é nenhuma unanimidade.

E quando o assunto foi Internacional 4x0 Sapucaiense, o jogador Alex foi mencionado. Neste domingo foi publicada uma possível aquisição do jogador por um grupo de investidores. Fato que foi comemorado no debate pelo gremista fanático presente, que alegou que o jogador se transforma nos clássicos contra seu time.

Na tabela do gauchão, o Colorado lidera o grupo A com dez pontos e o Grêmio lidera o grupo B com sete. E Rafael Sobieski levantou a possibilidade do Brasil de Pelotas conseguir algo no campeonato, mas que logo foi descartada por mim e pelo gremista Júnior.

O quarto campeonato discutido foi o Mineiro. O grande favorito para o título teve seu jogo comentado primeiro. Cruzeiro 5x0 Social. Para Júnior, a Raposa vem atropelando os adversários. Já Stefano foi ainda mais longe ao dizer que este é o campeonato que já tem decretado o vencedor.

Passando para o jogo Tupi 2x2 Atlético-MG, houve uma concordância que o time do Galo deste ano é melhor que o time do ano anterior, mas para Rafael Igor do blog (Passes de Letra) isso não representa algo extraordinário. Para ele, o Atlético pode ter um ano sem grandes conquistas como foi em 2008.

E Rafael Igor encerrou a pauta do Campeonato Mineiro fazendo a seguinte leitura sobre a formula de disputa da compeição: “o mineiro voltou a ser um campeonato fraco em 2009. O nível dos times parece mais baixo, e a fórmula de disputa não privilegia os melhores. Passam 8 de 12 para a próxima fase. O cruzeiro está com um time montado e promete para essa temporada. O Galo não acertou ainda, mas não vai sair tão mal quanto no ano passado.”

Danilo Damasceno completou dizendo que esta, é a pior formula de disputa do país.

Terminado o debate acerca dos Estaduais, a pauta da vez foi a convocação de Amauri para a seleção brasileira. Dei o pontapé no assunto dizendo sobre a não-liberação por parte da Juventus. Eu acredito que a equipe de Turing se interesse pela naturalização do jogador para que se abra mais uma vaga de jogador estrangeiro na equipe. E claro, como não podia deixar de ser, mais uma vez Dunga e a insatisfação da galera com o seu trabalho foi posto na mesa. Rafael Igor disse preferir Muricy Ramalho no comando da seleção para a Copa. O nome de Luxemburgo também foi lembrado.


(Clique na foto e visite o Futeblog)


E por fim, finalizamos o debate com o post da semana “Ferrolho Suíço" do blog Futeblog de Carlos Sena. Neste texto, há o resgate do esquema tático da seleção da Suíça, que por sinal é um esquema bem corajoso. Rafael Igor ponderou que a ocupação dos espaços é mais homogênea no WM do que no Ferrolho, principalmente no meio-de-campo, que é cada vez mais importante no futebol. Danilo então, contrapôs que no Ferrolho também há essa ocupação, mas que não é tão explicita no esquema, pois todos marcam e todos defendem.

*Para saber como cadastrar seu blog nas disputas do post e blog de semana, clique aqui. (Post no blog Pitacos do Bodaum)

E assim se encerrou a 2ª edição da Mesa Redonda Virtual do Chat Blogs Futebol Clube. Se você tem um blog sobre futebol e ainda não faz parte do chat, adicione no seu MSN group38099@groupsim.com e participe!

E obrigado a todos os participantes.

[Fotos: Globoesporte e Terra]

10 comentários:

Danilo Damasceno disse...

Parabens pelo texto, eu ainda não consegui fazer o meu, risos, o debate foi excelente, muitas coisas discutidas com inteligencia por parte de todos. Quem aindanão faz parte, que não demore, poque não sabe o que esta perdendo.Abraço

Impasse Livre disse...

AINDA NÃO ENTREI NESSE CHAT, MAS BREVE ESTAREI COM VCS, SÓ DEVERIAM FALAR SOBRE O APITO AMIGO URUBU, NÃO É CARO RUBRO-NEGRO|? ABS...RS...TEM POLÊMICA LÁ NO BLOG CHEGA LÁ E PARTICIPA NO POST DO CHARLES

Anônimo disse...

é isso ai Wilson foi muito bom o chat, e o texto com o resumo esta otimo, cara mas não precisava me denunciar dizendo que eu quero que o Alex vá embora pra ele não jogar o grenal, hahahahahahahaha. Abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Anônimo disse...

Resumo perfeito! ja que nao participei do debate sobre o Amauri devido ao fuso horario, gostaria acrescentar que nao seria nada malicioso pensar que a Juventus nao topou a convocaçao de Dunga para dar ao Lippi mais uma chanche de chama-lo.
Falando em Estaduais menos badalados,estou acompanhando o Catarinense, galera fiquem de olho no garoto Lima do Criciuma!
Abraço

Anônimo disse...

eu já adicionei mas nunca o vejo online :/


beijos

Anônimo disse...

engraçado é que as vezes eu vejo online, mas dai as vezes o Junior fala para mim que vocês estão no chat, mas para mim é como se nao estivessem.

•daianeb._@hotmail.com
•grêmiodecoracao._@hotmail.com

infelizmente sao todos com o 'ponto' antes do traço :/


beijos!

Anônimo disse...

fala WH, gostei muito da postagem pena que não pude participar por problemas tecnicos,mas confirmo presença domingo que vem, e agradeço pela referencia ao Ferrolho Suiço e ao Futeblog.
um abraço

Anônimo disse...

Acho inprovavel outra goleada ainda mais que acho que o Grêmio vai de time misto, mas vencendo já esta de bom tamanho valew. abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Rafael Igor disse...

Essa mesa redonda tá bombando!

Rafael Igor
www.passesdeletra.blogspot.com

Filipe Frossard Papini disse...

Pena que não pude participar. Mas comentei com o Wilson Hebert o possível motivo da minha ausência. De fato quero estar presente na próxima. Mas novamente não posso dar como certa a minha presença.

Parabéns pela organização

http://brasilyonnais.blogspot.com