health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Pra que ter estádio?


Não, esse texto não é nenhuma continuação do post sobre os estádios brasileiros para Copa. Na verdade, quero falar sobre o próximo Gre-Nal que se realizará neste domingo na cidade de Erechim. Procurei um entendimento plausível para o fato e não encontrei. Fala-se que o objetivo seja dar neutralidade ao grande confronto do futebol gaúcho, que também é um dos mais importantes do país.

Há um lado bom nisso tudo. E economia desta pequena cidade, que conta com pouco mais de 90 mil habitantes, está tendo uma movimentação poucas vezes vista em sua história. Muitos turistas da capital Porto Alegre e de outras cidades, devem visitar Erechim, que se localiza ao Norte do Estado, para participarem do clássico que acontece pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho no estádio Colosso da Lagoa que está todo remodelado e recebendo nova pintura para o jogo histórico.

Mas se sempre tivemos o Gre-Nal num dos estádios das equipes envolvidas (Beira-Rio e Olímpico), porque fazer essa mudança “radical”? Dessa forma, acredito que um dos ingredientes do clássico fique em falta. A presença das torcidas nesses estádios pertencentes as maiores equipes do Rio Grande do Sul é algo que conta muito para a valorização da partida. No máximo, 22 mil torcedores assistirão ao jogo (é esperada lotação máxima). No Olímpico, já que o Grêmio é o mandante, poderíamos projetar um público maior, e além do mais, um arrecadamento maior de renda ao Imortal. Enfim, há um prejuízo sendo acarretado ao clube que deveria ser o dono da casa.

E antes que alguém traga o exemplo do Rio de Janeiro, onde já houve o caso de se tirar o jogo Botafogo x Flamengo do Engenhão para levar ao Maracanã, é preciso entender que este clássico carioca sempre ocorreu no Mário Filho e nunca no Estádio Olímpico João Havelange. A polícia já deu seu parecer que no bairro onde se localiza a casa botafoguense, não há como oferecer a mesma segurança como no estádio mais tradicional da cidade. Portanto, trata-se de um caso diferente, sem contar que mandando tal clássico no Maraca, o Bota arrecada bem mais.

Ou seja, os fatores que levaram a Federação Gaúcha a transferirem este clássico para interior, não se casaram ao meu entendimento. O jogo tem tudo para ser importante, disputado e emocionante, mas desde já, está descaracterizado.

9 comentários:

Vinícius Barros disse...

"A polícia já deu seu parecer que no bairro onde se localiza a casa botafoguense, não há como oferecer a mesma segurança como no estádio mais tradicional da cidade." É? E quando o Maraca for interditado? Vão jogar em Bagdá que é bem mais seguro!

"...sem contar que mandando tal clássico no Maraca, o Bota arrecada bem mais."

MENTIRA! isso não tem fundamento algum! o Botafogo tem um PREJUÍZO gigantesco com qualquer partida no Maraca devido ao alto custo. Se no Engenhão der 5 mil e no Maraca der 20, no Engenhão leva mais em conta!

Falou uma GRANDE besteira! Se quiser eu te passo a fonte do que eu disse. E o que você disse? Saiu de onde? Da sua imaginação?

Abs!

Vinícius Barros disse...

A empresa (Máfia) que administra as placas de publicidade do Maracanã é do filho do Kleber Leite!
Imaginem o prejuízo se tirarem todos os jogos do Botafogo do Maracanã!
O nome da empresa é KLEFFER.
Mas, é fácil resolver:
Basta dar $$$ pra alguém vetar os jogos, e pronto...
http://www.klefer.com.br/index.php?meio=publimetas

teria da conspiração? chame do que quiser... não há uma linha que fale alguma mentira!

Abraços!

Leandrus disse...

Eu também não entendi muito bem a decisão de mandarem os jogos para lá. Colocar o jogo fora dos estádios de um dos dois times tira grande parte da magia do clássico.

Mas eu acho que aumentaram o preço dos ingressos, não? Tinha ouvido falar que isso ia acontecer, e se isso realmente acontecer, o prejuizo não será tão grande para os cartolas (mas para os torcedores, santo padim...)

Parabéns pelo blog! Ateh!

Anônimo disse...

o Motivo pra se fazer o classico em Erechim é o seguinte: como tera apenas um classico na primeira fase do gauchão acharam melhor fazer em campo neutro pra se dar equilibrio ao campeonato. E a arrecadação pertence a FGF de futebol e não ao Grêmio.
A meu ver o Grêmio saiu prejudicado sim, mas não por jogar em Erechim, e sim porque dos 15 jogos que tera nos grupos do gauchão jogara apenas 6 no Olimpico emquanto o Inter fará 8 no Beira Rio e mais 1 em campo neutro que é o Grenal, uma grande desvantagem em dinheiro, logistica e tecnica. Isso sim eu não entendi.
Saudações do Gremista Fanático

Vinícius Barros disse...

- Da forma como foi decidido, além de privar o Botafogo de jogar no seu estádio da mesma maneira que todas as outras equipes jogam em suas praças de desportos, acaba sendo também um benefício ao rival, porque é nitidamente uma inversão de mando de campo – afirmou ao site Justiça Desportiva o advogado do Botafogo Aníbal Rouxinol, antes mesmo de a Liquigás entrar na história.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL844817-9827,00-PATROCINADOR+DO+BOTA+TENTA+LIMINAR+PARA+QUE+CLASSICO+SEJA+REALIZADO+NO+ENGE.html

"Desde antes da partida contra o Fluminense, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro já tentou fazer a mesma manobra para favorecer o Fluminense, que luta contra o rebaixamento. Nessa ocasião, o Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, esteve presente na partida, também um clássico estadual, e garantiu que o estádio possui a segurança adequada para qualquer evento subseqüente.

"A mudança do local acarretará graves problemas operacionais para o clássico. Em primeiro lugar, o Botafogo não aceita, não quer e nem vai trabalhar com a empresa de ingressos do Maracanã, a BWA. O Botafogo tem um contrato com o Ticketmaster, e se quebrado em algum jogo ocasiona uma multa. Além disso, o clube também não tem controle sobre o quadro móvel do estádio, como faz no João Havelange.

"Fora isso, ainda há toda a questão financeira por trás. No João Havelange, o clube possui direitos de publicidade, venda de camarotes, contratos de vendas para o setor Visa do estádio e recebe pela concessão de prestação de serviços. Os nossos camarotes são comercializados no início do campeonato e incluí em seu preço o clássico contra o Flamengo. Sem esse jogo, o consumidor será prejudicado em seu direito.


"O Botafogo ainda sai lesado na exposição de sua marca, já que o seu estádio é um patrimônio que pode ser explorado e, para isso, precisa de visibilidade. Sem a partida contra o Flamengo, esta diminuirá. "


http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL840703-9827,00-EM+NOTA+OFICIAL+BEBETO+PEDE+EXPLICACOES+A+CBF+POR+MUDANCA+NO+JOGO+CONTRA+O+.html

Rafael Igor disse...

Wilson,

Indicamos o seu blog para o selo "Olha que Blog Maneiro". Confira as regras lá no Passes de Letra (http://passesdeletra.blogspot.com/2009/02/selo-olha-que-blog-maneiro.html)

Abraço,

Rafael Igor
www.passesdeletra.blogspot.com

Anônimo disse...

O Vinícius Barros trouxe diversas notícias da imprensa q gosta de colocar lenha na fogueira. A grande verdade é que o Engenhão não tem estrutura de segurança para comportar um clássico contra o Fla. Não sei se ele frequenta estádios. Então ao invés de trazer notícias da imprensa, vou falar de algo prático.

No jogo contra o flu no Engenhão, um amigo tricolor foi. Disse que teve q correr dos botafoguenses, q tiveram que ficar parados em um lugar com a escolta da polícia, q só minutos antes do jogo puderam caminhar em direção à entrada. Tanta violência e medo, motivou o quebra-quebra nas arquibancadas do Engenhão. Isso pq foi um jogo com o flu. Agora imagine um jogo contra o Fla.

Botafoguense gosta de chorar por tudo. Sempre jogaram no Maraca, aí somente neste ano foram "covardemente prejudicados" por jogarem num estádio onde jogaram a vida inteira.

Abços

Anônimo disse...

Ganhei um selo da Camila Passos e o direito de indicar mais 10 blogs. Indiquei o seu, depois dá uma passadinha lá no blog.
Abção

Saulo disse...

Até que eu acho legal mandar um clássico para o interior, mas é claro que precisa ser em um estádio que tem condições para comportar um clássico desse.
Isso dá mais oportunidade para as pessoas que moram no interior de ver o seu time do coração.