Quais as regras básicas e universais em um filme de terror? Posso citar algumas, como não ir a lugares estranhos e desertos (principalmente em matas densas), não ficar sozinho, não transar (droga!), não sair de férias com um grupo de amigos loucos e mulheres maravilhosas loucas por sexo (droga de novo!), não fumar maconha (essa eu dispenso mesmo), não estar no escuro e por ai vai... Essa é a fórmula base da cine-série Sexta-Feira 13, que retorna em grande estilo numa mistura de remake dos primeiros dois filmes originais, mas que ao mesmo tempo é uma reinvenção da mitologia do maior assassino serial das telonas.
Apesar dos elementos clichês, como sons repentinos e altos, ou momentos em que você diz “Isso ai vai dar merda”, é impossível não se assustar. As duas introduções estão ai para provar isso, uma durante os créditos e a outra logo depois.



Enquanto os valentões em autofirmação querem confrontar o predador em seu habitat, Clay quer evitar embate e sair de lá o mais rápido possível. Ponto pra ele, afinal seria lógico cair no tapa com um cara de dois metros e quase cem quilos com corpos pendurados nos ombros? Ai que Padalecki difere de seu personagem em Supernatural, mesmo que ainda faça as mesmas expressões que o cultuado Sam Winchester. Entendam bem, ele não é um ator limitado, mas foi comedido no que diz respeito a atuação em um filme de horror.
A trilha sonora de Steve Jablonsky, discípulo de Hans Zimmer, e os ângulos de câmera de Marcus Nispel (responsável pelo remake de O Massacre da Serra Elétrica) corroboram para uma maior tensão na história. Aquele zoom fechado com certa profundidade de campo traz uma boa dose de claustrofobia, e a iluminação entre os galhos na floresta ou a lâmpada que se move em vai-e-vem remete o que está por vir. Tudo muito óbvio, certamente. Mas não nos esqueçamos que no fim das contas o que é interessante não é exatamente o que vai acontecer, mas sim como as coisas irão proceder.

Classificação: Mandou ver!
2 comentários:
Posha alta nostalgia agora relembrando quando eu era pequeno e assistia aos filmes sexta feira 13, morria de medo, hahahahaha, boa pedida pra quem gosta de filme de terror, esse e um legitimo mandou ver. abraço.
Saudações do Gremista Fanático
Tô louca para ver esse filme *--* talvez vá nesse fim de semana x)
beijão
Postar um comentário