health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Parabéns, Coritiba!


Nesse post, iremos reproduzir um texto homenageando os 100 anos de existência do campeoníssimo brasileiro de 1985, Coritiba Foot Ball Club.

Post retirado da coluna de Sebástian Tabajara para o site Coxanautas. Confira que vale a pena.

=/=/=/=/=/=/=

Jogando em pequenos campos pelo Paraná, pelo Brasil e pelo mundo, que acompanhamos à distância nosso amado Coritiba, como se nossos pais, filhos, esposas, maridos, namorados (as) e amores estivessem em viagem. Mas em cada jogo em casa, nos preparamos, vestimos nossa melhor roupa, nosso manto sagrado alviverde, como se estivéssemos nos embelezando para reencontrar nossos entes queridos.

E lá, em nossa casa, no lindo e monumental Couto Pereira, vibramos como nunca, a cada passe certo, a cada arrancada, a cada chute, a cada lance perigoso e explodimos em alegria nos gols de nosso querido e amado, sempre e grande Coritiba! De norte a sul está brilhando Coxa-Branca!


Falar do Coritiba não é fácil! Destes 100 anos, convivi apenas 25 nas dependências desta maravilhosa casa no Alto da Glória. Desde 1985, quando meu pai colorado trouxe-me de Santa Catarina para ver seu Internacional empatar em 0x0 com o Coritiba, mal sabia ele que estaria tornando seu filho barriga-verde, num legítimo Coxa-Branca. O namoro foi intenso, pois a torcida estava maravilhosa naquela tarde de domingo ensolarado. E o namoro foi correspondido prontamente, com o título Brasileiro. Contra tudo e contra todos, deu Cori, Cori, Cori... Coritiba!

Coritiba, Coritiba! Quantas alegrias! Na minha adolescência, vi seu timaço de 1988 e 1989 com tantos craques, Tostão, Chicão, Carlos Alberto, Oswaldo, Kazu... Invadi o seu gramado na final do Paranaense de 1989. Sofri contigo seus seis anos de ostracismo na segunda divisão, quando alguém vaticinou que acabaria com o Coritiba!

Mas o Coritiba é imenso, muito maior do que o arrogante supunha. E eu estava lá quando subimos, com Alex e Pachequinho vencendo o Atético por 3x0! Vi aquela goleada no Atletiba por 5x1. Chorei quando ganhamos o Festival Brasileiro de 1997 contra o Botafogo nos pênaltis, em tarde de Basílio. Segurei no colo meu filho de 6 anos durante os 95 minutos de jogo no Pinheirão, quando Cléber e Darci nos deram o empate em 2x2 contra o Paraná Clube e o título de 1999, após dez anos.

Também me entristeci quando perdemos o Atletiba no Couto por 4x1 e nem sequer te vi vencendo o Atletiba na Arena por 2x1, com lindo gol de chapéu de Leonardo. Mas viajei pelo Brasil para te ver em Paranaguá, Joinville, Florianópolis, Porto Alegre e onde pude ir. E te vi Campeão Invicto em 2003 com Fernando, Roberto Brum, Adriano, Tcheco e Marcel, Bicampeão na Arena em 2004 com Tuta, Luís Mário e Aristizábal, sorri e chorei nas finais do Brasileirão 1998 com Régis, Baresi, Célio Lúcio, Rubens Jr, Struway, João Santos, Macedo, Cléber, Sinval e Sandoval, na final da Copa Sul-Minas 2001, na semifinal da Copa dos Campeões 2001, na Libertadores e Sulamericana 2004.

Vi o sonho do quase em três semifinais da Copa do Brasil em 1991, 2001 e 2009, a mais dolorosa de todas, com Marcos Aurélio, Ariel e o craque Marcelinho Paraíba no ano do Centenário!

Mas também vi você Campeão com Henrique, Keirrison e Henrique Dias no último minuto em 2007, 5 meses depois campeão de novo na Arena em 2008, com Carlinhos Paraíba, K9 e o iluminado Henrique Dias! Ó glorioso, como é bom te ver, Campeão de novo!

Enfim, presente ou distante, nestes 25 anos dos 36 de minha vida estive contigo, Coritiba, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença! E com você, não é paixão, é amor! Por isso, Coritiba, eu confesso: Coxa, eu te amo! E assim será eternamente.

=/=/=/=/=/=

Por Sebastian Tabajara, colunista do site Coxanautas.

O “Futebol, música, etc” parabeniza o Coritiba Foot Ball Club pelos seus 100 anos bem vividos e contempla seus torcedores, por fazer belas festas, como o Green Hell, em sua casa, o estádio Major Antonio Couto Pereira. Enfim. Que o Cori ainda tenha muitos anos de vida e muitas conquistas. A nação coxa branca merece!

6 comentários:

Blog do Vascão disse...

Parabéns ao Coritiba pelo seu centenário, que venham futuras glórias no cenário nacional e internacional.
Abraço
Jeferson

Michel Farias disse...

Parabéns ao Coxa, um time de tradição que sempre estará no quadro nacional de times grandes..
parabéns torcida, parabéns jogadores, parabéns Coritiba!!!!


Abraço Hebert!!


http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

Claudio Henrique disse...

Parabéns Coxa, que suas glórias se multipliquem nos próximos 100 anos.


Abraços

Fernando Gonzaga disse...

o Coxa está de parabéns pelo seu centenário....uma grande equipe do futebol brasileiro e do sul do país...

abraço!!

Saulo disse...

Parabéns, Coxa!!! Um dos maiores clubes do Brasil.

Gremista Fanático disse...

Ainda bem que esse torcedor esta salvo, largou o Inter e veio torcer para o Coxa, hsuahsuahsuahsuahsua,
brincadeiras a parte, parabenizo o Coritiba e sua grande torcida pelo seu centenario, valeu, abraços.