health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Pseudo- rivalidade?


Por Leandro Gaignoux

Há 510 anos, brasileiros e portugueses vêem cada vez mais os dois povos estreitando os laços em diversos setores da sociedade e como todos sabem, tudo começou quando em 1500, Pedro Álvares Cabral ancorou com suas naus na Bahia. A partir daí a convivência só se intensificou. Atualmente cerca de 230.000 brasileiros vivem em Portugal, em outra via temos 650.00 portugueses morando no Brasil, onde 90% se concentram no Rio de Janeiro e São Paulo, sendo que estes números chegaram a 2,5 milhões na década de 50. Mas e esta rivalidade, realmente existe ou é apenas uma “birra” comum de dois países que tem fortes laços históricos?

O jornalista Laurentino Gomes relata em seu livro, 1822, o processo de independência do Brasil, mostrando que a ex-metrópole e sua ex-colônia não viviam num mar de rosas como algumas pessoas podem imaginar. Hoje em dia é comum ver brazucas fazerem piadas tirando sarro com os lusitanos, dizendo que os mesmos são burros, fazem sátiras nos programas humorísticos e afirmam que estes só trouxeram a parte ruim da Europa para o Brasil. Do outro lado, portugueses se defendem afirmando que seus ex-colonizados invadiram Portugal para roubar empregos e viver na marginalidade, já que alguns estão ilegais no país.

O engraçado desta rivalidade é que famílias brasileiras com descendência lusitana são o que mais se encontra em terras tupiniquins, é só reparar nos sobrenomes como Gonçalves, Ferreira, Guimarães. Exemplos desta “amizade” também não faltam: O Clube de Regatas Vasco Da Gama, fundado por portugueses em alusão ao navegador, e a Portuguesa de Desportos em São Paulo, além da constante troca de técnicos e jogadores, duelos no futebol entre ambos, isto tudo podemos considerar como um símbolo desta relação. No campo da teledramaturgia o intercâmbio vem sendo bem comum, tanto de atores como o de obras.

“O povo português vê isso como uma situação vantajosa, foi em Portugal que surgiu a primeira novela brasileira Gabriela Cravo e Canela e nós aprendemos muito com isso”, opinou Manuel Gomes, português, técnico de computadores.

Em meados de novembro jornais brasileiros e portugueses vincularam a noticia sobre a morte de um brasileiro em Caldas da Rainha, cidade ao norte de Lisboa, supostamente motiva por xenofobia. Edgar Fonseca Pimenta, professor de história, comentou a convivência luso-brasileira e a situação de brasileiros que vivem em Portugal:

“Apesar dos portugueses serem muito acolhedores, não é fácil morar no exterior, as condições de vida e de trabalho são muito duras. Ainda não há manifestações claras de hostilidades em Portugal, mas a questão é saber até quando e quanto à presença de brasileiros começará a incomodar a sociedade lusitana”. Porém Edgar também cita o lado positivo desta relação: “Os brasileiros se misturam facilmente aos portugueses, graças, sobretudo, à semelhança cultural e a difusão de hábitos. Já há muito realizadas pelas telenovelas brasileiras”.

No âmbito diplomático as duas autoridades procuram aumentar os relacionamentos em diversos setores da sociedade, já somam vinte bilhões de Euros e cerca de 600 empresas lusas injetando capital no mercado brasileiro. Estes números representam um crescimento de 206% na economia e conseqüentemente a criação de aproximadamente 110 mil vagas de emprego. Outra importante decisão tomada foi o acordo entre o presidente Lula e o primeiro ministro português, José Sócrates, garantindo a legalização dos brasileiros que vivem por lá, juntamente com a renegociação de dívidas.

De fato as duas nações são consideradas irmãs, cada uma com seu modo de pensar e agir, mas também com muitas semelhanças e particularidades. O que pode se tornar um fator positivo ou negativo, isto vai variar com a mentalidade e conceito de cada um, definindo como amizade ou rivalidade.



Leandro Gaignoux - correspondente internacional

Nenhum comentário: