health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

VIPs, a história do maior vigarista brasileiro


Por: Victor Mariano

Essa é a nossa versão brasileira de ''Prenda-me Se for capaz". Escrito por Thiago Dottori, o longa conta a história de Marcelo Nascimento da Rocha, um paranaense que ficou famoso por aplicar vários golpes de estelionato no Brasil. Estrelado por Wagner Moura no papel de Marcelo, VIPs narra boa parte de suas histórias e golpes aplicados.

Desde jovem, Marcelo sonhava em viajar o mundo como aviador igual ao seu pai. Frustrado por não ter apoio da mãe, e após fugir de casa, Marcelo se inspira em correr atrás do seu sonho.
Logo não demorou muito e se fez passar por ''Dumont'' em um pequeno aeroclube aonde aprendeu a dar os primeiros passos em seu sonho: aprender a voar. Até o dia em que teve a oportunidade de pilotar um avião em pousos clandestinos da fronteira Brasil/Paraguai, transportando drogas para figurões traficantes. Nesse momento adotou a personalidade de ''Carrera" inspirado no carro da Porsche.



Com uma direção de estreia de Toniko Melo, o filme é voltado para a presença do ator Wagner Moura e o seu dom raro de interpretar vários tipos de expressão, o ator inclusive parece confortado com a trama se adequando a cada cena de maneira genial. Dando vida a um personagem muito importante, Wagner Moura consegue não só apenas conduzir o filme, como também se tornar o melhor de sua geração.

VIPs é aquele filme com um clímax genial, empolgante, com um roteiro bacana e que faz o cinema brasileiro se destacar cada vez mais. Uma trama onde se tem momentos empolgantes do começo ao fim, que chamam a atenção do telespectador, mesmo com um final um pouco parado.

O diretor parece acertar também em outros aspectos. A trilha sonora do filme se encaixa muito bem ao estilo do protagonista. A cada grito de euforia de Marcelo, até cada sorriso ao cantar as canções da antiga Legião Urbana.



Não podemos deixar de ressaltar o ponto máximo dos atos causados por Marcelo, onde ele se passou por Henrique Constantino, "O filho do dono da Aviação Gol", por quatro dias no carnaval pernambucano, convivendo com famosos em farras e festas. Chegou a utilizar um jato com um ator famoso da Rede Globo.

E é justamente nesse ponto que eu queria tocar. O fato da interpretação do Wagner Moura, é o ponto de maior tristeza e conflitos entre si mesmo do personagem. Acredito que se um diretor ou diretora quiser fazer um filme nacional de grande sucesso, precisa ter o Wagner Moura no elenco. Além de ser um brilhante ator, e ser o maior dessa nova geração, ele conduz o filme tanto em marketing quanto em sua atuação.

VIPs não é apenas a cópia de ''Prenda-me se For Capaz''. É a segurança e o começo de uma era de bons atores brasileiros.

4 Estrelas de 5

Victor Mariano - Cinema

Nenhum comentário: