health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

McLaren deverá ter problemas no começo da temporada


Por Leandrus

Há pilotos e especialistas que dizem que os testes não conseguem mensurar o que acontecerá na temporada. Fernando Alonso, da Ferrari, é um dos que seguem essa crença. Inclusive, ao discorrer sobre o tema, o espanhol disse que a McLaren deve ir para a Austrália, onde o campeonato terá o seu início, mais forte do que demonstrou nos testes, brigando até mesmo por vagas no pódio.

Alonso está certo ao dizer que os testes não servem completamente como parâmetro para tudo que irá acontecer na temporada. Eles envolvem tantos fatores que, embora sirvam como base para previsões, não relata tudo o que irá acontecer nos próximos meses. Porém, talvez tenha ido longe demais ao falar da McLaren: a situação da equipe inglesa não é nada favorável.

Se há uma equipe que saiu enfraquecida dos testes, esta foi a McLaren. O novo carro se mostrou uma completa decepção, escancarando vários problemas de confiabilidade e impedindo o bólido de adquirir mais quilometragem - tanto que ele conseguiu andar menos do que as nanicas Lotus e Marussia. Lutando para impressionar, a equipe chegou a se ver no meio do bloco intermediário em algumas oportunidades. E para piorar, a escuderia não deu sinais de reação. Enquanto, por exemplo, a Mercedes pareceu ter conseguido evoluir nos últimos dias de experiências, a equipe de Woking parecia estar sempre no mesmo lugar.

Se fosse preciso apostar no desempenho dos ingleses na primeira corrida, seria até mesmo possível dizer que eles estão longe de Red Bull e Ferrari, aparentemente as mais bem preparadas do grid. Mesmo com seus problemas crônicos, a sorte de Hamilton e Button é que não dá para prever a participação das outras equipes medianas: a Lotus Renault ficou enfraquecida sem Kubica, e não dá para saber ao certo se Mercedes, Williams e Force India evoluíram ou regrediram em relação ao ano passado. Caso contrário, poderiam brigar por vagas apenas no meio do grid.

Hamilton, aliás, é quem mais tem motivos para se sentir preocupado. Piloto de um estilo agressivo, o inglês já terá muitos problemas com os novos pneus, como indica nas suas constantes reclamações - os compostos da Pirelli se desgastam com certa rapidez, o que não é bom para quem, como ele, não é acostumado a poupar pneus. Um carro abaixo das expectativas viria em péssima hora, até porque o campeão de 2008 não costuma se sobressair em bólidos nada ideais.

Button, pelo contrário, pode tirar um pouco mais de proveito da situação. Obviamente o piloto terá o mesmo carro ruim de Hamilton em mãos, mas, como é um piloto que sabe poupar pneus, poderá escolher algumas estratégias mais interessantes e que minimizem os problemas causados pelo carro que nasceu ruim. Caso os problemas da McLaren realmente se concretizem nas primeiras corridas, talvez o melhor a se fazer seja apostar as fichas no campeão de 2009 para evitar um início ruim de temporada.

Leandrus - Automobilismo

2 comentários:

André R.M. disse...

Vejo duas situações aqui:

1°- Alonso já correu na McLAren e conhece como ninguém a capacidade da equipe de corrigir problemas e de crescer...então, ele sabe o que fala, não subestimando a equipe

2°- Hamilton tem um estilo agressivo sim, muitos diziam que ele já tería problemas ano passado, porém o que se viu foi uma incrível capacidade de adaptação do inglês...e pilotos como Vettel e Massa sofreram mais que o inglÊs...não acredito que esse ano ele vá sofrer mais do que qualquer um...

Leandrus disse...

Olá André, grato pelos comentários. Vamos às considerações:

1- Conhecer a McLaren é um fator positivo. Porém, temos que lembrar do lado político de Alonso; ele pode estar querendo apenas blefar e entrar numa zona de conforto, sabendo das limitações da equipe no momento mas não querendo deixar isso claro para a imprensa. No final de contas, a verdade é que isso tudo vira um monte de apostas, mas acho que a equipe terá mesmo problemas no começo.

2- Se você fala da questão de se adaptar aos pneus,temos que lembrar que seus problemas em 2010 foram diferentes do que esperamos desse ano. Ano passado, eles eram mais resistentes, e quem tinha problema era quem tinha uma tocada mais suave. Agora, eles realmente terão compostos que se destacam mais rápidos, e aí acho que Hamilton terá problemas se juntar isso com um provável MP4-26 mal nascido. Poupar não é muito a dele.

Qualquer coisa, estamos aí para a discussão. Ateh!