health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Resenha do Fut. Europeu – Ofensas, elogios e uma prévia sobre os jogos da Euro 2012



Por Jorge Nunes Chagas

Torcedor Banido por ofensa a Roberto Carlos - Um dos episódios mais chatos desta semana foi o ato de preconceito com o lateral brasileiro Roberto Carlos (Ex-Corinthians) que atualmente joga no Anzhi. Em um jogo válido pela segunda rodada do campeonato Russo entre Zenit e Anzhi, um torcedor do Zenit mostra uma banana para o jogador (como está na foto acima) e, por isso, foi proibido de voltar a pisar no estádio da cidade, o Petrovskiy Stadium em São Petersburgo, Rússia. É Lamentável!


********


Brasileiros desequilibram na terra da rainha – Mais precisamente sobre os brasileiros do time do Chelsea. Já falei aqui, mas digo de novo e mais precisamente. Desde a sua chegada recente, David Luiz vêm mostrando o porquê que os Blues investiram R$ 57 milhões em sua contratação. O jovem zagueiro vem sendo eleito “o homem do jogo” por várias vezes e vem amadurecendo a cada jogo. O atleta bate muito bem na bola, sabe driblar e sair jogando, é extremamente técnico, ele que já fez 5 jogos, tomou 2 cartões amarelos e fez 2 gols, sendo um deles na última partida contra o Manchester City. A zaga da seleção brasileira está de fato muito bem servida com ele e Thiago Silva.




Quem também foi destaque é Ramires. O volante, que teve dificuldades de adaptação em solo inglês, vem crescendo com a camisa do Chelsea e foi protagonista de um golaço esta semana, driblando vários adversários como nos tempos de Cruzeiro e Benfica. Seu gol foi exaustivamente repetido em todos os telejornais esportivos mundo a fora.

Ambos os brasileiros deram números finais ao placar, que foi de 2 a 0 em cima do Manc. City, em casa no Estádio Stamford Bridge. Com isso, os blues começam a incomodar no campeonato inglês que está a cada rodada muito interessante. Manchester United continua líder com 63 pontos, seguido de Arsenal (2°) com 58 e Chelsea (3°) com 54. O Manchester City, pela derrota fica em 4° com 53 pontos, seguido de Tottenham (5°) com 49 e Liverpool (6°) com 45 pontos.



********


Preview das Eliminatórias da Eurocopa 2012



A volta dos que não foram – Rapaz... tenho muito pra falar sobre Euro, mas vou tentar resumir. Primeiro destacar a volta de Patrice Evra e Frank Ribery (na foto acima) para a seleção francesa, eles que lideraram o motim contra o técnico Raymond Domenech (aquele que se recusou a cumprimentar o Carlos Alberto Parreira, lembram?!) na última Copa do Mundo, que foi extremamente negativa para o time em todos os sentidos. Depois de suspensão, ambos voltam a defender os Bleus em “jogo da reconciliação” defendendo a liderança do Grupo D pela França contra a fraca seleção de Luxemburgo que é lanterna deste grupo.

********


Time em reconstrução – A Itália, líder com 10 pontos tem um de seus jogos mais difíceis, fora de casa, contra a Eslovênia (2°), que tem 7 pontos pelo Grupo C. A Azzurra aposta em nomes como Pazzini (Inter) e Cassano (Milan) que já jogaram juntos pela Sampdória, estão bem em seus clubes e devem começar jogando. Outro que está em boa fase é o jogador Rossi do Villarreal da Espanha, mas creio que o técnico Cesare Prandelli deve deixá-lo no banco. O meio de campo carece muito a falta de uma mente criativa, de um camisa 10, e em minha opinião, colocaria os três atacantes para jogar como uma alternativa a isso. Porém, vamos aguardar. Os jogadores Balotelli (Manc. City) e De Rossi (Roma) não foram chamados por questões de indisciplina, mas o brasileiro Thiago Motta treinou com a equipe e deve jogar. O técnico Prandelli admitiu que o futebol do país precisa se reconstruir e tem que começar desde as divisões de base, se concentrando nos jovens. Se a Itália sair com 1 ponto deste jogo nem tem do que reclamar.

********



Seleção contundida - No Grupo E, o confronto entre Hungria (2°) com 9 pontos e Holanda (1°) com 12, é um dos jogos mais importantes, pois a Hungria vem muito bem, mas creio que a finalista da última Copa do Mundo, a Holanda, cresça perante seu adversário. A laranja mecânica tem desfalques importantes como o capitão Van Bommel, Arjen Robben, o goleiro Stekelenburg e Huntelaar, artilheiro das eliminatórias com 8 gols (é isso mesmo, acredite!). Porém a equipe conta com um bom elenco e Afellay e Van Persie devem assumir posições no time. A Holanda tem 100% de aproveitamento, apesar de ter disputado três jogos.

********



A melhor do mundo contra... quem mesmo?! - Tem o encontro de Lider e vice-lider do Grupo I entre Espanha e República Tcheca. A seleção espanhola teve três jogos e três vitórias, tem 100% de aproveitamento e simplesmente é a melhor do mundo. Além de jogar em casa, deve passar sem mais problemas. Já a República Checa, costumo dizer que sem Pavel Nedved, que se aposentou do futebol, a seleção Tcheca nunca mais foi à mesma. O jogador espanhol Xavi Hernández (da foto acima) completará 100 jogos pela Fúria nesta sexta e terá uma camisa comemorativa (esta acima) e homenagens na partida.

********



Renovada e pronta pra outra - O líder do Grupo A, a sempre competitiva Alemanha do técnico Joachim Löw, que foi mantido devido a boa campanha na última Copa do Mundo, acumula 4 vitorias em 4 jogos, está com 12 pontos e tem o ataque mais positivo com 13 gols marcados. Os germânicos contam com a boa fase de Mesut Özil (Real Madrid), Thomas Mueller e Mario Gomez (Bayern de Munique) e integra jogadores do Borussia Dortmund e do Leverkusen para compor a equipe que pega o Cazaquistão (6°), que tem a campanha inversa, 4 derrotas em 4 jogos, não somando nenhum ponto e ficando em último na tabela do grupo A.


********




Polêmica, mas sempre tentando chegar lá - A Inglaterra, vice-colocada do Grupo G com 7 pontos, enfrenta o lanterna do grupo Pais de Gales que não conta com Gareth Bale, jogador mais importante de sua seleção que se encontra lesionado . O jogo será realizado neste sábado (26/03). A polêmica fica pela volta de John Terry como capitão da seleção inglesa, que havia perdido a faixa após o episódio constrangedor com sua ex-mulher e com o jogador Bridge. Mas, em contrapartida, a notícia boa é a convocação merecida de Jack Wilshere do Arsenal (na foto acima), um novo talento para o meio de campo inglês.

A seleção de Montenegro é líder do Grupo G com 10 pontos, vive um bom momento e é uma boa seleção, tanto que está com 3 pontos a frente da Inglaterra. O time inglês precisa muito da vitória para se igualar ao rival.


********


Segue abaixo os principais jogos desta sexta-feira (25/03) pela quinta rodada da Euro 2012:


Eslovênia x Itália –às 16h45 pelo Grupo C em Maribor (ESL)
Luxemburgo x França –às 17h pelo Grupo D em Luxemburgo (LUX)
Hungria x Holanda –às 16h pelo Grupo E em Budapeste (HUN)
Espanha x República Checa – às 18h pelo Grupo I em Granada (ESP)


Os principais jogos deste sábado (26/03):


Alemanha x Cazaquistão – às 16h pelo Grupo A em Kaiserslautern (ALE)
Malta x Grécia – às 16h30 pelo Grupo F em Qali (MLT)
País de Gales x Inglaterra – ao meio-dia (12h) pelo Grupo G em Cardiff (GAL)



Jorge Nunes Chagas – Assuntos Gerais

Um comentário:

Wilson Oliveira disse...

Muito boa a estréia do Resenhas do Futebol Europeu.

Parabéns, Jorge!