health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Resenhas do Fut. Argentino – River Plate ainda perto do rebaixamento; e muito mais

Por Wilson Hebert

A partir desta semana, o Futebol & Variedades vem através do Resenhas do Futebol organizar suas editorias de futebol, trazendo informação e opinião divididos em três edições semanais, correspondendo em ‘futebol argentino’ (toda terça), ‘futebol brasileiro’ (toda quinta) e ‘futebol europeu’ (toda sexta).

Como nesse ano de 2011 praticamente não publicamos postagens a respeito do futebol argentino, nesta primeira edição do “Resenhas do Fut. Argentino”, vamos fazer uma introdução aos nosso leitores de como anda o Torneio Clausura 2011, pendendo mais para as informações do que para as opiniões, que também serão bastante recorrentes ao longo deste quadro.

********



Perto do título e do rebaixamento – Tem certas coisas que só o futebol argentino proporciona e, curiosamente, o que acontece com o River Plate, ainda mais depois de empatar sua partida nesse último sábado contra o Arsenal de Sarandí por 1x1, é exatamente isso. Caso vencesse, a equipe chegaria aos 12 pontos, se igualando com o líder Olimpo, e se afastaria do Promedio (somatório de pontos das equipes nas últimas três temporadas divididos pelo número de jogos para definir quem cai), onde ocupa a preocupante 16ª sexta posição. Lembrando que o 17º e o 18º colocado disputam uma repescagem com o 3º e 4º da Primeira Nacional B (segunda divisão). O 19º e o 20º caem direto.

É claro que se o River continuar brigando pelo título do Clausura, naturalmente a equipe se afasta de qualquer perigo de rebaixamento. Não é momento para tantos alardes. Mas também não dá pra ficar tranqüilo estando apenas a uma posição da zona conhecida na Argentina como “Promoción”.

********

Crise no Boca; novo culpado: o patrocinador – O Boca vive situação complicadíssima demais na atual temporada do futebol argentino. O risco de rebaixamento – ainda – não é tão alarmante, mas o respeito que os adversários tinham pelos xeneizes já vai se perdendo. Até mesmo quando os jogos acontecem no Bombonera, todos querem ganhar, e ganhar bem. Ninguém mais pensa em se defender ou tentar sustentar a pressão.

E após mudanças na diretoria, comissão técnica e até mesmo no elenco, um novo culpado vem sendo apontado pelos torcedores. Depois da derrota por 2x0 para o Olimpo (que venceu o Boca pela primeira vez na história), um grupo de uma Torcida Organizada do Boca Juniors usou sua página no Facebook para protestar. Eles querem o cancelamento imediato do contrato com a LG. Motivo? As cores da empresa são as mesmas do eterno rival River Plate: vermelho e branco...

********

Queda do líder – O Racing, que estava na liderança do Clausura, enfrentou neste último domingo seu principal concorrente na classificação, o Estudiantes de Verón, vice-líder. Durante toda a partida, o zero insistia em permanecer no placar. Quando os primeiros-colocados se mostravam satisfeitos com o resultado, Rodrigo Lopez, na única chance do Estudiantes na partida, tocou por cima e fez o gol do jogo, já nos minutos finais do segundo tempo.

Mas mesmo com a derrota, o Racing segue tranqüilo, pois até então tem apresentado boa campanha, um futebol eficiente e um time com qualidade. Mas é claro que uma vitória na próxima partida, que será contra o All Boys, torna-se mais importante do que nunca, já que a equipe foi ultrapassada na tabela pelo Olimpo, que também tem 13 pontos, mas agora tem um gol a mais no saldo que o Racing, que está empatado também na classificação com o Estudiantes.

********

Mais do que violência; mau-caratismo total da polícia – O clássico entre Velez Sarsfield e San Lorenzo tinha tudo para ser marcante pelo futebol das duas equipes. Tinha... A polícia argentina, num ato de despreparo e até mau-caratismo, segundo matéria publicada no Diário Olé, permitiu atos jamais aceitáveis em se tratando de torcidas rivais. O primeiro deles foi não fazer escolta nenhuma no ônibus de uma Torcida Organizada do San Lorenzo e deixar que entrasse na “área” dos torcedores do Velez. Briga generalizada 1. E quando o jogo estava por começar, novamente a polícia agiu “fingindo que não vê” e permitiu que os torcedores do Velez invadissem a arquibancada dos torcedores do San Lorenzo para o revide. Briga generalizada 2.

Ainda segundo matéria do Diário Olé, essas ações policiais (ou omissões), foram calculadas e estratégicas como forma de protesto contra o governo argentino, que já anunciou querer unir a Polícia Federal com a Civil. Um torcedor morreu e, com o apoio dos laudos médicos, sua esposa entrará com uma ação na justiça contra a polícia, que se defende dizendo que a morte do torcedor foi de ‘causa natural’. CAUSA NATURAL?!?!?!?!

********

Aniversário de golaço – Há exatos 15 anos, o goleiro artilheiro Chilavert, jogando pelo Velez Sarsfield, cobrou uma falta de antes do meio campo, surpreendendo a todos, inclusive o goleiro Burgos, do River Plate, e fez um golaço num chute de mais de 60 metros de distância. Segundo o arqueiro goleador, duas coisas o ajudaram naquela cobrança: a mão de Deus, que desviou a trajetória da bola e o próprio Burgos, que na palavra do rival daquela partida, ‘olhava passarinhos’...

Este gol, foi um daqueles golaços aço aço aço... Realmente, histórico. O lance correu todo o mundo e Chilavert cravou de vez seu nome na história do futebol. Veja no vídeo abaixo:




Wilson Hebert – Assuntos gerais

Nenhum comentário: