health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

FV entrevista o blogueiro Pedro Spiacci sobre Leonardo, técnico da Inter


Por Wilson Hebert

Leonardo e futebol italiano, tudo a ver. Após fazer história no Milan como jogador e dirigente, onde também iniciou sua carreira como técnico, o brasileiro agora marca história na arquirrival, Internazionale. Está aí um exemplo de alguém que vem em franca evolução no cargo que ocupa e que por isso, merece toda a atenção.

Sem usar de soberba (já que após assumir sua atual missão, ligou para o técnico Mourinho pedindo conselhos), Leo conquistou o elenco da Inter e vem conquistando a torcida nerazzuri, além de estar conquistando também marcas históricas. Após a vitória sobre o Genoa por 5x2, neste domingo, Leonardo bateu o recorde de somatório de pontos numa pequena sequência de jogos. Capello, quando treinava a Juventus na época do Calciocaos, havia conquistado 32 pontos nas primeiras 13 rodadas do Cálcio 2004/2005. Leonardo, também com 13 jogos no comando, chegou aos 33 pontos, atingindo a média de 2,5 pontos por jogo.

Para falar melhor sobre o treinador brasileiro que vem arrancando elogios da imprensa e de profissionais da bola no País da Bota, o Futebol & Variedades entrevistou Pedro Spiacci, líder do torneio “Quem é este cara?”, realizado aqui no FV.

Além de bom competidor, Spiacci também administra o blog Simplicando Futebol e colabora para o blog e Quatro Tiempos (especializado em futebol espanhol) e para o site Quattro Tratti (especializado em futebol italiano), além de ter uma coluna tática no site Premier League Brasil (especializado em futebol inglês). Confira o bate-papo.

FV: Qual era a sua expectativa, quando a imprensa começava a noticiar que o Leonardo poderia ser o novo técnico da Inter?

Pedro Spiacci: Expectativa boa, pois a Inter ia muito mal com Benítez. O espanhol não tinha o apoio do vestiário e o Leo, nos tempos de Milan, contava com elenco ao seu lado. Além do que, nos rossoneri, o brasileiro levou um time, no máximo regular, ao segundo posto da tabela. Assim, imaginava que seria uma ótima a mudança para os nerazzurri.

FV: E pelo que o Leonardo já está fazendo na Inter, nesse começo de trabalho, você acha que ele está abaixo das suas expectativas, cumprindo justamente o que você esperava ou está acima das expectativas?

P. Spiacci: Está bem. Tem 33 pontos de 39 possíveis, média impressionante. O ataque voltou a produzir mais, diversificando um pouco os autores dos gols, antes praticamente sempre marcados por Eto'o. Mas é bom lembrar, que a defesa não vai bem, sofreu 17 gols em 13 partidas na Serie A, e só não sofreu nenhum gol em três jogos. Como esperado, ele ganhou o apoio dos atletas e fez algo fundamental: Não desprezou o trabalho de Mourinho. Ligou para o treinador português e trocou idéias sobre a equipe.

É bom ressaltar que a diretoria também ajudou Leo. O brasileiro recebeu contratações pontuais para o elenco. Pazzini, Kharja, Ranocchia (titular da Squadra Azzurra e ainda com imenso futuro pela frente) e Nagatomo. Isso também ajudou.



FV: Então você confirma que a Inter de Leonardo tem o ataque como ponto forte e a defesa como ponto fraco?

P. Spiacci: Exato, Leonardo arma a Inter no 4-3-1-2, mas a defesa realmente ainda é um problema. Porém, as lesões o atrapalharam. Quando ele chegou à Milão, Samuel já estava fora da temporada e demorou para conseguir jogar com Ranocchia e Lúcio - dupla titular na ausência do argentino. Com os dois compondo o miolo de zaga, a tendência é a melhora defensiva.

Com o ataque municiado por Sneijder, com Maicon bem na direita e uma dupla composta por Eto'o e Pazzini, fica difícil não acreditar que o time conseguirá fazer muitos gols. A decepção fica por conta de Milito, que perseguido por lesões na temporada, não consegue repetir o ótimo desempenho da triplice coroa.

FV: Você citou alguns pontos que podem ser consideradas cruciais nesse comando do Leonardo. Mas em sua opinião, qual foi a principal mudança que o treinador proporcionou no time após sua chegada?

P. Spiacci: A conquista do grupo. Todos sabem que é difícil montar uma equipe, sem que os jogadores o apóiem. E claro, falar com Mourinho, isso ajudou muito, mostrou humildade e nada melhor do que conversar com o cara que deu a tríplice coroa aos Nerazzurri.



FV: Você acredita que o fato dele ser brasileiro tenha auxiliado para uma melhora dos jogadores brasileiros no elenco? Se sim, cite pra gente qual(ais) jogador(es) brasileiro(s) você acha que está(ão) tirando mais proveito com a chegada do Leo?

P. Spiacci: Com a chegada de Benítez, todos os brasileiros da Inter tiveram lesões, ou estavam com problemas físicos. Júlio César jogou pouco sob o comando do espanhol, teve duas lesões. Maicon teve temporada desgastante e só foi alcançar o ápice físico após a saída de Benítez. Mas durante o tempo que estiveram juntos, o lateral reclamava de algumas ações do técnico. Motta ficou a maior parte do tempo machucado.

Mas um brasileiro, Coutinho, se deu bem com Benítez e perdeu espaço pela lesão com Leonardo.

Porém, não acredito que seja algo pelo fato do Leonardo ser brasileiro. Ele ganhou o grupo no geral.

FV: Agora como um apaixonado pelo futebol italiano, nos diga... Você acredita que a Inter consiga passar o Milan na classificação e conquistar mais uma edição do Calcio?

P. Spiacci: É possível, não é fácil, principalmente porque o Milan se reforçou na janela de inverno e consegui diminuir a diferença entre o seu elenco e o da Inter. Porém, ainda haverá Inter x Milan (dia 3 de abril). Se a vitória for nerazzurra, alcançar o Scudetto será plenamente possível.

FV: Agora pra encerrar... Como grande líder do "Quem é este cara?", do Futebol & Variedades, você está confiante para ganhar o primeiro torneio oferecido pelo FV?

P. Spiacci: É o início da competição ainda. Posso perder fôlego no fim e a briga ainda está aberta. Mas espero estar entre os líderes nas rodadas finais, porque aí ficará difícil tirar a vitória de mim (risos).

Wilson Hebert - Assuntos gerais

Um comentário:

Jorge Nunes Chagas disse...

Legal a entrevista. Sabia que o Milan era apelidado de "Rossoneri", mas não sabia que a Inter era chamada de "nerazzurra"... interessante!