health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Incansável, Vettel dominou o GP da Coreia do Sul


Por Leandrus

Ele realmente não se cansa. O título conquistado por Sebastian Vettel na corrida passada não fez com que o alemão relaxasse no GP da Coreia do Sul. Pelo contrário: após ultrapassar Lewis Hamilton na primeira volta, impôs um ritmo forte e venceu na pista asiática. Como já é de costume, mal foi incomodado pelos adversários. Uma pena. Vettel já venceu tantas vezes dessa maneira que, com bicampeonato já assegurado, poderia dar uma emoção maior às provas e a si mesmo...

Emoção que, aliás, não deu tanto as caras em Yeongam. Não que a corrida tenha sido ruim, já que ela teve seus bons momentos. Porém, de fato o circuito impossibilita um número maior de ultrapassagens e um espetáculo melhor aos espectadores, embora seja muito melhor do que as aberrações vistas em Valência e em Barcelona. Se não fosse pela asa móvel, creio que as coisas talvez se tornassem até mais entediantes.

Pelo menos houve um grande momento a se recordar da prova. Lewis Hamilton e Mark Webber proporcionaram um excelente duelo durante a segunda metade da prova, chegando a emparelhar os carros em diversos momentos. No final das contas, o inglês se saiu melhor, chegando em segundo e tendo o australiano em sua cola. Aliás, o campeão de 2008 teve uma atuação para lavar a alma, já que foi muito melhor que Jenson Button (que chegou em quarto) e teve um duelo extremamente limpo com Webber, sem se afobar ou colocar ambos em grande risco, provando que, embora possa cometer erros muitas vezes gravíssimos, é um piloto de muito talento e habilidade. Após uma grande pilotagem depois das barbeiragens vistas em Cingapura e no Japão, só faltou mesmo a vitória para o alívio ser total.

De certa forma também é bom citar Fernando Alonso e Felipe Mass, quinto e sexto colocados no GP, respectivamente. Alonso teve alguns momentos apagados e pecou por ficar muito tempo encaixotado atrás de seu companheiro na pista. Porém, foi sensacional quando teve pista limpa e, sinceramente, até merecia o 4º lugar de Jenson Button. Massa também teve algo de bom a se tirar da Coreia, já que finalmente mostrou resistência aos ataques do espanhol durante toda a prova. Infelizmente, mostrou alguns de seus principais defeitos nessa temporada: ficar muito tempo atrás de Nico Rosberg na segunda metade da prova (até parece que o grande dilema do brasileiro em 2011 é ter que passar esse alemão) e não ter acompanhado o ritmo de Fernando após ser ultrapassado por esse nos boxes queimou um pouco o seu filme.

No quadro das menções honrosas novamente aparece Jaime Alguersuari. É verdade que seu companheiro Sebastian Buemi, ao terminar em nono, também foi muito bem, mas o espanhol, com o seu sétimo lugar, novamente se superou. Sua recuperação após um começo ruim de campeonato tem sido altamente elogiável – chegou até mesmo a colocar seu bólido no sexto lugar do grid na Bélgica! Embora não seja um piloto de grandes virtudes, seus resultados têm sido muito bons. Se não houver uma grande reviravolta nessas últimas provas, tem tudo para, com méritos, assegurar sua vaga na equipe no ano que vem, deixando Buemi a pé. E é isso.

Leandrus - Automobilismo

Nenhum comentário: