health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

GRENAL


Se algum ser humano tivesse a capacidade de descobrir uma forma de medir o tamanho da rivalidade entre Grêmio e Inter, esse valor seria algo extremamente incompreensível. Essa disputa entra em questões políticas, geográficas, religiosas e até mesmo, amorosas.

De um lado gremistas, do outro colorados. É o azul contra o vermelho. É o Gre-Nal. É um querendo ultrapassar a grandeza do outro. Mas essa tentativa, de parte a parte, é tão histórica quanto o clássico e será tão eterna quanto o infinito. Um centenário de 377 capítulos, de 1040 gols. É uma bipolaridade tão extrema que só podia ser localizada no estado mais ao extremo Sul do Brasil.

O ex-presidente gremista Rudy Armin Petry, foi bastante feliz ao afirmar que “o Grêmio só é grande por causa do Inter”. E a mais pura verdade. A grandeza do clássico, faz com que os dois times cresçam cada vez mais. Não à toa, a historia da fundação da casa dos dois rivais tem a presença tanto de um, como de outro.

Para ficar na frente dos colorados no quesito estrutura, os dirigentes gremistas batalharam na construção do Estádio Olímpico, fundado em 19 de setembro de 1954, enquanto o Internacional mandava seus jogos no Estádio do Eucaliptos, que sediou jogos da Copa do Mundo de 1950. Mas não satisfeitos, a turma de vermelho não sossegou enquanto não conseguiu inaugurar um gigante, mais conhecido como Beira-Rio.

O Inter caprichou na localização da sua nova residência, ficando às margens do Rio Guaíba e contou com a colaboração da sua fanática torcida na construção. A inauguração foi no dia 6 de abril de 1969 e teve na estréia um jogo válido pelo Festival da Inauguração entre o time da casa e o Benfica, que terminou 2x1 pro Inter.

Mas nesse mesmo festival, adivinhem a partida que mais marcou... Claro, o Gre-Nal. O jogo acabou 0x0. Mas um fato que não pode deixar de ser comentado foi a briga que aconteceu no gramado com incríveis 20 jogadores expulsos.

Nestes 100 anos de clássicos, foram 141 vitórias do Inter, que marcou 539 gols e 119 do Grêmio, que marcou 501 gols, além de 117 empates. Inúmeros craques brilharam com as duas camisas. Incontáveis jogadas cinematográficas encantaram as duas nações.

O apelido Gre-Nal só veio a aparecer um tempo depois que o clássico já possuía alguns trechos importantes da sua história. E a idéia bem criativa foi do jornalista gremista Ivo dos Santos Martins, que na época, trabalhava no Correio do Povo. Sua intenção era se livrar da obrigação de ter que escrever os nomes dos dois clubes por inteiro toda vez que ambos se enfrentavam. Por isso, passou a utilizar essa abreviatura que veio a ficar conhecida além das fronteiras do Rio Grande do Sul. E o porque do Grêmio ficar na frente nessa nomenclatura? Bom, como dito, o coração do jornalista era tricolor...

E nesse que é o ano do centenário, as duas equipes voltam a campo, no Beira-Rio, para escreverem o capítulo 378. O colorado ainda sonha com o título de campeão, pois está somente a quatro pontos do líder Palmeiras na terceira colocação. O Grêmio, em oitavo, no momento sonha apenas com uma vaga na Libertadores. E para que essa história continue linda como sempre foi, que seja um belo espetáculo e que vença o melhor!

FME News

Não deixe de prestigiar o DEBATSPORTS que falou sobre vários temas, entre eles a garotada sub-20, que semana passada acabou sendo vice-campeã mundial. Clique aqui, ouça e comente.

E no blog Pitacos do Bodaum, chegou a vez do Brasileirão de 1980 e o título do Flamengo na série de postagens sobre a história do Campeonato Brasileiro. Clique aqui, leia e comente.

E amanhã, aqui no Futebol, Música, Etc; é dia de Fútbol Argentino. Não perca!

10 comentários:

Gremista Fanático disse...

Que vença o melhor? a se fosse assim o Grêmio venceria todos os Grenais, brincadeira, rsrs, pois é WH esse jogo mexe muito com o Povo gaúcho, é o unico jogo que me provoca medo nas vesperas, já to no maior nervosismo. Ai WH tem um erro ali que acredito que seja de digitação, a inauguração do Beira Rio foi em 1969, valeu parceiro, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Saulo disse...

Esse clássico é um dos melhores que existem no mundo. É sempre quente e vai pegar fogo por que esse jogo promete muito.

O Gremista Fanático, Alê e a colorada Marcela devem estar numa expectativa muito grande.

Fernando Gonzaga disse...

essa rivalidade é muito grande, principalmente porque são as duas maiores forças do Estado, diferente do eixo Rio-SP que contam com 4 grandes cada um...mas a partida será apimentada com o Inter querendo se manter na briga pelo título, e o Grêmio almejando um lugar no G-4...

abraço!!!

AF Sturt Silva disse...

Pois é ,o maior rivalidade do Brasil...

Blog do Vascão disse...

Essa rivalidade ai é maneira quando a zoação é na boa, sem ignorancia e sem violencia.
Abraço
Jeferson

Felipe Delfim disse...

Concordo com o amigo vascaíno Jeferson, extendendo a ideia de que 'a rivalidade ai é maneira quando a zoação é na boa, sem ignorancia e sem violencia' para todos os clássicos do Brasil e do mundo. Pela paz, harmonia e alegria no futebol!

E sobre o Gre-Nal, não resta dúvida de que é um dos clássicos mais clássicos e mais charmosos do nosso futebol. Promessa de grande jogo!

Abração aê, WH!

http://deprimafc.blogspot.com

Pedro Franco disse...

GRENAL

Esse GreNal promete

Mais estou preocupado com o AtleTIBA, hehe

Abraços

http://coxamor.blogspot.com/

Carlos Gregorio Junior disse...

Vai ser um jogão; Um precisa vencer para entrar de vez na briga pelo título e outro para entrar na briga pela libertadores. Em caso de derrota, um deles pode dá adeus ao seu objetivo.

Eu aposto numa vitória do Inter, mas creio que o Gremio pode sim surpreender.

Abração

Anônimo disse...

É um grande clássico mesmo!

Estou de olho nele , vai ser um JOGÃO!

Tb estou de olho no SAN-SÃO (Santos X São Paulo)



E ai cara, blz, fiquei um tempo com o blog excluido, pois tive que dar uma força para um colega em um blog de informática, mas agora , voltarei com o blog "Tudo Sobre Santos Futebol Clube"

O blog agora está de volta e podem visitar pois agora postarei todos os dias!

Muito Obrigado!

abs

Wilson Oliveira disse...

Gremista,

Obrigado pela observação com relação ao ano de fundação do Beira-Rio. O erro já foi desfeito.

Abraço a todos!