health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

A torcida do Flamengo e o presidente Marcio Braga.


Assim como várias atividades na vida, no futebol existe uma hierarquia que deve subitamente ser respeitada. Cada um, na sua função, possui seus afazeres. Temos os dirigentes, os médicos, os membros da comissão técnica, os jogadores... Enfim, cada um com seus deveres a serem cumpridos. Mas no caso do presidente do Flamengo, Marcio Braga, parece que seus afazeres (que os olharmos só pelo lado financeiro, que vai de mal a pior, veremos que não falta trabalho) não estão sendo suficientes para ocupar todo seu tempo.

Sempre que o presidente rubro-negro aparece na mídia, ele procura falar algo impactante na justificativa de querer empolgar a torcida flamenguista (como se isso fosse necessário), e muitas das vezes, acaba por falar algo que não devia.

Eu como rubro-negro que sou, fiquei demais aborrecido ao ver o Marcio Braga dizendo que estaria preparando a festa do hexa. Poxa vida, estando em quinto lugar (na época da declaração estávamos em quarto), jogando partidas feias, deprimentes e fracas tecnicamente, conquistando vitórias aos trancos e barrancos e vem a autoridade mor do clube falar uma bobagem dessa? Que festa, seu Marcio Braga? Se nem a certeza de irmos a Libertadores nós temos? Será que a mesma festa que prepararam contra o América do México que marcou uma das maiores vergonhas em mais de 110 anos de historia? Ou será que isso representou a certeza de que chegamos ao nosso máximo e agora vale tudo porque esse é o momento, já que não alcançaremos vôos mais altos?

Era óbvio que essas perguntas não seriam respondidas nem por ele nem por ninguém, porque foi alçada na imprensa exatamente para ficar no ar, assim como a maioria das declarações desse dirigente. Ora, ele tem todo o direito de falar, mas que tenha bom senso e principalmente, respeite os demais times da competição, até porque o Flamengo não está em situação de se achar melhor que nenhum time que disputa o titulo do Brasileirão.

E como se não bastasse, as vésperas de um clássico importante, contra um rival tradicional do Fla no Rio de Janeiro, eis que surge o sorridente presidente do Fla, depois de um vexame (mais um) estrondoso no Maraca, onde 80 mil rubro-negros acompanharam o Galo dar uma surra por 3x0 no Mengo, Marcio Braga solta a seguinte pérola: “O time do Vasco é fraco”. Ele na posição de espectador de futebol poderia dar essa declaração sem problemas. Mas ele não é um simples espectador, e sim o presidente do maior rival do Vasco da Gama e estando as vésperas de um jogo decisivo contra esse rival. Mais uma vez ele perdeu a oportunidade de se calar em nome do bom senso.

E após mais uma partida fraca e desanimadora do Fla, com uma vitória injusta sobre o Vasco por 1x0, Marcio Braga ainda complemente a ultima “pérola” da sua coleção: “Não disse que o Vasco era fraco?...”

Existe grande parcela da torcida que acha isso engraçado e completamente normal e aceitável, mas eu após alguns vexames que vi esse time passar, como o citado na Libertadores desse ano, passei a não aprovar essa atitude soberba, prepotente e iludida de achar que o time é muito mais do que realmente é, quando na verdade, a função dele como presidente – respeitando a hierarquia do clube – é trabalhar para trazer força máxima ao plantel e funcionários de um modo geral, e não ficar iludindo a torcida com esses papinhos de me-engana-que-eu-gosto.

É por essas e outras que num momento em que os jogadores e técnico precisam de concentração máxima, ficam sendo obrigados a responderem indagações inúteis em troca de falarem sobre algo que realmente poderia ser proveitoso para se achar uma solução tática pro time, por exemplo, que tem feitos partidas horrorosas e conquistado vitorias na base da sorte.

Não acredito no título rubro-negro e torço muito para que pelo menos consigamos uma vaga na Libertadores. E acima de tudo, espero que o nosso presidente não atrapalhe mais esse caminho que é muito mais difícil do que parece.


*Este era um post programado para segunda-feira, mas como se trata de um dia muito corrido pra mim, acabou saindo nesse finzinho de terça-feira.

*E não deixe de apreciarem o blog Futebol & Arte na hospedagem Abril, que agora permite comentário mesmo o leitor não tendo cadastro. Eu escrevi um texto sobre o arbitro Vuaden (que apitou Flu 2x2 Vitoria no ultimo domingo) que consta entre um dos mais recentes. Não perca!!!





Deixe esse post melhor. Faça um comentário.

4 comentários:

Zêro Blue disse...

Sobre M.Braga vou repetir um ditado que ouvia de minha avó:

Quem fala muito dá bom dia a cavalo.


Carlão Azul


Saudações Celestes

SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog 1º ano
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

warley.morbeck disse...

MB calado é um poeta.


Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com
http://eternabola.blogspot.com

Anônimo disse...

Márcio Braga sempre foi um brincalhão. Sorte do Flamengo que o Kléber Leite anda mais quieto agora, porque quando os dois juntavam, pff...

A Libertadores eu acho bem palpável para o Flamengo. É só não bobear e perder pontos em casa nessa reta final. O título é mais complicado, mas, por enquanto, há possibilidade.

Vinicius Grissi disse...

Eu não acredito mais que o Márcio Braga vai aprender. É um falastrão de primeira linha. E chega a prejudicar o time com algumas declarações.