health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

O Cariocao vai começar...


... Bagunçado. Com as semi-finais da Taça Rio, o torcedor já pode abrir um sorriso no rosto, pois dessa vez poderá ver clássicos valendo algo e jogos que possivelmente empolguem de verdade. Mas, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) tratou de deixar a sua marca nessa etapa do campeonato que podemos chamar verdadeiramente de campeonato.

Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco concordaram antes do início da competição, que o canal detentor dos direitos de transmissão (TV Globo) poderia, de acordo com seus interesses, mudar a data (no caso, inverter os dias) dos jogos eliminatórios, ou seja, semi-finais, fosse na Taça Guanabara ou Taça Rio. Como no primeiro turno, houve uma semi-final entre um grande e um pequeno, que se classificaram pra jogar no domingo e a outra, com dois grandes classificados pra jogarem na quarta, bastou a TV Globo decidir qual iria transmitir.

Mas na Taça Rio, tivemos os quatro grandes classificados, o que representa dois clássicos. Todos sabem da preferência da emissora carioca em passar jogos do Flamengo, pois é o time que mantém uma maior audiência ao canal pela lógica de se ter a maior torcida. O rubro-negro se classificou para jogar no sábado. Então teríamos Fla x Flu no sábado e Vasco x Botafogo no domingo. A rede dos Marinhos simplesmente inverteu o dia dos jogos.

Para o Vasco, nada mal, pois tem um jogo na quarta-feira da semana que vem pela Copa do Brasil e ganha um dia mais de preparação, jogando a semi-final no sábado. Mas já o Botafogo, bateu o pé e deve recorrer contra a decisão do canal de televisão, que por ironia do descuido, está assegurada num regulamento assinado pelo senhor Maurício Assumpção, presidente do Bota. Fla e Flu até o momento não se pronunciaram sobre o episódio.

A Federação organizadora do campeonato entrega de vez qualquer poder de decisão sobre o torneio nas mãos de um canal de televisão, que não passa de um patrocinador e uma empresa de comunicação. Os times concordam e agora, um deles resolve discordar do acordado.

Temos duas classes de torcedores: A que vai aos estádios, e aquela que assiste os jogos de casa. Nesse caso, qual dessas classes está sendo beneficiada? A que assiste pela TV. Claro. Quanto àqueles que vão preencher a arquibancada e contribuir para o embelezamento do espetáculo, ficam chupando dedo esperando a decisão das mil ordens ser tomada.

Mas mesmo diante desse imbróglio, devemos ter casa cheia nos dois jogos. Um rápido preview com os quatro grandes:

Vasco: Classificado com o maior número de ponto entre os participantes do Campeonato Carioca, o Gigante da Colina dispara como favorito ao título da Taça Rio, e até mesmo, ao título de campeão carioca 2009. Rodrigo Pimpão, Elton e Carlos Alberto estão bem no ataque vascaíno e possuem, pelo menos da minha parte, a confiança de desencantarem nesses jogos finais.

Botafogo: Tem um dos artilheiros do torneio, Victor Simões com 11 gols. O ataque também é composto por Reinaldo e Maicossuel chegando de trás. Pode dar trabalho ao Vasco na semi, mas não apresentou um futebol tão convincente quando jogou contras os outros grandes do Estado na competição. Não acredito que seja campeão carioca de forma antecipada como quer a torcida alvinegra.

Fluminense: Começou mal o campeonato, mas conseguiu se recuperar após a chegada do técnico Parreira. Mostrou bom preparo físico nas partidas com o novo treinador vencendo-as de virada no segundo tempo, exceto a última, que foi justamente o Fla x Flu que terminou empatado em 1x1.

Flamengo: Jogará novamente um Fla x Flu nessas semi-finais. Empolgou em algumas partidas na competição, mas decepcionou em outras. Em alguns momento o técnico Cuca pareceu não saber se já possui um time titular, em outros momentos, por outros motivos ficou impedido de repetir uma escalação. Por ser o time que manteve a base do ano passado, começou o Estadual como favorito, mas hoje, dentre os grandes, é a zebra, ao lado do Botafogo, para conquistar a Taça Rio.

7 comentários:

Persio Presotto disse...

Aposto na final entre Botafogo e Fluminense. Abs, PP

Fernando Gonzaga disse...

tudo o que vimos até aqui é mera ilusão, pois o clima das semifinais diante de um clássico em um Maracanã lotado, tudo pode acontecer....não há favorito nem zebra, existe um equilíbrio nos dois confrontos...teremos ótimos duelos nos gramados, e que nas arquibancadas a torcida faça sua festa, sem tumulto nem violência...

abraço!!!

Leandrus disse...

Agora não adianta reclamar, se antes os times concordaram com esse poder da Globo, não podem fazer mais nada. E como grande parte dos times são reféns dela...

Quanto aos jogos, acho que Vasco e Flu são favoritos, já que o Botafogo depende muito do trio Maicossuel/Reinaldo/Victor Simões e caiu de produção na Taça Rio, enquanto o Fla ainda não possui um time definido nem passa muita confiança. Concordo com o que escreveu sobre os times.

Ateh!

Blu disse...

Wilson. Não só no futebol, mas o poder da Televisão (principalmente da Globo) já ultrapassou até mesmo os outros 3 poderes políticos.
Isso é lamentável, pois permite que o nosso país ande e aja conforme o querer deles - principalmente o desta empresa.

Infelizmente temos que ser passivos e meros espectadores acostumados a conviver com isso.

Evy disse...

Final Fla x Vas...
E Flamerda compeão carioca, afinal, o vice já está na final do carioca...rs

Impasse Livre disse...

Pois é .... mas acho que ese carioca num todo foi de muito bom nível!E representou o soerguimento da credibilidade da instituição Vascio da Gama. A mancha fica pela arbitragem tendenciosa ao flamengo(minha opinião), ao tribunal manipulado pelo fluminense e a ausência dos torcedores do botafogo.Acho que o vasco tem boas probabilidades de ser campeão! abs, leandro

Rafael Sobieski disse...

E mais uma vez o título vai pra Gávea..

Abraço WH