health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Júnior, ídolo do Mengão!


No dia 29 de junho, Júnior, ex-lateral esquerdo e meio campo do Flamengo, completou 55 anos de vida. Um dos melhores jogadores futebol de todos os tempos, entre os três maiores laterais-esquerdos do mundo, e um dos grandes ídolos da história do clube mais popular do país. Para ser mais exato, o maior ao lado de Zico.

Integrou a geração mais vitoriosa da história do rubro-negro ganhando todos os títulos possíveis na década de 80 e é o recordista de partidas oficiais pelo clube, com 857 jogos. Na quinta conquista flamenguista do Campeonato Brasileiro, Leovegildo Lins da Gama era o comandante do time dentro de campo.

Fez também parte de grandes elencos da Seleção Brasileira. Participou das Olimpíadas de Montreal em 1976 e das Copas do Mundo de 1982 e 1986.

Para algumas pessoas, quando se fala em ídolo do Flamengo, logo vem à cabeça a imagem de Zico. Sem dúvida nenhuma, o Galinho foi o grande jogador que o clube carioca já teve, e sua história no futebol se entrelaça, em muitos capítulos, com a história do Clube de Regatas Flamengo. Para os torcedores, quando o assunto é a política do clube, essa história deve voltar a se misturar nos capítulos futuros.

Entretanto, é importante que sempre tenhamos em mente que essa turma vitoriosa que despontou na Gávea e conquistou o planeta lá no outro lado do mundo (em 1981 no Japão) teve outros responsáveis pelas glórias que fizeram do Fla um dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro.

Há uma lista de importantes nomes como Adílio, Andrade, Tita, Raul, Nunes, Carpegiani e tantos outros. A soma de todos esses profissionais e pessoas que se comprometeram com o rubro-negro na sequência dos anos que o integraram foi um fator primordial para a estrada que percorreram. E Júnior, assim como o Galinho de Quintino, foi um respeitável destaque desse verdadeiro esquadrão de ouro (ou preto e vermelho).

Assim como eu, acredito que todos os rubro-negros o tenham entre os primeiros nomes na lista de ídolos. Somos sortudos por termos em nosso time a formação da geração mais impressionante do futebol em nosso país. Na Seleção Brasileira, o técnico pode olhar os jogadores e escolher os melhores. Num clube, não é assim que a coisa funciona. Existem e são necessários vários fatores para que se possa formar um time competitivo.

Da base rubro-negra, já veio a espinha dorsal que trouxe o caneco de campeão mundial. E o nosso eterno Júnior fazia parte dela. E escreveu sua história durante vários anos, dando uma cartada final como jogador, sendo o principal destaque, no último título brasileiro, deixando por anos e anos o Fla como maior vencedor de Brasileirões.

Fica aqui um obrigado ao “Capacete” pelo empenho em ter feito meu time ser um dos maiores do Brasil até o dia de hoje. Da mesma forma que nós rubro-negros fomos e somos felizes por relembrar todas as glórias do clube, que ele também seja feliz por toda a sua vida.

Obrigado, Júnior!

2 comentários:

Gremista Fanático disse...

Grande idolo e grande cidadão, Junior sempre foi um idolo pra mim mesmo não sendo de meu time, acho que tem jogadores que conseguem ser assim, parabens a ele. abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Persio Presotto disse...

que saudade!