health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

A seriedade é essencial para a vitória


Alguns times do futebol brasileiro deveriam olhar bem para o Cruzeiro e para o Corinthians (não estou falando do que o Ronaldo vem dizendo por aí, mas sim do trabalho da diretoria e comissão técnica da equipe) e tentarem se espelhar ou se inspirar.

Não vou citar nome de nenhuma outra equipe. Não é minha intenção nesse post, criticar especificamente time A ou time B. Mas quero sim, criticar algumas atitudes...

Imaginar que o jogo está ganho antes do apito final e preparar uma festa incrível no meio de uma fase decisiva é repudiável. Acreditar que está sendo desfavorecido por um suposto esquema contrário, também antes do campeonato chegar ao termino, preparar DVD, xingar, espernear, chorar e tudo que se tem “direito” deixando de lado o futebol, o dentro de campo, é vergonhoso e mais lamentável ainda quando a torcida do time que faz isso, entra na onda.

Querer deixar o oponente nervoso, ou diminuído tendo essas atitudes beira a imbecilidade.

Ao fato do festejo na hora errada, temos milhares de exemplos no futebol do quão errado é. E as reclamações antes do fim, muitas vezes descabidas, dificilmente são levadas a sério e frequentemente motivos de chacota pelas torcidas alheias.

E porque estou falando tudo isso?

Na final da Copa do Brasil vimos um esforço imenso por parte dos derrotados que não se chegou a lugar nenhum. Venceu quem jogou mais. Mas isso já foi falado por aqui...

Mais uma vez quero parabenizar o trabalho de Adilson Batista (estou me tornando um fã dele). Não estou aqui para dar o Cruzeiro como campeão da Taça Libertadores. Apesar de ser uma equipe superior ao Estudiantes, há que se respeitar o adversário. Argentinos na final desse torneio, nunca deixam barato. Porém, o Cruzeiro parece trilhar o caminho correto para a conquista do Tri.

Jogou firme. Jogou bem. Foi à casa do adversário e se impôs. Tudo bem, não venceu. Mas merecia. Ditou o ritmo da partida. E que bela atuação do goleiro Fábio!

Mas tenho certeza (e esse é o grande motivo desse post) que em Minas, mas precisamente na Toca da Raposa, ninguém vai dizer que já está tudo ganho. Não vão cair no erro de se menosprezar o adversário. Não vão fazer as burradas que vimos serem feitas na final desse mesmo campeonato no ano passado...

Assim deve ser tratada uma final de Libertadores. Sem brincadeira. Sem se achar o máximo. Sem se achar vencedor antes do fim. Afinal, a seriedade pode não ganhar um jogo, mas ajuda bastante. Da mesma forma que o oba-oba atrapalha demais.

[Foto: Terra]

4 comentários:

Unknown disse...

WH, Perfeito.

O Fábio ontem foi o nome do jogo.

E o ADILSON é sério.

FAz tempo que não sei o q é uma FINAL de Libertadores. Minhas lembranças recentes se resumem ao CABAÑAS. LAMENTÁVEL, NÉ ?

Ano passado fui a BOCA Jr x FLu no Maraca, fiz um "matéria" e fiquei o jogo inteiro na torcida dos "HERMANOS". Uma coisa.

Bjs, Vv.

oPerna disse...

nao acho que é erro da torcida seguir a onda de oba oba ou de sindrome de perseguiçao que a equipe seguida pela tal vem mostrando, acho errado é a equipe mostrar isso.

essas coisas de dizer que ja ganhou antes do tempo, dizer q o juiz roubou ou que existe uma conspiraçao secreta por traz de uma decisao que manipula resultados e manda satelites para o espaço é coisa de torcedor, e nao de dirigente, tecnico, jogador ou quem quer que seja, nao se pode confundir esse tipo de coisa.

torcida foi feita pra cobrar, chingar, zoar outros torcedores, inventar historias para justificar um derrota, torcida é pra isso, a sanidade mental e seriedade tem de vir do clube, e é o que o Cruzeiro e o Corintians vem fazendo, e o que o meu prórpio Flamengo já errou.

e tenho dito.

Fernando Gonzaga disse...

perfeito seu post....
mas há quem pense, que o futebol se vence nos bastidores, apesar de sabermos que as vezes eles infuenciam mesmo....mas futebol deve ser decidido no campo...em condições iguais...

abraço!!!

Vinicius Grissi disse...

Adilson e Cruzeiro estão cada dia melhores e mais maduros.

Tem tudo para ganhar o título, mas há de se ter cuidado, pois o Estudiantes é um time muito perigoso.