health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Especial Michael Jackson Parte 2


Por Efraim Fernandes

History

Um dos pontos altos, no que diz respeito ao marketing, foi o álbum duplo History, debutado no ano de 1995. O disco, lançado pela Sony, teve a maior campanha publicitária da história da música com o investimento de 30 milhões de dólares! Foi algo grandioso, massivo. Prova é o vídeo de quatro minutos a qual Jackson, acompanhado de soldados devidamente trajados, andam nas ruas fechadas como uma parada militar.

Fãs histéricos em cada ponta, desmaiando, com placas escritas ‘King of Pop’, e os militares e Michael marchando. Ao mesmo tempo a construção de uma grandiosa imagem de metal do rei da música.

O astro ao centro e os militares marchando de forma coreografada, batendo os pés e literalmente levantando a poeira, girando as carabinas, etc. Um verdadeiro frenesi na cidade de Moscou, na Rússia. Explosões, holofotes, gritos, histeria pura, uma adoração quase a uma figura que beira a deidade musical.

Ao centro da cidade, uma gigantesca surpresa. Todos olhando ao alto. Helicópteros sobrevoando e iluminando uma surpresa que em breve revelada. As cortinas caem seguidas de explosões. Era a imagem de Michael Jackson, imponente, altiva, figura de idolatria. Veja o vídeo aqui

Mas apesar de toda campanha desenvolvida pela Sony, o álbum musicalmente falando não tem tanto destaque. As canções são boas, mas longe de marcarem como sucesso de outrora. Os singles são Scream, They Don’t Care About Us, Strange in Moscow, You Are Not Alone, Childhood e Earth Song.

Em Scream, um dueto com Janet Jackson que é o vídeo clipe mais caro do mundo, cerca de sete milhões de dólares! E o clipe é bem legal, em preto-e-branco passando-se dentro de uma nave espacial com momentos bem legais, como ver a dupla em gravidade zero, jogando, dançando, enfim, vídeo obrigatório para os fãs. Para os marmanjos de plantão, Janet está maravilhosa no vídeo, com todo aquele couro apertadinho, e em ótima sincronia com o irmão. Prova é a coreografia vigorosa.

Uma rápida curiosidade são imagens de animes. Michael Jackson tinha um lado nerd!
Veja o vídeo.

Já a canção They Don’t Care About Us foi um marco na vida do cantor, e especificamente para os fãs brasileiros. A segunda versão se passava numa penitenciária americana, mas não falemos dela, e sim da realizada no Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro e em parte em Salvador, na Bahia.

Convenhamos, não é todo dia que o maior astro da música pop mundial visita uma comunidade de país em desenvolvimento, e de quebra, dirigido por ninguém menos que Spike Lee!

A música, em minha opinião, é a que tem a melhor sonoridade. Uma mistura do ritmo característico do cantor com um plus: a batida frenética do Olodum. Impossível não acompanhar com os pés o compasso! Veja o vídeo aqui

Stranger in Moscow, a canção mais relaxante do álbum. A batida da canção é bem característica, mas com efeito calmante, quase catártico, que expurga emoções latentes, mas é disso mesmo que se trata a canção. A letra fala sobre solidão em Moscou, tida como a cidade silenciosa.

O vídeo em PB tem efeito slow motion, e ganha força principalmente quando a chuva cai nos personagens, o café derramado no restaurante, pombos voam e closes no semblante triste dos habitantes da cidade, por exemplo. Apesar da beleza plástica, há algo de melancólico o que me incomodava um pouco. Confira e tire suas conclusões

You Are Not Alone. Esse sim deu o que falar. A começar sobre o casamento do Rei do Pop com a filha do Rei do Rock – Elvis Presley que deve ter se revirado no túmulo -, Lisa Marie Presley. Para muitos o casamento era de aparências, uma forma de marketing pessoal.

Para, digamos, provar que o envolvimento era verdadeiro o clipe que mostra uma grande intimidade entre os dois, além de cenas de nudez. Um fato é que neste não houve espaço para danças, e o foco recai mais na melodia. O clipe mostra Michael cantando num teatro, mas sem platéia, com imagens intercaladas de ambos em momentos mais sensuais. Lisa de costas e sem camisa, ou completamente nua, mas sem que aparência nudez frontal, e caras e bocas e sensualidade da cantora. Ao final, ela se diz profundamente arrependida de fazer tal vídeo (aham, sei...).

Outro motivo de tanta controvérsia é o fato do cantor ser um anjo, uma imagem de adoração. Mas isso rende muita discussão, que não cabe aqui falar. Vejam o vídeo.

Childhood foi tema de Free Willy II e a letra fala por si só: Infância e tempos difíceis do cantor. Uma canção triste, daquelas que se pula de faixa ao ouvir o cd. O clipe mostra o que seria bem um complexo de Peter Pan, com crianças em barcos à vela voadores ( menção ao universo da Terra do Nunca), além de falar das retaliações que sofre pelo seu estilo de vida. Ele diz na letra: “Antes de me julgar, tente me amar. Olhe dentro de seu coração e pergunte ‘você viu a minha infância’?... Tem sido meu destino compensar a infância que eu nunca conheci...” Vejam o vídeo.

Earth Song é uma daquelas canções humanitárias, como Man in The Mirror, Heal The World e do projeto USA Africa, We Are The World. Belíssima canção e o vídeo clipe também. Fala sobre desmatamento, extermínio de animais, guerras, enfim, fala de causas ambientais e sociais. Basicamente a mensagem é: Fo$@com a natureza, e ela Fo$& você dez vezes mais com você. Vale muito a pena conferir.

Blood On The Dance Floor e Invincible



Infelizmente os álbuns seguintes Blood On The Dance Floor e Invincible não emplacaram grandes sucessos, e para muitos, inclusive a mim, aquilo foi o estalo de que Michael Jackson que conhecíamos não estava mais lá. Foi preciso isso para crer que a carreira tinha praticamente encerrado, quando muitos já acreditavam nesse fato anos antes.

Na mesma época do álbum Blood On The Dance Floor, o lançamento do clipe You Rock My World. Houve a participação do irritante Chris Tucker (de A Hora do Rush), Billy Drago (eterno vilão de filmes B), e do ilustríssimo Marlon Brando como um chefão do crime e inimigo de Jackson no vídeo e Michael Madsen de filmes como Cães de Aluguel e Kill Bill Volume I e II. O clima lembra os gangsters dos anos 50 com as roupas, ambiente de casas noturnas, paletós e chapéus. As danças são um prato cheio! Vejam o vídeo.

Um mini filme de trinta e cinco minutos chamado Ghosts, uma espécie de releitura de Thriller, escrito por Stephen King e dirigido por Stan Winston foi realizado. Teve até mesmo estréias em cinemas europeus, mas apesar dos nomes envolvidos, nada que despertasse furor.

Últimos Trabalhos

Como forma de resgate musical, o lançamento do álbum comemorativo dos vinte e cinco anos de Thriller. Versões remixadas das faixas compõem essa edição. Há quem diga que algumas mudanças engrandeceram as canções. Confesso que não ouvi, e não tenho pressa em escutar. Chamem-me de quadrado, antiquado, mas esse sou eu, sem pressa de ouvir algo que estará lá me esperando.



Para comemorar o aniversário de 50 anos, a SonyBMG lança King Of Pop, mais uma coletânea e em seguida a programação de cinqüenta shows que teria início em 13 de julho de 2009, This Is It. As apresentações seriam no O2 Arena, na Inglaterra, Londres. 750 mil ingressos foram vendidos em cinco horas apenas pela internet. O público acreditava que Michael faria algo memorável por mais uma vez.
Confiram dois vídeos de ensaios e audições dessa última turnê.
http://www.youtube.com/watch?v=OdcytuKhVQo
http://www.youtube.com/watch?v=7qE22UOlQts

Infelizmente o trágico ocorrido, a morte do ídolo de uma legião de fãs, impossibilitando o que seria o que eu muito aguardava: o verdadeiro retorno do maior astro em mega apresentações.

Ao decorrer da vida do astro não faltaram especulações, e como não poderia deixar de ser o mesmo em relação ao falecimento. Não importa... Muitos vão perguntar a forma como ele morreu e a mídia fará sensacionalismo, sempre! Mas eu prefiro lembrar a forma como ele viveu intensamente nos palcos e mensagens nas músicas. A verdade é única: MICHAEL JACKSON É F...!

Escreveu Efraim Fernandes

Um comentário:

Gremista Fanático disse...

Grande trabalho Efraim, um otimo post sobre o rei do Pop, valeu, abraço.
Saudações do Gremista Fanático