
Escreve Efraim Fernandes
Em 13 de agosto de 1899, em Londres, nascera um dos maiores cineastas da história, Alfred Joseph Hicthcock, o mestre do suspense. Algumas pessoas podem até não conhecer a obra deste gênio por detrás das câmeras, mas certamente os trabalhos desempenhados da mente criativa dele estão no coletivo.

Para ele havia o interesse em criar uma atmosfera sombria, música forte, iluminação específica e personagens arquétipos como heroínas, mulheres loiras e femme fatales quando apaixonadas, ou mesmo mães que tem forte elo com os filhos e estes em conflito com suas criadoras, além de personagens de natureza dúbia, etc.

Outro clássico é Janela Indiscreta quando James Stewart, repórter que está temporariamente na cadeira de rodas, tenta ocupar o seu tempo como pode e fica completamente paranóico ao achar que um vizinho matara a esposa e escondeu o corpo. Paranóia, dirigido por D.J. Caruso e estrelado por Shia Labeouf, é uma claríssima referência, chegando Spielberg - dono da produtora DreamWorks - até mesmo ser acusado de plágio devido a proximidade dos temas: O voyeurismo! Um fato curioso é que Shia se diferenciou de 99 por cento de todos os outros jovens atores por ser o único a conhecer este clássico de Hithcock, conseguindo o papel para o filme.

Uma curiosidade é que ele criou o termo MacGuffin que é um objeto que move um personagem, lhe dá uma direção a ser tomada, mas que em dado momento já não interessa mais. É apenas um pretexto para ligar um personagem ao desenrolar da história, um subterfugio para pôr um alguém em cena.
Morte
O diretor, em 29 de abril de 1980, faleceu devido à insuficiência renal em Los Angeles, mas deixou um belo legado que continua até hoje em produções hollywoodianas. Dentre as influenciados estão nomes como Brian De Palma, Steven Spielberg, Albert e Allen Hughes, Rob Reiner, Jonathan Demme, e outros mais.
Morte
O diretor, em 29 de abril de 1980, faleceu devido à insuficiência renal em Los Angeles, mas deixou um belo legado que continua até hoje em produções hollywoodianas. Dentre as influenciados estão nomes como Brian De Palma, Steven Spielberg, Albert e Allen Hughes, Rob Reiner, Jonathan Demme, e outros mais.
Clique no título e veja a abertura da finada série de tv do mestre do suspense!
Escreveu Efraim Fernandes
E não deixem de acompanhar a série de postagens sobre os campeões brasileiros. Na primeira edição foi publicado sobre o título do Atlético-MG em 1971. Agora, na segunda edição, está publicado o título do Palmeiras de 1972. Essa série faz parte do quadro Futebol Recordação.
Confiram no blog do Pitacos do Bodaum.
5 comentários:
O Alfred Joseph Hicthcock foi mesmo um dos maiores cineastas da história. Era o mestre do suspense.
Visitem: saulobotafogo.blogspot.com
Novo post: Paysandu e Remo
Bom texto. Sem dúvida, um dos grandes diretores da história do cinema mundial. Cenas inesquecíveis em seu currículo.
POsha cara o Efraim matou a pau com esse texto ai, muito massa mesmo, chega arrepiei com o suspense, rsrsr.
o cara era um verdadeiro mestre mesmo, veleu, abraço.
Saudações do Gremista Fanático
Parabéns!!
Hitchcock é um nome que já está imortalizado na história do cinema.
Visite também o Rio Futebol, se puder!
Grande abraço,
Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com
Postar um comentário