health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Aniversário de 110 Anos de Alfred Hitchcock


Escreve Efraim Fernandes

Em 13 de agosto de 1899, em Londres, nascera um dos maiores cineastas da história, Alfred Joseph Hicthcock, o mestre do suspense. Algumas pessoas podem até não conhecer a obra deste gênio por detrás das câmeras, mas certamente os trabalhos desempenhados da mente criativa dele estão no coletivo.

O estilo de Hitchcock influenciou uma infinidade de outros diretores. A principal característica eram os elementos tácitos no suspense que realizava. Não interessava ao diretor explicitar, por exemplo, de forma crua os assassinatos, o sangue e a violência, muito comum atualmente em filmes como Pânico ou Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado, não.


Para ele havia o interesse em criar uma atmosfera sombria, música forte, iluminação específica e personagens arquétipos como heroínas, mulheres loiras e femme fatales quando apaixonadas, ou mesmo mães que tem forte elo com os filhos e estes em conflito com suas criadoras, além de personagens de natureza dúbia, etc.
Quem nunca viu a cena do banheiro em Psicose, de 1960? As facadas e o sangue se esvaindo no ralo, além, de clássica música estridente? Essa cena certamente já foi homenageada – além de servir como paródia - inúmeras vezes no cinema, como em Looney Tunes De Volta À Ação com Pernalonga e Jenna Elfman, por exemplo.

Outro clássico é Janela Indiscreta quando James Stewart, repórter que está temporariamente na cadeira de rodas, tenta ocupar o seu tempo como pode e fica completamente paranóico ao achar que um vizinho matara a esposa e escondeu o corpo. Paranóia, dirigido por D.J. Caruso e estrelado por Shia Labeouf, é uma claríssima referência, chegando Spielberg - dono da produtora DreamWorks - até mesmo ser acusado de plágio devido a proximidade dos temas: O voyeurismo! Um fato curioso é que Shia se diferenciou de 99 por cento de todos os outros jovens atores por ser o único a conhecer este clássico de Hithcock, conseguindo o papel para o filme.

Pássaros, Um Corpo que Cai, Disque ‘M’ Para Matar, O Homem Que Sabia Demais, Intriga Internacional, etc. Todos são icônicos e por isso marcaram a história do Cinema.

Uma curiosidade é que ele criou o termo MacGuffin que é um objeto que move um personagem, lhe dá uma direção a ser tomada, mas que em dado momento já não interessa mais. É apenas um pretexto para ligar um personagem ao desenrolar da história, um subterfugio para pôr um alguém em cena.

Morte

O diretor, em 29 de abril de 1980, faleceu devido à insuficiência renal em Los Angeles, mas deixou um belo legado que continua até hoje em produções hollywoodianas. Dentre as influenciados estão nomes como Brian De Palma, Steven Spielberg, Albert e Allen Hughes, Rob Reiner, Jonathan Demme, e outros mais.


Clique no título e veja a abertura da finada série de tv do mestre do suspense!


Escreveu Efraim Fernandes


E não deixem de acompanhar a série de postagens sobre os campeões brasileiros. Na primeira edição foi publicado sobre o título do Atlético-MG em 1971. Agora, na segunda edição, está publicado o título do Palmeiras de 1972. Essa série faz parte do quadro Futebol Recordação.

Confiram no blog do Pitacos do Bodaum.

5 comentários:

Saulo disse...

O Alfred Joseph Hicthcock foi mesmo um dos maiores cineastas da história. Era o mestre do suspense.

Visitem: saulobotafogo.blogspot.com
Novo post: Paysandu e Remo

Vinicius Grissi disse...

Bom texto. Sem dúvida, um dos grandes diretores da história do cinema mundial. Cenas inesquecíveis em seu currículo.

Gremista Fanático disse...

POsha cara o Efraim matou a pau com esse texto ai, muito massa mesmo, chega arrepiei com o suspense, rsrsr.
o cara era um verdadeiro mestre mesmo, veleu, abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Michel Farias disse...

Parabéns!!

Mestre Benicha disse...

Hitchcock é um nome que já está imortalizado na história do cinema.

Visite também o Rio Futebol, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com