health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Algo de errado no Globo de Ouro



Segue abaixo a lista da premiação O Globo de Ouro, do diretor James Cameron (foto) . O evento aconteu neste domingo (17/01) no Hotel Hilton de Beverly Hills, na Califórnia. E a surpresa se encontra logo no primeiro nome da lista abaixo. Veja:


MELHOR FILME (DRAMA)
"Avatar", de James Cameron

MELHOR FILME (COMÉDIA ou MUSICAL)
"Se beber, não case" ("The Hangover"), de Todd Philips

MELHOR DIRETOR
James Cameron ("Avatar")

MELHOR ATOR (DRAMA)
Jeff Bridges ("Crazy heart")

MELHOR ATRIZ (DRAMA)
Sandra Bullock ("The blind side")

MELHOR ATRIZ (COMÉDIA OU MUSICAL)
Meryl Streep ("Julie & Julia")

MELHOR ATOR (MUSICAL OU COMÉDIA)
Robert Downey Jr. ("Sherlock Holmes")

ATRIZ COADJUVANTE
Mo-Nique ("Preciosa")

ATOR COADJUVANTE
Christopher Waltz ("Bastardos inglórios")

MELHOR ROTEIRO
"Amor sem escalas", de Jason Reitman, Sheldon Turner

FILME ESTRANGEIRO
"A fita branca", de Michael Haneke (Alemanha)

ANIMAÇÃO
"Up - Altas aventuras"

CANÇÃO ORIGINAL
"Crazy Heart": T-Bone Burnett, Ryan Bingham ("The Weary Kind")

TRILHA SONORA ORIGINAL
"Up - altas aventuras": Michael Giacchino


Geralmente, o Globo de Ouro é uma prévia do que teremos no Oscar. Então, desde já podemos ver algo de muito estranho. Porque diabos um filme de FICÇÃO CIENTÍFICA vence na categoria DRAMA?

Apesar de ainda não ter visto o filme, por tudo aquilo que li, vi e fiquei sabendo sobre a produção, realmente deve se tratar de algo para marcar a história do cinema mundial. Nem me darei a audácia de contestar tal situação.

Entretanto, o cinema, principalmente as produções de outros lugares do mundo que não sejam dos EUA, merecem um pingo de respeito, claro, caso essas premiações queiram ter um mínimo de credibilidade. No momento em que um filme, de uma categoria, vence em outra, por pura “força de sucesso” (parece que ser uma das maiores bilheterias da história não está bastando) uma outra bem sucedida produção, pertencente a esta categoria (no caso, Drama) deixa de posar no seu lugar de direito.

Duas perguntas que ficam no ar:

É preciso ser uma das maiores bilheterias (algo que agrade imensamente ao capitalismo cinematográfico deixando de lado qualquer essência artística) para ser vencedor?

Ou basta apenas ser um filme norte-americano (que além disso, é lançado no momento em que o país luta pra sair de uma crise financeira)?

3 comentários:

AF Sturt Silva disse...

Quais produções nacionais ganharam o globo de ouro e quais ganharam o oscar?

Michel Farias disse...

Vi os dois filmes... Avatar e Se beber, não case. Os dois são fodas muito bons mesmo, para mim foi bem escolhido, não sei qual a categoria do filme e nem entendo muito dos bastidores do cinema. Como vi o filme acho que ele está na categoria certa poderia ser aventura tbm, mas por tudo que aconteceu no filme acho que ele ficou na categoria certa.. em relação as perguntas, o último filme que ganhou o Oscar (Quem quer ser um milionário) não teve recorde de público e foi o vencedor além de ter ganho o prêmio do Público, no festival de Toronto.

Acho que é quase impossivel competir com os filmes Norte Americanos, infelizmente os filmes brasileiros não tem condições.


Abraços!!

http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

Filipe disse...

Bom, se considerarmos que só há 2 categorias de filmes, um de Comédia/musical e outra de drama, nao havendo nenhuma categoria de aventura ou coisa assim, acho q Avatar está mais do q bem estabelecido na categoria de drama (porque nao tem musica e nao se dá uma risada no filme todo), tambem acho q com certeza ganhará o oscar, porque alem de ser uma premiaçao para filmes americanos (nao ha como contestar) normalmente o oscar segue o globo de ouro.

um abraçao.

Se gostar de futebol visite meu blog: http://loucosdofute.blogspot.com/