health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Direitos de transmissão do futebol brasileiro no exterior


Ainda continua com a TV Globo. Mas, pela primeira vez na história, os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Paulista 2010 foram vendidos para um outro país, Cingapura. O contrato inclui 82 partidas, sendo transmitidas duas por semana, durante toda a temporada de 2010. Caso a audiência dê uma resposta positiva, para 2011 esse contrato pode ser renovado com um maior número de jogos.

Já é um avanço. Mas está longe do ideal. Não querendo contestar a poder da Globo e nem muito menos sua qualidade nas transmissões, que a nível tv aberta no Brasil, é algo indiscutível. Mas o problema todo é a falta de variedade e democracia.

Esse ano, por exemplo, teremos Flamengo, Corinthians e São Paulo na Libertadores, ou seja, primeira, segunda e terceira maiores torcidas do país. Pelo menos para Rio de Janeiro e São Paulo, todos os canais esportivos da família Marinho (não só a Globo como a Sportv também) deverão “fazer pouco caso” da Copa do Brasil. Prova disso é que a ESPN transmitirá o torneio, já dando um novo caráter a ele no anuncio na sua grade: “o mata-mata mais emocionante do Brasil”.

Na tv aberta, a Band também passará partidas da Copa do Brasil. Ou seja, tanto para assinantes de TV a cabo como para aqueles que só assistem os canais ‘gratuitos’, haverá certa disponibilidade de escolha.

Entretanto, o sonho mesmo é que outros canais possam transmitir qualquer torneio disputado em nosso país, mas com algo que não acontece hoje em dia: a livre escolha das partidas a serem acrescentadas a sua grade, e não apenas aquelas autorizadas pela emissora carioca.

Lógico que empresarialmente a gente sabe que trata-se de algo quase impossível de acontecer, pelo menos por agora. Mas o sonho de democracia é um sonho imortal.

Nenhum comentário: