health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Rei do Rio. Mas vamos com calma


Um fato inusitado e que há tempos não se via marcou a segunda-feira da Cidade Maravilhosa. Pelos menos nas ruas que esse blogueiro passa rotineiramente na Zona Norte. Pessoas com camisa do Botafogo, sorriso no rosto e, principalmente, um ar de felicidade, tranqüilidade e vida harmoniosa. O time de coração, enfim, deu motivos de alegria.

Se desde a conquista da Taça Guanabara de 2009, o papel da torcida alvinegra foi o de lamentação, nesse último fim de semana, com a vitória sobre o atual campeão da Série B, os botafoguenses pousaram como vitoriosos.

E tudo isso com uma grande contribuição dele, o que vem sendo aclamado por todos como o Rei do Rei. Joel Santana. Alegria contagiante, mas que não ignora a seriedade e o foco no trabalho. Muita conversa com os jogadores, assim como atenção e um tratamento paterno. Estão aí as virtudes do Natalino.

Mas tentando enxergar um pouco mais a frente. Não vemos no Joel uma possibilidade de desenvolvimento tático nas suas equipes. Por mais boa gente que possa ser, até mesmo inteligente, Joel tem uma carreira longa, e é no reflexo dessa longa trajetória, que sentimos que realmente não dá pra inspirar possibilidades de conquistas mais abrangentes como uma classificação para a Libertadores, por exemplo (seja através do título da Copa do Brasil ou do G4 no Brasileirão), ou até mesmo a conquista nacional mais cobiçada do Brasil.

Outro ponto importante a ser tocado, é quanto à limitação do elenco do Glorioso. Apesar do atual comandante reinar apenas no Estado, podemos puxar um exemplo recente (2007) onde o próprio Joel Santana pegou o Flamengo em situação complicada no Brasileirão e deixou, ao seu final, na zona de classificação para a Libertadores. Para que isso aconteça com o Bota, é preciso reforços, de preferência, os ‘pontuais’. Palavra da moda no vocabulário dos dirigentes.

Por mais que a Taça Guanabara tenha pompas de título, vale lembrar que na real, não passa de uma classificação a final do Campeonato Carioca. Ganhar mesmo, o Botafogo não ganhou nada.

2 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

a esperança é exatamente esta, que a diretoria não se iluda com título de guanabara, porque campeonato estadual não serve de parâmetro para comparar com competições nacionais....mais reforços devem chegar para qualificar o grupo e daí sim o Joel terá um leque maior de opções...

abraço!!

Felipe Delfim disse...

É isso aí, WH. Porque, do jeito que os botafoguenses comemoraram, parece que já levaram a temporada. Mas a coisa não é esta, pelo contrário. 2010 nem começou, e os objetivos do Botafogo não podem parar aí...

Mas realmente, com esse elenco, eu acho muito difícil conseguir alguma coisa maior do que isso, mesmo com o dedo do Joel na história toda.

Abração! :)

http://deprimafc.blogspot.com/