health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Times do Brasileirão, série A. Parte II

Seguindo com a analise das equipes que disputarão a serie A do Brasileirão, trazemos mais cinco clubes. São eles: Figueirense, Flamengo, Fluminense, Goiás e Grêmio.

FIGUEIRENSE

Na última década, um crescimento administrativo vem sendo a marca do Figueira. Em 1999, a situação era caótica. Dívidas em cima de dívidas e nem para a serie C o clube conseguia se classificar. No passar dos anos, um avanço impressionante passou a ser a marca da gestão administrativa de Norton Flores Boppré. Em 2007, o Figueira chegou a ser vice-campeão da Copa do Brasil. Nesse ano, o campeão Catarinense vem disputar a primeira divisão nacional pela sétima vez consecutiva com a missão de não ser mais um coadjuvante.

Hoje, trás como arma forte, uma estrutura considerável, com salários em dia e na medida do possível, fazendo times que mesmo que não sejam uma beleza federal, pelo menos não fazem a torcida passar vergonha. O destaque da equipe na opinião deste blogueiro é o meia Cleiton Xavier, responsável pela movimentação e pela ligação do meio para o ataque.

Na fase de pontos corridos, a equipe já teve como melhor colocação o sétimo lugar no ano de 2006.

Em minha opinião, disputará a Sul-Americana, mas sempre tendo que se esforçar, já que o campeonato desse ano deverá ser o mais alto nível dos pontos corridos.

FLAMENGO

A vida rubro-negra na história do campeonato brasileiro é marcada por ciclos. Na década de 80 fazia campanhas sensacionais com Zico e Cia. chegando a faturar quatro títulos na competição (80, 82, 83 e 87). Na década de 90, ainda obteve bons resultados como em 92, que pela quinta vez, sagrava-se campeão brasileiro. Mas daí pra frente, momentos ruins começavam a atormentar o espírito rubro-negro na Gávea. Desde o último título a equipe não soube mais os que é disputar uma final na competição e gestões desastrosas fizeram parte das notícias flamenguistas, além das angustiantes lutas contra o rebaixamento nos últimos anos. Neste ano, o momento é bom e mesmo perdendo seu técnico, o Fla tenta recomeçar a viver os bons tempos.

Tendo um time apontado por muitos como excelente e completo, a equipe esbanja por algo que há muito não se via na Gávea: peças de reposição que não comprometem tanto os titulares. Hoje é possível tirar um jogador como Marcinho e pôr um como Tardelli. Mas a solidez adquirida no setor defensivo não pode deixar de ser mencionada e como destaques, aponto os laterais (Juan e Léo Moura) que são úteis no ataque, e o goleiro Bruno, além do zagueiro, capitão e líder, Fábio Luciano.

Na época de pontos corridos, classificações medianas deixavam um sentimento desanimador nos torcedores, mas a arrancada do ano passado tirou o time do 23º lugar, deixando-o na 3ª posição, que além de garantir a classificação na Libertadores, marcou a melhor posição final desde 92, último ano que foi campeão.

Hoje, é uma incógnita. A troca de técnicos tira qualquer certeza dos analistas de futebol, mas como Caio Jr. (novo técnico rubro-negro) promete não mexer muito no time, pode ser candidato a mais uma Libertadores.

FLUMINENSE

O tricolor das Laranjeiras vem se aproveitando do alto dinheiro injetado por seu patrocinador para montar belos times no papel, que desafia o técnico Renato Gaúcho a pôr em prática todas as promessas de conquista da diretoria. Esse ano não foi diferente. Contratações em grande escala, remontaram quase por completo um time novo para o Flu que almeja Libertadores e Brasileirão.

Com jogadores galácticos para o nível brasileiro, chega a ser difícil apontar um destaque, mas como os lampejos de um jogador em especial costumam ser incríveis, ele merece ser apontado como o principal do elenco. Thiago Neves. Mas precisa saber que ainda não é um craque e que muito menos, será maior que o Fluminense. Outros jogadores também merecem ser citados como o zagueiro Thiago Silva e o meia Conca.

No ano passado fez sua melhor campanha na era pontos corridos. Mesmo não tendo objetivo algum na competição, já que o São Paulo havia disparado na classificação e para a Libertadores já havia assegurado uma vaga com a conquista da Copa do Brasil, ficou em 4º lugar ao final do campeonato.

Para mim, disputa novamente uma vaga na Libertadores 2009.

GOIAS

Com uma forma não muito desejada, o Goiás vem vivendo essa semana que antecede o Brasileirão. Após perder a classificação na Copa do Brasil para o Corinthians sendo goleado no Morumbi e perder a final do campeonato goiano para o Itumbiara, o time perdeu seu técnico para o Flamengo. PC Gusmão, que foi quem derrotou o time na final Estadual, pode ser o novo treinador, mas a diretoria sonha em ter Cuca novamente no comando esmeraldino, caso se confirme o desconforto vivido entre o técnico e a diretoria do seu atual clube, o Botafogo.

O destaque da equipe do Cerrado, não é nenhuma novidade. O meia Paulo Baier é o líder e o principal jogador do elenco, que ainda conta com jogadores como Alex Dias e o zagueiro Rafael Marques.

A melhor campanha da equipe na era dos pontos corridos, foi um 3º lugar no ano de 2005.

Pra mim, é outro candidato a uma vaga na Sul-Americana.

GRÊMIO

Sendo apelidado pelo meia Roger como time dos operários, o Grêmio quer chegar no nacional procurando melhorar seu desempenho neste ano de 2008, já que no Estadual, nem na final conseguiu chegar. E o técnico Celso Roth não vive o melhor dos momentos no tricolor e pode ser demitido caso o início da competição não agrade a diretoria.

Roger chegou para ser muito mais que um meia. Ele chegou para ser o grande craque da equipe além de líder e poder mais uma vez na carreira se livrar da fama de “chinelinho”. Não de forma integral, mas parcialmente, ele vem conseguindo realizar esses desejos e não vem despertando descrença dos torcedores, embora esteja longe de ser um ídolo. Mas mesmo assim, é o destaque da equipe ao lado do zagueiro Léo.

O Grêmio que sempre teve fama de ser um time de chegada, bem competitivo e complicado de ser derrotado, principalmente no Olímpico, teve sua melhor campanha na era de pontos corridos, no ano de 2006, quando voltou a disputar a serie A ficando em 3º lugar.

Inicialmente deverá ser um time para disputar a Sul-Americana, mas caso venha a contratar um técnico mais competitivo, pode, em minha opinião, disputar uma vaga na Libertadores.




Deixe esse post melhor. Faça um comentário.

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal a análise!! O Figueira creceu muito e já se firmou na Série A. Mesmo assim, não passará de uma zona intermediária. O Flamengo é uma das gratas surpresas!! Digo isso, pois o time entrava, no Brasileirão, apenas para não ser rebaixado. Agora, surge como um dos favoritos. Minto!! Caio Júnior?? Sem chances!! O Fluminense é um dos grandes favoritos, pois tem um bom elenco. Galácticos?? Eu não vejo assim!! O Goiás vai cair!! O destaque é Paulo Baier. Você foi muito generoso com vaga na Sulamericana. O Grêmio sim disputará vaga na Sulamericana!! O time não é bom e o momento é péssimo. O problema do Grêmio foi, sem dúvida, perder Mano Menezes.

Abração

snoopy em p/b disse...

wh,
boas análises.
amigão, passei mesmo para deixar meus parabéns pra você.
não pelo título carioca, mas pelo seu aniversário.
com um dia de atraso, e me desculpe por isso, fica aqui meu registro.

tudo de bom...

Ruy Moura disse...

Companheiro, estou triste... sniff... sniff... o teu mengão ganhou ao meu fogão!...

Tudo bem na faculdade?... Afinal ainda continua a haver um tempinho para o blogue...

Abraço grande com SAUDAÇÕES ESPORTIVAS

Anônimo disse...

Putz cara o blog sempre com boas atrações, caro amigo, tenho certeza que o Fla fará boa campanha, até porque tem um bom time, e como você mesmo disse qualquer setor tem reposição, e o tecnico por mais que mude o jeito do time jogar, a estrategia dará certo, pelo menos é isso que penso. Grande Abraço

Anônimo disse...

Wilson, vc recebeu o presente de aniversario q eu t mandei?

Ñ sei se vc vai gostar, é importado do México...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Chora mulambada
q eu o teu sonho já acaboooou
Libertadoreees
TEU CHORORôôôôôhhhh

AAAAAAAAHHHHHHH
KKKKKKKKKKKKKKKKK

Vlw wilsinhooooo

Zêro Blue disse...

O futebol carioca vem forte esse ano e creio que teremos pelo menos 2 dos grandes entre os 5.

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Notícias , fatos e fotos do Cruzeiro
Discussão fotos e links do Cruzeiro
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE