health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Times do Brasileirão, série A. Parte II

Seguindo com a analise das equipes que disputarão a serie A do Brasileirão, trazemos mais cinco clubes. São eles: Figueirense, Flamengo, Fluminense, Goiás e Grêmio.

FIGUEIRENSE

Na última década, um crescimento administrativo vem sendo a marca do Figueira. Em 1999, a situação era caótica. Dívidas em cima de dívidas e nem para a serie C o clube conseguia se classificar. No passar dos anos, um avanço impressionante passou a ser a marca da gestão administrativa de Norton Flores Boppré. Em 2007, o Figueira chegou a ser vice-campeão da Copa do Brasil. Nesse ano, o campeão Catarinense vem disputar a primeira divisão nacional pela sétima vez consecutiva com a missão de não ser mais um coadjuvante.

Hoje, trás como arma forte, uma estrutura considerável, com salários em dia e na medida do possível, fazendo times que mesmo que não sejam uma beleza federal, pelo menos não fazem a torcida passar vergonha. O destaque da equipe na opinião deste blogueiro é o meia Cleiton Xavier, responsável pela movimentação e pela ligação do meio para o ataque.

Na fase de pontos corridos, a equipe já teve como melhor colocação o sétimo lugar no ano de 2006.

Em minha opinião, disputará a Sul-Americana, mas sempre tendo que se esforçar, já que o campeonato desse ano deverá ser o mais alto nível dos pontos corridos.

FLAMENGO

A vida rubro-negra na história do campeonato brasileiro é marcada por ciclos. Na década de 80 fazia campanhas sensacionais com Zico e Cia. chegando a faturar quatro títulos na competição (80, 82, 83 e 87). Na década de 90, ainda obteve bons resultados como em 92, que pela quinta vez, sagrava-se campeão brasileiro. Mas daí pra frente, momentos ruins começavam a atormentar o espírito rubro-negro na Gávea. Desde o último título a equipe não soube mais os que é disputar uma final na competição e gestões desastrosas fizeram parte das notícias flamenguistas, além das angustiantes lutas contra o rebaixamento nos últimos anos. Neste ano, o momento é bom e mesmo perdendo seu técnico, o Fla tenta recomeçar a viver os bons tempos.

Tendo um time apontado por muitos como excelente e completo, a equipe esbanja por algo que há muito não se via na Gávea: peças de reposição que não comprometem tanto os titulares. Hoje é possível tirar um jogador como Marcinho e pôr um como Tardelli. Mas a solidez adquirida no setor defensivo não pode deixar de ser mencionada e como destaques, aponto os laterais (Juan e Léo Moura) que são úteis no ataque, e o goleiro Bruno, além do zagueiro, capitão e líder, Fábio Luciano.

Na época de pontos corridos, classificações medianas deixavam um sentimento desanimador nos torcedores, mas a arrancada do ano passado tirou o time do 23º lugar, deixando-o na 3ª posição, que além de garantir a classificação na Libertadores, marcou a melhor posição final desde 92, último ano que foi campeão.

Hoje, é uma incógnita. A troca de técnicos tira qualquer certeza dos analistas de futebol, mas como Caio Jr. (novo técnico rubro-negro) promete não mexer muito no time, pode ser candidato a mais uma Libertadores.

FLUMINENSE

O tricolor das Laranjeiras vem se aproveitando do alto dinheiro injetado por seu patrocinador para montar belos times no papel, que desafia o técnico Renato Gaúcho a pôr em prática todas as promessas de conquista da diretoria. Esse ano não foi diferente. Contratações em grande escala, remontaram quase por completo um time novo para o Flu que almeja Libertadores e Brasileirão.

Com jogadores galácticos para o nível brasileiro, chega a ser difícil apontar um destaque, mas como os lampejos de um jogador em especial costumam ser incríveis, ele merece ser apontado como o principal do elenco. Thiago Neves. Mas precisa saber que ainda não é um craque e que muito menos, será maior que o Fluminense. Outros jogadores também merecem ser citados como o zagueiro Thiago Silva e o meia Conca.

No ano passado fez sua melhor campanha na era pontos corridos. Mesmo não tendo objetivo algum na competição, já que o São Paulo havia disparado na classificação e para a Libertadores já havia assegurado uma vaga com a conquista da Copa do Brasil, ficou em 4º lugar ao final do campeonato.

Para mim, disputa novamente uma vaga na Libertadores 2009.

GOIAS

Com uma forma não muito desejada, o Goiás vem vivendo essa semana que antecede o Brasileirão. Após perder a classificação na Copa do Brasil para o Corinthians sendo goleado no Morumbi e perder a final do campeonato goiano para o Itumbiara, o time perdeu seu técnico para o Flamengo. PC Gusmão, que foi quem derrotou o time na final Estadual, pode ser o novo treinador, mas a diretoria sonha em ter Cuca novamente no comando esmeraldino, caso se confirme o desconforto vivido entre o técnico e a diretoria do seu atual clube, o Botafogo.

O destaque da equipe do Cerrado, não é nenhuma novidade. O meia Paulo Baier é o líder e o principal jogador do elenco, que ainda conta com jogadores como Alex Dias e o zagueiro Rafael Marques.

A melhor campanha da equipe na era dos pontos corridos, foi um 3º lugar no ano de 2005.

Pra mim, é outro candidato a uma vaga na Sul-Americana.

GRÊMIO

Sendo apelidado pelo meia Roger como time dos operários, o Grêmio quer chegar no nacional procurando melhorar seu desempenho neste ano de 2008, já que no Estadual, nem na final conseguiu chegar. E o técnico Celso Roth não vive o melhor dos momentos no tricolor e pode ser demitido caso o início da competição não agrade a diretoria.

Roger chegou para ser muito mais que um meia. Ele chegou para ser o grande craque da equipe além de líder e poder mais uma vez na carreira se livrar da fama de “chinelinho”. Não de forma integral, mas parcialmente, ele vem conseguindo realizar esses desejos e não vem despertando descrença dos torcedores, embora esteja longe de ser um ídolo. Mas mesmo assim, é o destaque da equipe ao lado do zagueiro Léo.

O Grêmio que sempre teve fama de ser um time de chegada, bem competitivo e complicado de ser derrotado, principalmente no Olímpico, teve sua melhor campanha na era de pontos corridos, no ano de 2006, quando voltou a disputar a serie A ficando em 3º lugar.

Inicialmente deverá ser um time para disputar a Sul-Americana, mas caso venha a contratar um técnico mais competitivo, pode, em minha opinião, disputar uma vaga na Libertadores.




Deixe esse post melhor. Faça um comentário.

6 comentários:

Klaus disse...

Muito legal a análise!! O Figueira creceu muito e já se firmou na Série A. Mesmo assim, não passará de uma zona intermediária. O Flamengo é uma das gratas surpresas!! Digo isso, pois o time entrava, no Brasileirão, apenas para não ser rebaixado. Agora, surge como um dos favoritos. Minto!! Caio Júnior?? Sem chances!! O Fluminense é um dos grandes favoritos, pois tem um bom elenco. Galácticos?? Eu não vejo assim!! O Goiás vai cair!! O destaque é Paulo Baier. Você foi muito generoso com vaga na Sulamericana. O Grêmio sim disputará vaga na Sulamericana!! O time não é bom e o momento é péssimo. O problema do Grêmio foi, sem dúvida, perder Mano Menezes.

Abração

snoopy disse...

wh,
boas análises.
amigão, passei mesmo para deixar meus parabéns pra você.
não pelo título carioca, mas pelo seu aniversário.
com um dia de atraso, e me desculpe por isso, fica aqui meu registro.

tudo de bom...

Rui Moura disse...

Companheiro, estou triste... sniff... sniff... o teu mengão ganhou ao meu fogão!...

Tudo bem na faculdade?... Afinal ainda continua a haver um tempinho para o blogue...

Abraço grande com SAUDAÇÕES ESPORTIVAS

Danilo Damasceno disse...

Putz cara o blog sempre com boas atrações, caro amigo, tenho certeza que o Fla fará boa campanha, até porque tem um bom time, e como você mesmo disse qualquer setor tem reposição, e o tecnico por mais que mude o jeito do time jogar, a estrategia dará certo, pelo menos é isso que penso. Grande Abraço

ADRIANO disse...

Wilson, vc recebeu o presente de aniversario q eu t mandei?

Ñ sei se vc vai gostar, é importado do México...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Chora mulambada
q eu o teu sonho já acaboooou
Libertadoreees
TEU CHORORôôôôôhhhh

AAAAAAAAHHHHHHH
KKKKKKKKKKKKKKKKK

Vlw wilsinhooooo

Carlão Azul disse...

O futebol carioca vem forte esse ano e creio que teremos pelo menos 2 dos grandes entre os 5.

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Notícias , fatos e fotos do Cruzeiro
Discussão fotos e links do Cruzeiro
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE