health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Times do Brasileirão, série A. Parte III

Ontem foi um dia triste para o futebol brasileiro. Vimos a desclassificação de Cruzeiro e Flamengo da Copa Libertadores da América, mas vida que segue. E seguindo a nossa vida, vamos cumprindo a promessa de analisar todos os times que disputarão a serie A do Brasileirão 2008. Hoje temos: Internacional, Ipatinga, Náutico, Palmeiras e Portuguesa.

INTERNACIONAL

Em 2006 foi o melhor time do mundo. Pronto! Só isso já impõe todo o respeito que lhe é merecido. Mas ainda podemos tornar essa conta mais gordinha: Antes do mundial, obviamente, foi campeão da Libertadores. Depois do continental, foi campeão da Recopa e nesse ano de 2008, aplicou a maior goleada já vista em finais no futebol brasileiro. A touca pra cima do Juventude foi de 8x1. Título incontestável, assim como é incontestável a força Colorada pra esse Brasileirão.

A equipe do Inter, como já foi atestado no parágrafo acima, é hoje uma das melhores do país. Fez um excelente campeonato Gaúcho e chega ao campeonato nacional pensando alto e traz como principal destaque, um dos meus candidatos a craque do Brasileirão: o lateral-volante-meia Alex, que foi o artilheiro do Gauchão. Seria crucial que o futebol europeu não estragasse a possibilidade da festa colorada com o jogador deixando-o terminar em nosso solo o campeonato. Outros destaques que não podem ser esquecidos são os jogadores Fernandão e Nilmar (atacantes), além do volante Guiñazu, que dá boa segurança a defesa e contribui com uma boa saída de bola.

A partir de 2003, quando o campeonato começou a ser disputado por pontos corridos, teve a sua melhor colocação nos anos de 2005 e 2006, quando foi vice-campeão. No ano 2005, é considerado por muitos o verdadeiro campeão, já que no Corinthians, quem conquistou o título no ano, foi descoberto esquema de corrupção além de, no jogo entre as equipes, pênalti claríssimo em cima de Tinga ter sido ignorado pelo arbitro.

Inevitavelmente, muitas pessoas colocam o Inter no grupo dos candidatos ao título, opinião cuja qual é compartilhada por mim.

IPATINGA

No futebol brasileiro recentemente, o Ipatinga é o responsável por uma das histórias mais curiosas. Chegou a ser a sensação do futebol numa equipe dirigida pelo técnico Ney Franco e comandada no campo por Valter Minhoca, Léo Medeiros e Cia. Hoje conseguiu acesso a elite do futebol nacional, em compensação, caiu para a serie B no campeonato mineiro. Terá uma vida dificílima nessa nova empreitada no Brasileirão 2008.

O meia Leandro Salino é minha aposta para ser o principal jogador da equipe, que conta com um time desconhecido, mas que pretende manter o Ipatinga em evidencia no cenário nacional.

É a primeira vez que o Ipatinga disputa serie A.

Pra mim, não conseguirá nada além da briga contra a degola.

NAUTICO

Por muitos apontados como candidato a queda para serie B no ano passado, o Timbu penou, sofreu, permaneceu por 21 rodadas na zona de rebaixamento, mas mesmo assim, teve o artilheiro da competição, Acosta, que hoje joga pelo Corinthians. Esse ano, a equipe vem com um novo plantel, porém, ainda possui o mesmo técnico da temporada passada, Roberto Fernandes. E promete ser algo a mais do que lutador na parte de baixo da tabela.

Como era de se esperar, os destaques da equipe do ano passado não estão mais no Náutico, mas esse ano outros reforços chegaram para tentar manter um nível. Como jogadores principais, podemos apontar o volante Paulo Almeida e o atacante Felipe.

Na era de pontos corridos, só disputou a serie A no ano passado ficando em 15º lugar.

Pra mim, este é mais um a brigar apenas para se manter na elite.

PALMEIRAS

Nessa serie de post’s que o “Futebol, Música e Etc” está fazendo, analisando os times da serie A do Brasileirão 2008, o Verdão fecha o trio que pra mim é dos times mais fortes do país (Cruzeiro foi analisado no primeiro post na segunda-feira e o Inter se encontra mais acima nesse). Campeão paulista e surpreendeu, pelo menos a mim, a forma que veio evoluindo do inicio da temporada até a final do campeonato Estadual.

Ninguém deve ter a ousadia de apontar algum destaque palestrino que não seja “El Mago Valdívia”. A cada dia que se passa, o chileno conquista mais o coração dos palmeirenses e aflora mais a antipatia dos rivais devido ao seu jeito debochado e provocador de jogar. Outros jogadores importantes no esquema são Diego Souza (meia) e Alex Mineiro (atacante). E merecem menção honrosa o goleiro Marcos que volta depois de seguidas cirurgias e também Vanderlei Luxemburgo, que além de ter acreditado bastante no goleiro pentacampeão do mundo, é também o melhor técnico no Brasil.

Com a formula de pontos corridos sendo oficial no campeonato mais importante do Brasil, o Palmeiras conseguiu como melhor colocação, o 4º lugar nos anos de 2004 e 2005.

Pra mim, vai disputar o título com Inter e Cruzeiro.

PORTUGUESA

O time que é adotado como o segundo de muita gente em São Paulo, está em festa no ano de 2008, pois volta a disputar uma primeira divisão, coisa que não acontecia desde 2002, que foi o último ano em que tivemos mata-mata no nacional. No campeonato paulista, fez uma campanha mediana e na Copa do Brasil já foi eliminado pelo Botafogo. Não vem forte, mas vem com vontade de confirmar a volta por cima.

Os melhores jogadores da Lusa na serie B 2007, não estão mais no time, como é o caso do goleiro Tiago, mas outros chegaram para não fazerem feio nessa volta da Portuguesa. O mais conhecido do time, é o atacante Christian. Outro destaque, é o meia Bruno Recife.

Desde que o campeonato passou a ser disputado em pontos corridos, é a primeira vez que temos a Lusa na primeira divisão. Mas não custa lembrar que outrora, mais precisamente no campeonato de 1996, foi vice-campeão, quando perdeu o título para o Grêmio.

Pra mim, ainda tem um caminho a percorrer nessa volta a elite, portanto, é mais um candidato a Sul-Americana.





Deixe esse post melhor. Faça um comentário.

3 comentários:

Carlão Azul disse...

Parabéns WH pela série interessante fazendo raio x de todos os postulantes ao título.

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Notícias , fatos e fotos do Cruzeiro
Discussão fotos e links do Cruzeiro
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

leo1984 disse...

Fala, Wh
Escrevi sobre os times do Brasileiro tb
Passa lá
Valeu!!!

Rafael Ramos disse...

Fala aê Wilson
Depois de tanto tempo, voltei a escrever no FALANDO DE VIDA
Faz uma visita e divulga para os amigos vlw