health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Mesa Redonda Virtual - 1ª edição



Após muita expectativa, pelo menos dos criadores Wilson Hebert, Danilo Damasceno e Luan Spinnuci, podemos dizer que a Mesa Redonda Virtual foi um sucesso. Tivemos 33 blogueiros cadastrados. E ontem no dia da estréia, tivemos pico de 14 participantes da maior rede de discussão de blogueiros, o que para uma estréia não é nada pouco.

Bom, vários assunto foram abordados e todos bem discutidos e esclarecidos por todos os participantes. Então vamos dar uma olhadinha no que rolou no debate:

Campeonatos Estaduais

A discussão começou pelo Paulista, onde vários temas foram bastante debatidos, como os melhores times. São Paulo e Corinthians foram os destaques na avaliação dos blogueiros presentes, que ainda apontaram o Santos como uma possível surpresa, pois tem um bom time. Já sobre o Palmeiras foi dito que o time é bem armado, tem um bom elenco, porém falta mais jogadores experientes e banco de reservas, principalmente para disputar a Libertadores.

Sobre o carioca, foi unânime a afirmação que Fla e Flu serão as equipes a serem batidas. Segundo os blogueiros de elite, o Mengo está a alguns passos à frente por ter mantido a base. Já Vasco e Botafogo podem correr por fora, porém tiveram seus elencos remontados e isso pode dificultar. Foi citado ainda o Americano como provável surpresa entre os pequenos.

Em Minas foi totalmente absoluta a opinião dos blogueiros quanto ao favoritismo do Cruzeiro, pois a equipe Celeste conta com um time forte, que joga bonito e é objetivo. Sobre o Galo, a opinião foi que o clube montou um bom time, bem melhor que o do ano passado. O América Mineiro também foi lembrado por ter montado um time experiente e que pode atrapalhar os grandes.

No Rio Grande do Sul, foi comentado sobre o favoritismo do Internacional, que pra muitos, além de ser o favorito a vencer o Gauchão, o Colorado também vem como favorito para todos os campeonatos que disputará esse ano, pois conta com um elenco forte e entrosado. Outro assunto que entrou em pauta foi a nova formula de disputa do regional dos Pampas, já que este ano o formato do torneio foi igualado ao do Carioca. Os blogueiros, além de terem concordado que a disputa no sul ficará melhor, ainda elegeram a tal formula do Cariocão como a melhor e a mais atrativa.

Copinha

Os jovens talentos não poderiam ficar de fora da pauta bloguística. O Corinthians se sagrou campeão com o surgimento de várias promessas, porém, o Atlético-PR também demonstrou ter peças de qualidade em seu elenco de juniores. Mas quando entramos nesse assunto, o que tomou maior proporção no debate foi a questão dos clubes não terem a capacidade de segurar esses meninos, tendo em vista que hoje no Brasil, apenas São Paulo e Cruzeiro tem cacife para não aceitarem propostas atraentes, já que os outros clubes estão endividados e não podem recusar boas ofertas de compra. E nesse quesito houve um consenso que, realmente hoje a política administrativa dos clubes é precária a amadora.

No meio do debate foi sugerido pelo blogueiro Ruben, que discutíssemos sobre as prefeituras que patrocinam e bancam clubes de futebol. Como exemplo foram citados o Volta Redonda, Itumbiara e Barueri.

Ruben enfatizou que por trás desses investimentos das prefeituras deve haver uma acompanhamento rigoroso para que seja um processo transparente. Porém, o mesmo enfatiza que ao invés de investir em somente um segmento, no caso o futebol, as prefeituras poderiam usar esse dinheiro para bancar centros de treinamentos para esportes olímpicos, o que no futuro daria ao Brasil a possibilidade de bons resultados, tanto em competições Pan-Americanas, como nas Olimpíadas, e até mesmo, ajudaria no desenvolvimento social dessa população. A discussão foi longa, mas no fim, a maioria concordou com o enfoque do Ruben, seguido pelo ponto de vista do companheiro Luan, que também enfatizou muito sobre o tema.

Pessoal, para vocês verem o quanto o debate é bom e saudável, e que os blogueiros sabem muito, hoje me deparei com a noticia que o Flamengo conseguiu patrocínio para a ginástica olímpica, e que a prefeitura de Niterói irá patrocinar o esporte rubro-negro com uma verba estimada de 70 a 80 mil reais, resumindo bem a idéia dos blogueiros na discussão sobre algumas prefeituras, como a de Niterói, investirem em um esporte olímpico.

Esporte Internacional

A Europa não foi esquecida pelos debatedores. Foram abordados assuntos como a eleição do melhor jogador do mundo, a proposta do City por Kaká e ainda a não convocação de Amauri para a seleção brasileira.

Sobre a escolha de Cristiano Ronaldo como melhor do mundo, a maioria achou justa, porém com ressalvas. Eu, por exemplo, opinei dizendo que o Kaká tem muito menos jogadores no seu time que o ajuda, então ele faz a diferença. Já o português conta com um grupo seleto de jogadores que podem decidir, então o peso em cima dele é menor. Vários pitaqueiros de elite disseram e concordaram que Cristiano Ronaldo, em decisões, some do jogo. Parece que treme. Já o Kaká, é incisivo em partidas importantes.

Falando em Kaká, foi levantada a questão da proposta milionária feita pelo clube inglês, Man City, e sobre a sua recusa. Os blogueiros se dividiram. Pouco mais da metade concordou que a recusa foi mais por marketing do que por amor ao clube, já que o dinheiro era muito e não tinha como rejeitar uma proposta daquela. Mas foi destacado na mesa redonda, que ninguém sabe o real valor, nem mesmo o que de fato ocorreu. Ainda existem muitas dúvidas sobre o caso.

E já nos momentos finais, abordamos sobre a não convocação do atacante Amauri da Juventus-ITA, para a seleção brasileira. Os blogueiros ficaram indignados com o assunto, já que concordam em numero, gênero e grau que ele é melhor do que a maioria dos atacantes convocados por Dunga. Por sinal, o treinador da seleção foi reprovado pela sua falta de capacidade técnica e pelo seu amadorismo ao seguir supostas ordens de Ricardo Teixeira para convocar fulano ou cicrano.

Enfim, a primeira Mesa redonda Virtual deu o que falar. Os temas foram muito bem aproveitados e a galera mostrou que entende da redonda. Gostaríamos de agradecer a todos que participaram, e que abrilhantaram o debate deste último domingo.

E já temos data marcada para os próximos debates:
dia 31/01/09(Sábado) a partir das 14:00hr que funcionará como um aquecimento para a Mesa Redonda dominical que será no dia 01/02/09 as 20:00hr.

Estaremos novamente debatendo sobre tudo que acontece no esporte.
Teremos novidades durante a semana. Fiquem atentos!

Se você quiser participar, é fácil. Basta adicionar no seu MSN como se fosse um contato, o endereço group38099@groupsim.com e pronto você já fará parte da Mesa Redonda Virtual.
Aicione e compareça!

E você pode fazer parte também da comunidade criada no orkut para o nosso chat.
Clique aqui e faça parte da Mesa Redonda Virtual. Também no orkut!

E pra quem ainda não viu a minha entrevista na estréia do quadro "Conhecendo a Vizinhança" no blog Pitacos do Bodaum clique aqui e confira.

6 comentários:

Anônimo disse...

Cara foi muito bom o papo da galera, a lamentar a minha ausencia mas quem tem criança pequena em casa sabe né?
Na proxima eu estarei lá com certeza, valeu abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Anônimo disse...

Amigo WH, por nosso blogs a galera vai perceber que trabalhamos sério, e com certeza esse nosso novo projeto será mais sério ainda, pois estamos nos dedicando ao maximo, por isso quero aqui te agradecer a oportunidade de estar com você nessa empreitada, com certeza crescerei muito com esse novo projeto e com a experiencia de trabalhar com você e com o Luan. Valeu Chefe risos.Abração

Fernando Gonzaga disse...

eu perdi a primeira edição, mas vou fazer um esforço para participar da próxima, só peço que me confirmem a data...

abraço!!

Zêro Blue disse...

Claro que tô no projeto e vou participar a qualquer momento que seja possível.

Uma ótima idéia de vcs, precisa ser apoiada pela totalidade dos blogueiros, pelo menos os de bom senso.

--

Concordo inteiramente com sua opinião sobre a EXISTÊNCIA do "rodízio de faltas" que visam tirar um craque de determinado time de ação. ALÉM DE TODOS OS MOTIVOS PELOS QUAIS ESSA PRÁTICA tem de ser combatida, EXISTE O LADO HUMANO, isso é uma TREMENDA maldade, UMA CONDUTA ANTI-DESPORTIVA que tenho certeza não parte somente dos atletas destes times que a praticam.

Abraços amigão.


Abraços e...
Saudações Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
ENTREM, DÊEM UMA ESPIADINHA E SINTAM-SE A VONTADE

André Rocha disse...

Wilson, assim que resolver algumas questões práticas para estar disponível aos domingos que não estiver trabalhando, também entrarei nessa.

E obrigado por citar o Futebol & Arte na entrevista no blog do Bodaum.

Abraço!

Anônimo disse...

É isso ai WH (nem sei se posso te chamar assim risos)a ideia ainda vai dar o que falar, com a colaboração e o empenho de todos o chat vai fazer muito sucesso
um abraço