health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Lamentações e falhas



Se o ano de 2010 não reserva as expectativas mais altas para o São Paulo dentre os brasileiros na Libertadores, certamente os são paulinos continuam sendo um dos adversários mais temidos por todos os times envolvidos na competição. Porém, para que possa tranqüilizar mais as outras equipes, na sua estréia fora de casa, o Tricolor Paulista mostrou erro gritante de marcação.

Para não dizermos que a partida contra o Once Caldas foi totalmente negativa, tivemos dois pontos positivos. Claro, Rogério Ceni mais uma vez marcando gol em cobrança de falta, que aliás, o coloca como artilheiro disparado do clube na história da competição com 11 gols. Mas há de se salientar que o arqueiro goleador contou com uma imensa pitada de sorte no desvio da bola ao passar pela barreira.

Outro destaque benéfico foi a boa atuação do meia Hernanes, que não vinha agradando como costumeiramente desde que chegou ao Morumbi. Principalmente no primeiro tempo, o meia lembrou bem o seu potencial aos torcedores.

Mas começada a segunda etapa, tudo veio por água abaixo.

No gol de empate dos colombianos, um erro gritante, absurdo e inaceitável. Numa cobrança de lateral, em plena região defensiva, Marcelinho Paraíba “brincou” ao tentar devolver a bola para Jorge Wagner com um passe de peito. Fazer isso, onde fez, com a marcação em cima, foi de extrema irresponsabilidade do meia atacante tricolor.

Por mais que houvesse falha no sistema defensivo e na marcação em cima dos atacantes adversários, fica complicado criticar os zagueiros diante da besteira cometida na reposição de bola em jogo no momento do gol de empate.

Os times brasileiros precisam fazer os jogadores entenderem de uma vez por todas, que certos erros não podem acontecer, sob hipótese alguma, numa competição como a Libertadores da América.

E como se não bastasse, Jorge Wagner não conseguiu manter o domínio da bola na linha de fundo durante jogada de ataque que resultou no gol da virada dos donos da casa. Vendo o vídeo acima, que mostra somente as jogadas dos três gols da partida, podemos chegar a conclusão que o time treinado por Ricardo Gomes (que não viajou com a delegação por motivos médicos) possui sérios problemas com cobrança de lateral.

Após o camisa 7 tricolor prender a bola e perdê-la, o Once Caldas viu uma avenida completamente com caminho livre para puxar o contra-ataque. Falta total de cobertura pelo lado direito, setor entregue aos cuidados de Cicinho, que além de não fazer bem a proteção, ainda tomou um drible de Dayro Moreno.


E para não parecer que o resultado final se deu apenas por falhas dos brasileiros, os colombianos tiveram, sim, suas virtudes na vitória. Atenção e esperteza contra a desatenção e lerdeza dos visitantes. E claro, rapidez e habilidade, principalmente no segundo gol. A arrancada de Moreno, o drible desconsertante em Miranda e Jean, embelezaram o lance que fechou as contas no Palogrande.

No Morumbi, o time até pode se impor e conseguir vencer e convencer, mas a continuar tendo essas falhas bisonhas, primárias e inaceitáveis, ainda mais fora de casa, o percurso dessa caminhada na Libertadores será complicado. Ricardo Gomes, atenção com esse lado direito. Se o Cicinho não tem como fazer a proteção, que alguém seja deslocado para tal função.

ERRATA: No primeiro parágrafo constava a palavra "estréia" dando a entender que fosse o primeiro jogo do São Paulo na Libertadores. Na verdade, a intenção foi assinalar quanto ao primeiro jogo 'fora de casa'. O erro já foi corrigido.

2 comentários:

Michel Farias disse...

Foi um jogo que o sistema defensivo errou, o São Paulo falhou muito, o tricolor jogou até melhor que o Once Caldas mas quando a equipe precisou do Washington ele mais uma vez perdeu um gol na cara, e aquela máxima do futebol não perdoa, quem não faz leva e foi isso que aconteceu. Mas o São Paulo tem três pontos pq derrotou o Monterrey na primeira rodada da Libertadores, não ficou tão ruim assim.

Abraços!!!

http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

Cesar Abrantes disse...

Não consigo entender o fraco desempenho do São Paulo nesse início de temporada. Eles montaram um bom time, mas não tem encaixado.

Acho que o Ricardo Gomes não durará mt tempo não.

Grande abraço