health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Camarões


No passado nem tão distante, Roger Milla. No presente, o Leão Africano Samuel Eto’o, destaque da Inter de Milão e que pode nesse sábado se sagrar campeão da UCL. Não restam dúvidas que a Seleção Camaronesa de Futebol, que foi a boa surpresa da Copa de 1990, tem seu poderio em formar grandes jogadores, consequentemente, bons times na sua seleção nacional.

E no continente africano é uma das mais respeitadas e temidas. E não é pra pouco. Já faturou a Copa Africana das Nações quatro vezes e faturou quatro ouros nos jogos pan-africanos. Veremos aqui como Camarões chega para a sua sexta participação em Copas.

Nas Eliminatórias, os Leões Indomáveis participaram fazendo parte do grupo um, isso já na segunda fase por estarem entre as 43 africanas melhores colocadas no ranking FIFA. Além deles, havia no grupo Cabo Verde, Tanzânia e Ilhas Mauricio.

Com uma chave nada complicada, Camarões ainda surpreendeu ao empatar uma partida, que foi contra a Tanzânia, no dia 14 de junho de 2008, que acabou 0x0. Todas as outras foram vencidas, algumas até com certa folga no placar. Tudo isso resultando numa campanha com 16 pontos somados em 18 disputados e uma tranquila classificação pra fase final da disputa por vagas na Copa.

Na última etapa da competição, os camaroneses freqüentaram novamente o grupo um, que dessa vez contava também com Gabão, Togo e Marrocos. Mais uma boa campanha, embora dessa vez com uma derrota na conta, além de outro empate e mais quatro vitórias. Como os líderes das chaves garantiam suas vagas, Camarões carimbou seu passaporte ao terminar na frente, na chave A.

Já na Copa Africana de Nações, disputada esse ano em Angola, o sucesso de Camarões não foi o mesmo. No grupo D, pegou pela frente Gabão (reencontro das Eliminatórias), Tunísia e Zâmbia. Essa última foi a que fez campanha idêntica a dos camaroneses, com quatro pontos, vencendo uma, empatando uma e perdendo outra, fazendo e tomando cinco gols.

E já nas quartas-de-final os Leões Indomáveis foram domados pelos egípcios. Embora fosse u m jogo decisivo, Egito não tomou conhecimento dos adversários e lhes aplicaram uma boa vitória por 3x1. Na sequência acabaram campeões com os camaroneses vendo tudo de casa.

Confira os jogos de Camarões na primeira fase da Copa do Mundo 2010:

14/06, às 11h00 – Japão x Camarões [Bloemfontein]
19/06, às 15h30 – Camarões x Dinamarca [Pretória]
24/06, às 15h30 – Camarões x Holanda [Cidado do Cabo]


O time base de Camarões joga mesmo no 4-4-2 e seus titulares ao inicio do Mundial devem ser: Kameni; Nkoulou, A. Song, R. Song e Assou-Ekotto; Nguemo, Geremi, Emana e Makoun; Samuel Eto’o e Webó. Tec.: Paul Le Guen.

Como dito no inicio desse post, Camarões é uma das seleções africanas mais respeitadas no mundo do futebol. A partir disso, devemos colocá-los na posição de sombra dos dinamarqueses, podendo até roubá-los a segunda vaga do grupo. Mas claro, Holanda também deve tomar cuidado.

Abaixo as duas camisas de Camarões para a disputa:


Promessa de 18 anos cortada da Copa

É o jovem Jacques Zoua, jogador do FC Basel, que ficará fora da Copa do Mundo por uma lesão no tendão. Ele se lesionou nesse último fim de semana na partida que marcou o encerramento da temporada, quando seu time venceu os Young Boys por 2x0.

Zoua já havia disputado o Mundial Sub-20 por sua seleção e seria um dos estreantes na Copa do Mundo por seu país. Em novembro o jovem atleta iniciou sua trajetória no futebol suíço.

E esse período próximo da Copa tem sido marcado por jogadores cortados devido a sérias lesões. Os casos mais badalados são os de David Beckham da Inglaterra e Michael Ballack da Alemanha.

Clique aqui e confira as demais campanhas de Camarões nas Copas pelo blog Fut F-1

Mas o craque da seleção está mais do que confirmado para pisar em gramados sul-africanos. Abaixo um vídeo com gols de Samuel Eto’o por seu clube, a Inter de Milão.

Um comentário:

Persio Presotto disse...

Embora não seja tão tradicional, o futebol africano merece respeito, sempre! Abs, PP