health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Brasil


Chegou a vez do Brasil em nosso especial. O país que pode ser classificado como “o do futebol”. O povo é fanático, vive o esporte, intensifica cada acontecimento. E a seleção... Bom, é a mais vitoriosa do mundo. É a única a ter cinco títulos mundiais.

E o brasileiro tem suas peculiaridades. Uma delas é a falta de patriotismo no seu dia-a-dia habitual. Mas em ano de Copa do Mundo, a coisa muda totalmente. Ruas são enfeitadas, muros são pintados, locais residenciais são fechados e famílias saem das suas casas para celebrarem um momento que sempre marca as respectivas vidas. É o mês que, de quatro em quatro anos, transforma uma nação de tamanho continental num povo patriota.

E esse sentimento é exaltado pelo técnico Dunga. Logo que assumiu, teve que enfrentar muitos questionamentos e muitas críticas, não apenas por nunca ter sido técnico, mas também, pelo seu jeito deveras sério e fechado. A desconfiança era algo completamente natural. Mas sob seu comando, logo de cara vieram as conquistas.

A começar pela Copa América no ano de 2007, ocorrida na Venezuela. Os brasileiros fizeram parte do grupo B que também tinha Chile, Equador e México. Dentro da chave, ficaram apenas em segundo com seis pontos, atrás dos mexicanos, que foram líder com sete.

Na segunda fase, pelas quartas de final, eliminaram o Chile com uma goleada por 6x1 que apagava qualquer eventual dúvida sobre o time graças a campanha não muito convincente da primeira fase. Na semifinal, após empate em 2x2 com o Uruguai, vitória nos pênaltis por 5x4.

E na final, um clássico de tirar o fôlego vencido pelo Brasil por 3x0 com gols de Julio Baptista, Ayala contra e Daniel Alves fechando o placar e trazendo a primeira conquista na era Dunga no comando da seleção.

Depois veio a Copa das Confederações, em meado a reta final das Eliminatórias. Fazendo parte do grupo B, que também tinha Egito, EUA e Itália, a Seleção Canarinho fez uma campanha impecável com três vitórias em três jogos. Bateu a África do Sul nas semifinais, os donos da casa, e fizeram jogo duro com os EUA que quase venceram, mas que no final das contas deu mesmo Brasil, coroando a segunda conquista do mais novo treinador no cenário futebolista.

Poucos meses depois, a conclusão do torneio qualificatório para a Copa do Mundo 2010. E para não deixar rastro de dúvidas. Primeiríssimo lugar com 34 pontos somados, nove vitórias, sete empates e apenas duas derrotas terminando como melhor ataque e melhor defesa da disputa.

Ou seja, no resumir dos fatos que acompanharam essa campanha pré-Copa da Seleção, podemos chegar a conclusão que Dunga e seus comandados, time mantido, dentro da coerência adotada pelo treinador, chegam com 100% de aproveitamento em terras sul-africanas. Será que as contestações que ainda cismam em existir possuem alguma razão?

Abaixo os dias e horários em que o país se mobilizará na primeira fase da Copa:

15/06, às 15h30 – Brasil x Coréia do Norte [Johanesburgo]
20/06, às 15h30 – Brasil x Costa do Marfim [Johanesburgo]
25/06, às 11h00 – Portugal x Brasil [Durban]

O time base brasileiro joga no 4-4-2 sua escalação inicial deve ser: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Luis Fabiano e Robinho. Tec.: Dunga.

O Brasil não é apenas candidato a terminar seu grupo na liderança, mas sim, de terminar a Copa do Mundo como campeão.

Abaixo foto das duas camisas brasileiras para a Copa:


Mudança de postura

Luis Fabiano hoje é considerado peça chave no esquema de Dunga, um jogador imprescindível. E sua história na Seleção começou a ser escrita a partir do momento que ele assegurava a condição de assumir a posição que Ronaldo deixava vazia, que era a de centroavante do Brasil. Mas para essa conquista, foi preciso uma mudança:

"Meu problema não era fora de campo, eu não tinha polêmica e não gosto de sair para balada. Eu era explosivo nos jogos. Não aceitava perder e nem tomar porrada, eu ia para o revide e para a briga. Consegui conter um pouco essa volúpia, esse ímpeto. Hoje, consigo me controlar mais em campo. Não sou mais menino. Tenho 29 anos, com outra cabeça. Agradeço a todo mundo que me ajudou.”

E em entrevista coletiva realizada na concentração brasileira na África do Sul, o atacante, hoje no Sevilla, ressaltou que o São Paulo foi etapa fundamental nesse processo de mudança na postura dentro de campo:
“Na época do São Paulo, cheguei a falar com psicólogo. Era normal tomar um vermelhinho a cada dois jogos. Mas consegui amadurecer e estou mais confiante em minhas possibilidades. Sei a importância que tenho dentro da seleção O pessoal lá do clube conseguiu me ajudar, porque hoje sou outro Luís Fabiano. Minha
família também foi importante. E tive técnicos dispostos a ajudar".
Clique aqui e veja o histórico do Brasil nas Copas pelo blog Fut F-1

Abaixo um vídeo especial apresentando os 23 escolhidos de Dunga para nos representar na Copa:

Nenhum comentário: