health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Sérvia


A maior curiosidade em torno da Sérvia é que se trata de um país bem jovem, com apenas quatro anos. Em 2006, Sérvia e Montenegro se dissolveram antes mesmo da Copa do Mundo disputada na Alemanha, mas jogaram de forma unificada, pois assim disputaram as Eliminatórias e assim conquistaram a vaga.

Mas quando ainda era um país unificado, já conseguiu importantes feitos como um terceiro lugar na Copa de 1930 no Uruguai, quarto lugar na Copa do Chile, em 1962 e dois vices na Eurocopa. No futebol do país, existem dois times grandes. Um deles é o Estrela Vermelha, que foi campeão europeu e mundial em 1991. O outro é o Partizan, que foi vice-europeu em 1966.

E o ano de 2010 ganha contornos especiais para essa nação. O futebol, como esporte popular que é para os sérvios, apresentará a primeira chance de aparição mundial após a separação com Montenegro. Veremos aqui como foi a campanha pré-Copa da Seleção Sérvia de futebol.

Nas Eliminatórias da Europa, as Águias Brancas (como são chamados) fizeram parte do grupo sete. Os outros componentes eram França, Ilhas Faroe, Lituânia, Áustria e Romênia. A campanha dos sérvios foi muito boa e superou até mesmo a da França, favorita a terminar como líder da chave. Foram sete vitórias, um empate e duas derrotas, dando um total de 22 pontos conquistados.

Como destaque, podemos citar o penúltimo jogo da disputa, quando a Sérvia bateu a Romênia pelo placar de 5x0 e ali carimbava seu passaporte para a disputa na África do Sul, já que nesse jogo chegaram aos 22 pontos, enquanto a França, apesar de ter vencido nessa rodada também, chegou aos 18, só podendo atingir no máximo, 21.

Em outras Eliminatórias, a da Eurocopa 2008, a Sérvia fez parte do grupo A, que também tinha Polônia, Portugal, Finlândia, Bélgica, Cazaquistão, Armênia e Azerbaijão.

A campanha dos sérvios não foi suficiente. Com 24 pontos em 14 jogos, ficaram apenas em terceiro da chave, atrás de Polônia e Portugal e não conseguiram vaga para a disputa que aconteceu na Áustria e na Suíça.

Abaixo você acompanha os horários, datas e locais dos jogos da Sérvia na primeira fase dessa Copa do Mundo:

13/06, às 11h00 – Sérvia x Gana [Pretória]
18/06, às 08h30 – Alemanha x Sérvia [Port Elizabeth]
23/06, às 15h30 – Austrália x Sérvia [Nelspruit]

O time base da Sérvia joga no 4-4-2 e sua escalação inicial na Copa deve ser: Stojkovic; Ivanovic, Vidic, Lukovic e Obradovic; Krasic, Stankovic, Miljas e Kacar; Jovanovic e Zigic. Tec.: Radomir Antic

Poderia ter algumas duvidas rondando em torno do seu nome na hora de apostas, pois nas Eliminatórias para a Eurocopa 2008 foi muito mal, perdendo até para o Azerbaijão em um dos jogos. Mas se recuperou bem nas Eliminatórias para a Copa e alcançou a liderança num grupo que tinha França. Está pouca coisa a frente de Gana para conseguir a segunda vaga do grupo, podendo até, passar pelas oitavas.

Abaixo, foto da camisa da Sérvia para a Copa 2010:


Desfalque considerado para a Copa

Um nome certo para a lista do técnico Radomir Antic não poderá participar da Copa do Mundo 2010. O zagueiro Ivica Dragutinovic se lesionou gravemente no seu tendão de Aquiles esquerdo, durante um treino do Sevilla, sua equipe, em abril desse ano. Como a sua recuperação será longa, já está praticamente descartado da convocação para o Mundial.

Sua avaliação e possível cirurgia serão feitas pelo mesmo médico que cuidou do inglês David Beckham, Sakari Orava.

A FIFA definiu que as seleções participantes da Copa deverão divulgar uma lista com no máximo 30 nomes até terça (11/05) A entidade máxima do futebol irá divulgar essas listas com pré-convocados em seu site no dia 13 de maio.

Clique aqui e confira a campanha de Sérvia e Montenegro na Copa 2006 pelo blog Fut F-1

Abaixo, vídeo com todos os gols da Sérvia nas Eliminatórias

Nenhum comentário: