health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Austrália


Hoje o Blogosfera na África tem a honra de falar da seleção dona da maior goleada já imposta na história do futebol internacional. Trata-se da Austrália, que já venceu a Seleção de Samoa Americana pelo placar de 31x0. Nenhuma economia de gols para uma mesma partida...

Outro fato curioso é que a Austrália também é a primeira seleção a mudar de continente. Ainda fazendo parte da Oceania, conseguiu classificar-se para as Copas de 1974 e 2006, em ambas, tendo que passar pelo sistema de repescagem. Disputando a primeira eliminatória pela Ásia, conseguiu de forma inédita uma vaga para a Copa do Mundo sem passar por jogos “extras”. Veremos aqui como foi essa campanha pré-África 2010.

Nas Eliminatórias da Ásia, a Austrália iniciou sua primeira participação já na terceira fase por ser uma das 11 melhores do continente no ranking FIFA. Fez parte do grupo 1 que também tinha Qatar, Iraque e China. Terminou em primeiro da chave vencendo três jogos, empatando um e perdendo dois.

Na fase final da disputa de qualificação, os australianos novamente fizeram parte do grupo 1, dessa vez tendo como adversários o Bahrein, o Japão, o Qatar e o Uzbequistão. Destaque para a goleada por 4x0 frente ao Qatar.

Terminando como líder do grupo com 20 pontos somados em seis vitórias e dois empates, carimbou seu passaporte para a África do Sul.

Outra competição que o time dos socceroos disputou nessa campanha pré-Copa foi a Copa da Ásia no ano 2007, que teve como sedes Indonésia, Tailândia, Malásia e Vietnã.

A Austrália fez parte do grupo A e disputou com Iraque, Oman e Tailândia. Terminou como vice-líder da chave atrás do Iraque, somando quatro pontos em nove disputados, mesma pontuação da Tailândia, mas com saldo de gols melhor.

Nas quartas-de-final pegou logo o Japão pela frente, um dos bichos papões do continente. E após empatar em 1x1 no tempo normal, foi eliminada nos pênaltis por 4x2.

Veja abaixo as datas e horários dos jogos da primeira fase da Austrália na Copa do Mundo 2010:

13/06, às 15h30 – Alemanha x Austrália [Durban]
19/06, às 11h00 – Gana x Austrália [Rustenburgo]
23/06, às 15h30 – Austrália x Sérvia [Nelspruit]


O time base da Austrália joga no 4-4-2 e sua escalação inicial deve ser: Schwarzer; Neill, Moore, Cahill, Culina; Wilkshire, Kennedy, Kewell, Grella; Holman, Bresciano. Tec.: Pim Verbeek.

O técnico Pim Verbeek começou seu trabalho a frente da Seleção Australiana exatamente nas eliminatórias. Nos primeiros jogos da disputa não conseguia impor um bom plano de jogo, que só veio a surgir já na fase final. Existe a dúvida se um dos principais jogadores do time, o meia Kewell, recuperado há pouco tempo de lesão, será de fato convocado. Sendo assim, contribui para deixar a segunda vaga do grupo em aberto.

Abaixo foto do uniforme australiano produzido com poliéster de garrafas recicladas (ecologicamente correto, porém de gosto duvidoso):


O meia Harry Kewell luta para ter condições de ser convocado

O meia Kewell, que se lesionou em dezembro de 2009 e ficou grande tempo parado, corre contra o tempo na sua recuperação para estar apto a ser convocado por Verbeek para a disputa da Copa. Seu maior obstáculo é que não há tantos jogos antes da lista para chegar perto da sua forma física ideal.

"Essa lesão veio num momento ruim para mim, então tenho que trabalhar duro para tentar garantir uma vaga. Essa é a minha chance de mostrar para o clube que sou capaz. Eu sinto que posso jogar. Eu só precisava de um pouco de descanso para colocar meu corpo de novo em forma. Agora estou em forma, então estou
realmente animado para a Copa do Mundo."

Caso tenha condições e possa jogar pela sua seleção na Copa do Mundo, Kewell, de 31 anos, será peça fundamental no setor ofensivo, já que o atacante Mark Viduka, outro astro desse time que vem junto desde o Mundial 2006, se aposentou.

Clique aqui e confira pelo blog Fut F-1 as outras duas participações australianas em Copas do Mundo.

Abaixo vídeoclip especial da Austrália na Copa do Mundo 2010

Nenhum comentário: