health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Eslováquia



Nesse post o “Futebol Música Etc”, através do Blogosfera na África, vem falar da campanha pré-Copa de mais uma seleção pertencente a um jovem país. A Eslováquia, ou República Eslovaca, já foi parte da Grande Moravia, do Reino da Hungria, do Império Habsburgo, da Monarquia Austro-Húngara e, por fim, da Tchecoslováquia. Até que apenas em 1993 conseguiu sua independência naquilo que ficou conhecido como “Divórcio de Veludo”.

Deixando um pouco a aula de história de lado e partindo para o futebol. Certamente a Eslováquia é uma seleção que ainda está na fase inicial da sua escrita dentro do esporte. Como vocês verão a seguir nesse texto, pela primeira vez na sua recente história conseguiram uma classificação para a Copa do Mundo. Veremos como foi.

No dia 14 de outubro de 2009 uma página marcante pelas Eliminatórias Européias. O ápice. Claro, trata-se de um time modesto e que, pelo menos no momento, ainda não possui a condição de almejar grandes conquistas como um título. Mas o fato de carimbar seu passaporte para a África do Sul já pôde ser muito comemorado.

E isso depois de passar por um grupo 3 complicado que tinha na disputa, além da própria Eslováquia, a Eslovênia, a República Tcheca, a Irlanda do Norte, Polônia e San Marino.

Os eslovacos conseguiram superar todas as adversidades e terminarem na primeira colocação deixando Republica Tcheca e Eslovênia para trás. Somaram 22 pontos com sete vitórias, um empate e duas derrotas. Destaque para a goleada por 7x0 contra San Marino na sexta rodada.

Em outra disputa qualificatória, dessa vez visando a Eurocopa, o sucesso não foi o mesmo, ou melhor, nem foi. Fazendo parte do grupo D, os eslovacos conseguiram apenas a quarta colocação (sendo que apenas os dois primeiros se classificavam).

Abaixo as datas e horários dos jogos da Eslováquia na primeira fase da Copa:

15/06, às 08h30 – Nova Zelândia x Eslováquia [Rustenburgo]
20/06, às 08h30 – Eslováquia x Paraguai [Bloemfontein]
24/06, às 11h00 – Eslováquia x Italia [Johanesburgo]

O time base joga no 4-4-2 e a escalação ao inicio do Mundial deve ser: Mucha; Salata, Michalik, Skrtel e Pekarik; Kozak, Weiss, Stoch e Hamsik; Sestak e Holosko. Tec.: Vladimir Weiss

Chegam para disputar com o Paraguai a segunda colocação, considerando que a Itália é a favorita para alcançar a liderança. Mas os paraguaios levam pequena vantagem. E caso passem, não devem ter vida longa na Copa, já sendo eliminados logo nas oitavas.

Abaixo a foto com as duas camisas da Eslováquia para a disputa:


Zagueiro eslovaco acredita em zebra

Peter Pekarik tem apenas 23 anos. Sua estréia pela seleção eslovaca foi em 2006. De lá pra cá, acumulou 20 partidas defendendo seu país com um gol marcado. E ele afirma que chegar à África do Sul sem a mesma responsabilidade de uma grande seleção é totalmente benéfico.

"Para um país pequeno como o nosso, é sensacional conseguir a classificação. Não temos nada a perder na África do Sul e não há pressão sobre nós. Talvez possamos fazer algum barulho."

O jovem atleta atua no Wolfsburgo, que também conta com os brasileiros Grafite e Josué. Sua equipe conquistou a Bundesliga (Campeonato Alemão) na temporada 2008/2009. Pelo Zilina, clube de seu país, conquistou o Campeonato Eslovaco em 2006/2007.

Clique aqui e leia mais curiosidades sobre a seleção eslovaca

E como trata-se de um país gentil, pelo menos no meio futebolístico, eles produziram um trailer de sua seleção na Copa do Mundo, dando também um ar sugestivo de mais uma edição do maior torneio de futebol do planeta. Acompanhe abaixo:



Nenhum comentário: