health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Japão


Os japoneses possuem fama na inteligência e na grande aplicação na área de tecnologia. Não à toa de lá surgem grandes indústrias no ramo de eletroeletrônicos, informática e siderúrgicas capazes de fazer frente às grandes corporações norte-americanas. Outra força do país é mais diretamente ligada a economia. A Bolsa de Valores de Tóquio é uma das mais fortes e poderosas do mundo.

Mas quando o assunto é esporte geralmente as lutas conhecidas como artes marciais ganham de goleada no gosto popular. O judô, o karatê, o kendo e o sumo são os mais praticados. Mas durante a era Meiji o futebol e o basebol se popularizaram de vez, porém, permanecendo com a aceitação ainda acanhada. Até que no final dos anos 80, o brasileiro Zico chegou ao Japão e aumentou de forma monstruosa o gosto do japonês pela modalidade mais popular do planeta.

Após duas participações veremos aqui como os nipônicos chegam para a sua terceira Copa do Mundo.

Por estar entre as 11 melhores seleções asiáticas no ranking FIFA, o Japão já começou a disputar o torneio qualificador do continente na terceira fase integrando o grupo 2, que também tinha Bahrein, Omã e Tailândia.

Em seis jogos os “Daihyo” venceram quatro, perdendo um e empatando outro. Somaram 13 pontos ficando na liderança do grupo e progrediram para a fase final das Eliminatórias.

Na sequencia, com os 10 classificados divididos em dois grupos de cinco, o Japão teve pela frente na chave a Austrália (que pela primeira vez disputava pela Ásia), o Bahrein novamente, o Qatar e o Uzbequistão. Somando 15 pontos em oito jogos, os japoneses conseguiram sua vaga, mesmo ficando em segundo no grupo atrás da Austrália que somou 20.

Na Copa da Ásia, que aconteceu em 2007 com quatro sedes (Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã), os naturais da Terra do Sol Nascente ficaram no grupo B, com um país-sede, o Vietnã, além do Qatar e dos Emirados Árabes.

Fizeram uma campanha invicta quando em três jogos, venceram dois e empataram outro. Somaram sete pontos e ficaram com a liderança da chave, se classificando para a fase de mata-mata.

Nas quartas-de-final enfrentou a Austrália, que logo nos primeiros anos de continente asiático já se tornaria um adversário a ser batido pelos japoneses. Em partida única, a decisão acabou empatada em 1x1 e nos pênaltis o Japão conseguiu vencer por 4x2.

Na semifinal confronto contra a Arábia Saudita e a eliminação. Derrota por 3x2 que levou o Japão a disputa pelo terceiro lugar da competição contra a outra eliminada das semi, A Coréia do Sul. Após empate em 0x0, os japoneses perderam nos pênaltis por 6x5.

Abaixo você vera dias e horários dos jogos japoneses na primeira fase da Copa:

14/06, às 11h00 – Japão x Camarões [Bloemfontein]
19/06, às 08h30 – Holanda x Japão [Durban]
24/06, às 15h30 – Dinamarca x Japão [Rustenburgo]


O time base do Japão ao início da primeira fase deve jogar no 4-4-2 e sua escalação tende a ser: Kawashima; Uchida, Nakazawa, Marco Túlio e Nagatomo; Hasebe, Endo, Matsui e Nakamura; Tamada e Okazaki. Tec.: Takeshi Okada.

Holanda e Dinamarca despontam, de forma natural, como favoritas do grupo. Japão precisará se superar para fazer frente e roubar a vaga de uma das européias da chave. E mesmo que se classifique, não deverá ter vida longa no Mundial.

Abaixo as duas camisas japonesas para a disputa na África:


Dentre os 23 convocados, um desconhecido brasileiro

Quando o técnico japonês anunciou os 23 convocados para a disputa da Copa do Mundo, um nome certamente chama atenção dos brasileiros que se deparam com a lista. Trata-se do zagueiro Marco Túlio, paulista de nascimento, mas que nunca atuou no futebol do Brasil.

De resto, toda a convocação foi recebida sem surpresas já que todos os nomes eram o que esperava a imprensa japonesa. A seleção ainda fará três amistosos preparatórios: dia 24 recebe a Coréia do Sul e depois, já em território africano duela contra Inglaterra e Costa do Marfim.

Confira abaixo os relacionados:

Goleiros: Seigo Narazaki (Nagoia Grampus), Eiji Kawashima (Kawasaki Frontale) e Yoshikatsu Kawaguchi (Jubilo Iwata)

Defesa: Yuji Nakazawa (Yokohama Marítimos), Marcus Tulio Tanaka (Nagoia Grampus), Yuichi Komano (Jubilo Iwata), Daiki Iwamasa, Atusuto Uchida (Kashima Antlers), Yasuyuki Konno e Yuto Nagatomo (FC Tokyo).

Meio-campo: Shunsuke Nakamura (Yokohama Marítimos), Yasuhito Endo (Gamba Osaka), Kengo Nakamura, Junichi Inamoto (Kawasaki Frontale), Yuki Abe (Urawa Red Diamonds), Makoto Hasebe (Wolfsburg/ALE), Keisuke Honda (CSKA Moscou/RUS) e Daisuke Matsui (Grenoble/FRA).

Ataque: Shinji Okazaki (Shimizu S-Pulse), Keiji Tamada (Nagoia Grampus), Yoshito Okubo (Vissel Kobe), Kisho Yano (Albirex Niigata) e Takayuki Morimoto (Catania/ITA).

Clique aqui e veja as participações do Japão em demais Copas pelo blog Fut -F-1

Abaixo um vídeo com fotos da seleção japonesa:

Um comentário:

Persio Presotto disse...

Muito bom, senhor Hebert! Saudade de vc! abraço, pp