health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Nova Zelândia


A Nova Zelândia é uma seleção privilegiada no seu continente. Agora que a Austrália mudou-se para a Ásia, passou a ser a maior força da Oceania. Como vocês verão mais adiante, por ser o melhor país (com sobras) da região no ranking FIFA, é a única a entrar nas Eliminatórias apenas na terceira fase, permanecendo a espera dos vencedores na disputa da primeira e da segunda etapa, quando num total de 10 seleções, restam apenas três a disputarem a vaga para a repescagem com os asiáticos.

Mas quando a sua história se estende a nível mundial, a história muda totalmente de sentido. Como dito no Fut F-1, a única vez até então que tinham disputado uma Copa foi em 1982. E na ocasião levaram três sacoladas que os fizeram voltar pra casa vendo que em Mundiais o buraco era mais em baixo: 5x2 pra Escócia; 3x0 pra União Soviética e 4x0 para o Brasil.

Agora veremos como foi a segunda classificação neozelandesa para a segunda disputa do maior campeonato de futebol do mundo.

Na disputa oceânica por uma vaga na repescagem com a Ásia, para em caso de vitória, ai sim termos um representante do continente na Copa, tivemos algumas disputas bem desiguais entre as seleções. Alguns exemplos:

Fiji 16x0 Tuvalu
Ilhas Salomão 12x1 Samoa Americana
Samoa Americana 0x15 Vanuatu

Com times tão inferiores a outros, nada mais correto que haver uma espécie de peneira para que apenas os melhores jogassem contra o bicho papão do local que é a Nova Zelândia. E as vencedoras que chegaram à terceira fase foram: Fiji, Nova Caledônia e Vanuatu (a única das que emplacaram grande goleada nas fases anteriores).

Mas isso também não representou dificuldade imposta aos All Whites (como é conhecida a seleção neozelandesa). Numa disputa de todos contra todos em turno e returno, a Nova Zelândia venceu cinco jogos e perdeu apenas um, para Fiji, na última rodada, quando já estava classificada.

No play-off, a NZ enfrentou a seleção do Bahrein em ida e volta. No primeiro jogo, como visitantes, os neozelandeses empataram em 0x0. Na volta, jogando em casa, venceram com gol único na partida marcado por Fallon e garantiram sua segunda participação em Copa do Mundo.

Já na Copa da Oceania, que só teve oito edições com Nova Zelândia e Austrália faturando quatro títulos cada uma, há apenas quatro seleções participantes. Em 2008 foram elas: Nova Zelândia (óbvio), Fiji, Vanuatu e Nova Caledônia.

Se os adversários neozelandeses da copa continental seriam os mesmos mais tarde na terceira fase das Eliminatórias, a campanha também foi idêntica. Em seis jogos, cinco vitórias e apenas uma derrota. Adivinhem pra quem NZ perdeu? Exatamente. Pra Fiji, na última rodada, quando já tinham o título assegurado, da mesma forma como aconteceu na terceira fase da disputa qualificatória.

Confira abaixo os três jogos com horários e datas da Nova Zelândia na Copa:

15/06, às 08h30 – Nova Zelândia x Eslováquia [Rustenburgo]
20/06, às 11h00 – Itália x Nova Zelândia [Nelspruit]
24/06, às 11h00 – Paraguai x Nova Zelândia [Polokwane]

O time joga no 4-4-2 e a escalação da Nova Zelândia ao se iniciar a Copa deve ser: Paston; Ben Sigmund, Nelsen, Vicelich e Lochhead; Tim Brown, Smeltz, Bertos e McGlinchey; Killen e Fallon. Tec.: Ricki Herbert.

Com toda a honestidade cabível ao autor deste blog, é completamente impossível crer que os neozelandeses passem da primeira fase da Copa do Mundo. Portanto, ficam aqui os votos de bom turismo aos jogadores na África do Sul.

Abaixo foto das duas camisas que serão usadas pela Nova Zelândia na Copa:


O que é mais importante: a disputa da Copa ou o nascimento do filho?

Esse poderia ser um dilema enfrentado por Ryan Nelsen, zagueiro e capitão da seleção neozelandesa. Monica, sua esposa, está à espera do segundo filho do casal, que tem previsão de nascimento no dia 10 de julho, véspera da final da Copa do Mundo, quando a Nova Zelândia já deverá estar de volta ao seu país.

Mas caso o bebê venha ao mundo de forma prematura, podendo ser inclusive durante a primeira fase do torneio, o jogador do Blackburn Rovers já deixou bem claro que sua família vem antes da seleção:

"Se ele nascer duas semanas mais cedo, vai ser interessante. Se isso acontecer, vou ter que entrar em um avião e voar direto para casa. Não há nada na Terra que vá me impedir de estar lá para o nascimento do meu filho".
Por ser um dos mais importantes da seleção tecnicamente, além de ser o líder, os neozelandeses se empenham numa corrente grande para torcerem pelo nascimento do filho de Nelsen seja apenas depois de terminada a participação da seleção na Copa.

E antes de qualquer crítica, o próprio atleta se antecipa e deixa um recado:

"Há sempre coisas particulares na vida das pessoas que são importantes. O nascimento de um bebê é um evento especial e que precisa ser respeitado".
Clique aqui e veja mais detalhes da participação da Nova Zelândia na Copa de 82 pelo blog Fut F-1

Abaixo você pode acompanhar um vídeo com cenas da seleção desde 1982, quando participou da primeira Copa do Mundo:

Nenhum comentário: