health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Gana


Gana possui uma tradição com tecidos. Habilidosos tecelões são costumeiramente encontrados nas praças espalhadas pelo país produzindo o “kente”, que é reconhecido graças ao seu simbolismo e conjunto de cores. Outra herança cultural é a música. O estilo mais comum entre os ganenses é o high life, bastante escutado em bares e clubes de Gana.

Portanto, considerando seus traços culturais, vamos ver se nessa Copa do Mundo 2010 em seu continente, Gana consegue uma campanha “high life” num ritmo “kente”. Aqui, ficamos com a campanha pré-Copa da seleção. Acompanhe:

Como os “Black Stars” não estão entre as 10 africanas piores colocadas no ranking FIFA, já começaram as Eliminatórias da África na segunda fase. Sendo assim, integraram o grupo cinco que também contava com Gabão, Líbia e Lesoto.

Uma curiosidade. A campanha de Gana foi praticamente igual a de Gabão e Líbia com quatro vitórias e duas derrotas. A liderança se deu graças ao saldo de gols, já que, nessa ordem, foram seis (Gana), cinco (Gabão) e três (Líbia). Lesoto perdeu todos os jogos e saiu com saldo menos 14.

Na fase final, onde são separados cinco grupos e cada líder carimba seu passaporte, as ganenses ficaram no grupo D, que também teve Benin, Mali e Sudão. E dessa vez sua campanha foi superior a dos demais com 13 pontos conquistados em seis jogos, sendo quatro vitórias, um empate e uma derrota e a conquista da vaga para a disputa do Mundial.

Na Copa das Nações Africanas que aconteceu nesse ano em Angola, Gana ocupou o grupo B com Burkina Faso, Costa do Marfim e Togo, que acabou abandonando a competição ainda na primeira fase devido a um ataque terrorista sofrido contra o ônibus da delegação enquanto cruzava a fronteira entre o Congo e a província de Cabinda.

Sendo assim, os ganenses fizeram apenas dois jogos na primeira fase. Venceram Brukina Faso por 1x0 e perderam por 3x1 para a Costa do Marfim, o que lhe garantiu o segundo lugar do grupo e a classificação para a fase seguinte da competição.

Nas quartas-de-final, os Black Stars venceram os donos de casa apertado pelo placar de 1x0. Na semifinal, outra vitória por 1x0, dessa vez frente a Nigéria. Muita festa pela classificação para a final do torneio.

Mas toda a festa não pode ter continuidade. Diante do Egito, os ganenses sucumbiram e ficaram mesmo com o vice-campeonato ao serem derrotados. Adivinhe o placar? Novamente 1x0, com gol de Gedo, aos 41 minutos do segundo tempo.

Confiram abaixo horários e datas dos jogos da seleção de Gana na fase de grupos:

13/06, às 11h00 – Sérvia x Gana [Pretória]
19/06, às 11h00 – Gana x Austrália [Rustenburgo]
23/06, às 15h30 – Gana x Alemanha [Johanesburgo]


O time base de Gana joga no 4-4-2 e a sua escalação ao inicio do Mundial deve ser: Kingson; Inkdom, Mensah, Addo e Paintsil; Appiah, Essien, Annan e Muntari; Amoah e Gyan. Tec.: Milovan Rajevac.

Ao ver a escalação do provável time titular de Gana, chegamos a conclusão que há bons jogadores, o que já coloca essa seleção acima da Austrália. Talvez, até possa ficar na frente da Sérvia na classificação do grupo. Mas também não seria nenhum absurdo se as duas seleções européias da chave se classificassem.

Abaixo foto da camisa de Gana para a Copa:


Gana já tem seus 30 convocados

"Tenho confiança em todos os jogadores e espero que a partir de 24 de maio, nós possamos ter uma boa preparação".
Quem disse isso foi Milovan Rajevac, técnico sérvio que dirige a seleção ganense. No início desse mês de maio, a Federação de Futebol de Gana divulgou uma lista com 30 nomes cujos quais, 32 serão escolhidos para representarem o país na África do Sul.

A surpresa ficou por conta do meia Muntari, jogador da Inter de Milão. Por conta de um desentendimento com o treinador, ele estava sem ser chamado por Rajevic desde o ano passado, ficando inclusive, de fora da Copa das Nações Africanas disputada em janeiro. E outras novidades foram os nomes de Michael Essien, do Chelsea e John Mensah, do Surdeland, que mesmo machucados, foram colocados nessa lista.

Segue abaixo os nomes:

Goleiros: Richard Kingston (Wigan/Inglaterra), Daniel Agyei (Liberty Professional), Stephen Aholu (Heart of Lions), Stephen Adams
(Aduana Stars).

Defensores: Samuel Inkoom (FC Basel/Suíça), Hans Adu Sarpei (Bayer Leverkusen/Alemanha), Lee Addy (Bechem Chelsea), John Mensah (Sunderland/Inglaterra), Rahim Ayew (Zamalek/Egito), Isaac Vorsah (Hoffenheim/Alemanha), John Paintsil Fulham/Inglaterra), Jonathan Mensah (Granada/Espanha), Eric Addo (Roda JC/Holanda).

Meio-campistas: Dede Ayew (Arles-Avignon/França), Michael Essien (Chelsea/Inglaterra), Kwadwo Asamoah (Udinese/Itália), Agyemang Badu (Udinese/Itália), Stephen Appiah (Bologna/Itália), Anthony Annan (Rosenborg/Noruega), Haminu Draman Lokomotiv Moscow/Rússia), Sulley Muntari (Inter Milan/Itália), Quincy Owusu Abeyie (Al Sadd/Qatar), Derek Boateng (Getafe/Espanha), Bernard Kumordzie (Panionios/Grécia), Laryea Kingston (Hearts/Escócia), Kevin-Prince Boateng (Portsmouth/Inglaterra).

Atacantes: Prince Tagoe (Hoffenheim/Alemanha), Asamoah Gyan (Rennes/França), Dominic Adiyiah (AC Milan/Itália), Matthew Amoah (NAC Breda/Holanda).

Clique e confira a campanha de Gana na Copa do Mundo 2006 pelo blog Fut F-1

Abaixo um vídeo produzido com fotos da seleção ganense.


Nenhum comentário: