health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Coréia do Norte


A Coréia de Norte exercita uma das práticas mais abomináveis que um governo pode exercer: a censura. A começar pelas informações que são totalmente controladas e limitadas, fazendo da população um bando de fantoches do comunismo norte-coreano instalado no país desde 1955.

Trazendo reflexos para a Copa do Mundo desse atraso governamental de isolamento total da nação com o resto do planeta, temos o completo absurdo de ver os norte-coreanos sendo impedidos de irem até a África do Sul acompanharem a sua seleção. E o pior, não para por aí.

Está integralmente proibida qualquer publicação sobre o andamento da Copa dentro do território norte-coreano. A única liberação do governo é a transmissão de VT’s das partidas em que forem vitoriosos, o que torna quase certo que realmente não verão nada do que acontece no Mundial. Ou seja, representam tudo que há de atrasado e de ignorante que um governo pode estabelecer em seu país.

Mas pelo menos seguindo seu papel, os jogadores da seleção disputaram as Eliminatórias da Ásia garantindo a sua segunda participação em Copas. Na primeira fase da disputa, tiveram o confronto eliminatório contra a Mongólia, vencendo fora de casa por 4x1 e em seus domínios por 5x1.

Já na terceira fase (pelo regulamento, a Coréia do Norte não participa da segunda fase), fizeram parte do grupo 3, que também tinha seu rival histórico na política e no território que é a Coréia do Sul, além da Jordânia e do Turcomenistão.

Os norte-coreanos terminaram em segundo com uma campanha muito parecida com a dos seus rivais da parte Sul. Em seis jogos, três vitórias e três empates. Condição essa, que garantiu as duas na Copa do Mundo.

A Copa da Ásia, que aconteceu em 2007 com quatro sedes (Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã), não teve a participação da Coréia do Norte, pois um ano antes eles assinaram a desistência de disputar as Eliminatórias da competição.

Abaixo você verá dias e horários dos jogos da primeira fase dos norte-coreanos:

15/06, às 15h30 – Brasil x Coréia do Norte [Johanesburgo]
21/06, às 08h30 – Portugal x Coréia do Norte [Cidade do Cabo]
25/06, às 11h00 – Coréia do Norte x Costa do Marfim [Nelspruit]


O time base da Coréia joga no 4-4-2 e seu time inicial na Copa deve ser: Ri Myong-Guk; Cha Jong-Hyok, Ri Kwang-Chon, Pak Nam-Chol e Ri Jun-Il; Ji Yun-Nam, Ri Chol-Myong, Mun In-Guk e Ahn Yong-Hak; Hong Yong-Jo e Jong Tae-Se. Tec.: Kim Jong-Hun

De fato, trata-se do patinho feio do grupo. Na base das apostas, é a única seleção sem chances na chave.

Abaixo a foto da camisa 1 dos norte-coreanos:


Cuidado com o “Rooney Asiático”

Filho de pais sul-coreanos, nascido no Japão e estudante de escolas norte-coreanas. Esse é o resumo da vida de Jong Tae-Se, de 26 anos, número 9 e artilheiro do Kawasaki Frontale, da primeira divisão japonesa. Pelo seu time, foram 102 jogos e 41 gols (sendo que desses 41, foram 6 na atual temporada, em 12 jogos). Pela seleção da Coréia, 21 partidas e 14 tentos.

E os dois últimos gols defendendo as cores do seu país foram marcados no amistoso diante da Grécia, realizado no dia 25 de maio, em que o placar terminou marcando 2x2. E Tae-Se, por ter mais traços estrangeiros e uma cultura mais ampla dos demais, é uma espécie de porta voz de um grupo de jogadores fechados que quase não falam com a imprensa:

“Eu quero mudar isso. Eles não gostam de falar porque a mídia transmite para muitas pessoas uma imagem má da Coréia. Falam que é fechado, que tem bomba. São informações ruins. Eles têm medo do que vão falar de nós.”
E sobre a sua fama de bad boy aliada a alcunha de Rooney Asiático, ele mostra todo seu bom humor ao comentar:

"Todos falam que sou como o Rooney. É o estilo. Mas não sou assim. Quero ser como o Drogba. Meu estilo é mais parecido com o Drogba. É um futebol de força. No Japão, levo cartões vermelhos. Fiquei fora de três jogos. Por quê? É que chutei um adversário..."
Disse à equipe da TV Globo em meio a sorrisos e uma mistura de inglês com português graças ao convívio com jogadores desses idiomas no futebol japonês.

Clique para ver a campanha da Coréia na sua primeira Copa pelo blogFut F-1

Abaixo um vídeo contendo seus gols pelo Frontale do Japão.

Nenhum comentário: