health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Portugal


A Seleção Portuguesa de Futebol é uma seleção de altos e baixos. O primeiro bom momento da sua história foi justamente quando tiveram seu maior jogador surgido em no futebol português, que foi Eusébio. Inclusive, ele foi o principal responsável por levar o time do seu país ao terceiro lugar logo na estréia em Copas, no ano de 1966.

Outro ponto alto dessa história foi bem mais recente. Após outras duas presenças em mundiais, bem frustrantes, por sinal, Portugal alcançou novamente o terceiro lugar, no ano de 2006. A maior curiosidade portuguesa no mundial passado foi que o treinador era o brasileiro Luiz Felipe Scolari, que a comandou de 2003 à 2008, quando se transferiu para o Chelsea.

Agora sob o comando de Carlos Queiroz, a Seleção das Quinas conseguiu sua quinta classificação para Copa após ter disputa as Eliminatórias da Europa. Na primeira fase esteve no grupo 1 com Albânia, Dinamarca, Hungria, Malta e Suécia.

Logo no primeiro jogo, fora de casa, os portugueses golearam Malta por 4x0. Passados todas as 10 partidas da chave, foram 19 pontos conquistados com cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, o que lhes garantiram o segundo lugar e a passagem para a repescagem européia. A Dinamarca foi a líder do grupo com 21 pontos.

Nos play-offs, foram dois jogos contra a Bósnia. No primeiro jogo em casa, no Estádio da Luz, os lusitanos venceram por 1x0, gol de Bruno Alves. Na volta, como visitante, outra vitória também por 1x0. Dessa vez o gol foi marcado por Raul Meireles. Resultados que garantiram Portugal na edição 2010 da Copa do Mundo.

Na Eurocopa 2008, realizada na Áustria e na Suíça, Portugal ficou no grupo A que também contava com República Tcheca, Suíça e Turquia. Em três jogos disputados, os portugueses venceram Turquia e República Tcheca e perderam para Suíça. Com seis pontos, assim como os turcos, se classificaram para o mata-mata da competição.

Nas quartas de final, pegaram a Alemanha pela frente. Num jogo completamente disputado, acabaram voltando mais cedo pra casa ao serem derrotados pelo placar de 3x2. Na sequência, os alemães se sagraram vice-campeões perdendo na final para a Espanha por 1x0.

Confira abaixo os jogos dos gajos na primeira fase da Copa:

15/06, às 11h00 – Costa do Marfim x Portugal [Port Elizabeth]
21/06, às 08h30 – Portugal x Coréia do Norte [Cidade do Cabo]
25/06, às 11h00 – Portugal x Brasil [Durban]

O time base português joga no 4-3-3 e sua escalação ao inicio da Copa deve ser: Eduardo; Paulo Ferreira, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fabio Coentrão; Pepe, Raul Meireles e Deco; Nani, Ronaldo e Liédson. Tec.: Carlos Queiroz.

Abaixo foto das duas camisas da seleção:


Apesar de amar a “pátria”, Liedson não cantará o hino

Após declarar amor a sua nova pátria e se dizer 100% português, o atacante Liedson, que no Brasil passou por Corinthians e Flamengo voltou a falar sobre sua atuação com a camisa lusitana. Mas dessa vez ele usou um tom menos “patriota” ao ser questionado se cantaria algum hino nessa Copa do Mundo:

"Eu estou com Portugal de corpo e alma, me sinto como se tivesse nascido aqui e meus companheiros me tratam como português. Mesmo assim, não vou cantar nenhum hino. Não seria bonito da minha parte cantar o hino brasileiro e não vou cantar por respeito".

O jogador – e ídolo – do Sporting também falou sobre a situação do Brasil, país em que nasceu e que seleção que irá enfrentar na última rodada da fase de grupos. Ele comentou sobre as ausências dos jovens santistas Ganso e Neymar:

"Fico feliz que o Dunga não levou o Ganso e o Neymar. É melhor para nós, mas seria bonito vê-los na Copa".

Liedson ou Liedshow possui dois companheiros em situação parecida com a sua de naturalização. São eles Pepe e Deco.

Clique aqui e veja o histórico portugues nas outras Copas pelo Fut F-1

Abaixo você verá um vídeo com lances de Portugal ao som da música escolhida para embalar a seleção na África do Sul:

Nenhum comentário: