health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Costa do Marfim


Hoje o Blogosfera na África irá abordar mais uma seleção que está em franca evolução. Trata-se da Costa do Marfim, que também será adversária do Brasil na primeira fase, a exemplo da seleção publicada nesse especial na terça-feira, que foi a Coréia do Norte.

E a evolução se explica pelos acontecimentos mais recentes, sobretudo levando em consideração as duas últimas Copas. Em 2006, já foi uma proeza a classificação através das Eliminatórias, feito nunca antes conseguido, embora seja uma das seleções mais fortes do continente Africano. A campanha nesse mundial você verá no blog Fut F-1.

Outros pontos positivos foram as aquisições dos mais importantes atletas marfinenses por grandes times europeus. Didier Drogba e Salamon Kalou no Chelsea, Emmanuel Eboué no Arsenal e Kolo Touré no Manchester City, todos da EPL, além do Yaya Touré, que joga no Barcelona, na Liga Espanhola. E para o comando de todas essas estrelas, Sven-Göran Eriksson. O técnico sueco que é um dos mais badalados do planeta bola.

E a segunda classificação para disputa de Copa do Mundo começou na segunda fase das Eliminatórias (entrou sem disputar a primeira etapa por ser uma das 43 africanas melhores colocadas no ranking FIFA). Além da Costa do Marfim, o grupo 7 era composto por Moçambique, Madagascar e Botsuana.

A campanha foi invicta e até com certa tranqüilidade. Em seis jogos, três vitórias e três empates com 10 gols marcados e apenas dois sofridos. Com destaque para a goleada por 4x0 contra Botsuana no dia 22 de junho de 2008. Números que garantiram os marfinenses na fase final da competição qualificatória.

Faltando apenas seis jogos para Costa do Marfim confirmar sua vaga, os Elefantes integraram o grupo E com Burkina Faso, Malawi e Guiné. E a campanha ainda foi mais positiva que a da fase anterior. Cinco vitórias e apenas um empate, com 19 gols marcados e somente quatro sofridos. Liderança e passaporte carimbado para o primeiro Mundial em seu continente.

Na Copa das Nações Africanas que aconteceu nesse ano em Angola, os marfinenses ocuparam o grupo B com Burkina Faso, Gana e Togo, que acabou abandonando a competição ainda na primeira fase devido a um ataque terrorista sofrido contra o ônibus da delegação enquanto cruzava a fronteira entre o Congo e a província de Cabinda.

Na disputa de apenas dois jogos na fase de grupos, Costa do Marfim venceu Gana por 3x1 e empatou em 0x0 contra Burkina Faso garantindo a liderança da chave com quatro pontos e a classificação para a fase de mata-mata.

Nas quartas de final, confronto contra a Argélia, que também vai a Copa, e uma surpresa: derrota por 3x2 e a sentida e precoce eliminação daquela que era uma das seleções tidas como favoritas ao título.

Abaixo os dias e horários dos jogos de Costa do Marfim na primeira fase da Copa:

15/06, às 11h00 – Costa do Marfim x Portugal [Port Elizabeth]
20/06, às 15h30 – Brasil x Costa do Marfim [Johanesburgo]
25/06, às 11h00 – Coréia do Norte x Costa do Marfim [Nelspruit]


O time base da Costa do Marfim joga no 4-3-3 e sua escalação inicial na Copa deve ser: Barry; Eboue, Kolo Touré, Bamba e Tiené; Yaya Touré, Zokora e Tioté; Kalou, Gervinho e Drogba. Tec.: Sven-Göra Eriksson.

Considerando que o Brasil seja o candidato absoluto a primeira colocação nesse grupo, Costa do Marfim e Portugal ficam na disputa pela segunda vaga, com leve favoritismo para os portugueses. Entretanto, por ser uma Copa disputada em terras africanas, fica a aposta para, no caso de classificação, os Elefantes serem a zebra dessa edição do maior campeonato de futebol do planeta.

Abaixo foto das camisas de Costa do Marfim


Abaixo os nomes dos 23 convocados para defenderem as cores marfinenses na Copa

Goleiros: Boubacar Barry (Lokeren-BEL), Aristides Zogbo (Maccabi Netânia-ISR) e Daniel Yeboah (ASEC Abidjan).

Defensores: Souleymane Bamba (Hibernian-ESC), Arthur Boka (Stuttgart-ALE), Guy Demel (Hamburgo-ALE), Emmanuel Eboué (Arsenal-ING), Steve Gohouri (Wigan-ING), Siaka Tiene (Valenciennes-FRA), Benjamin Brou Angoua (Valenciennes-FRA) e Kolo Touré (Manchester City-ING).

Meias: Jean-Jacques Gosso Gosso (Monaco-FRA), Abdelkader Keita (Galatasaray-TUR), Emmanuel Koné (International Curtea Arges-ROM), Gervinho (Lille-FRA), Ndri Romaric (Sevilla-ESP), Cheik Ismael Tiote (Twente-HOL), Yaya Touré (Barcelona-ESP) e Didier Zokora (Sevilla-ESP).

Atacantes: Arouna Dindané (Portsmouth-ING), Seydou Doumbia (Young Boys-SUI), Didier Drogba (Chelsea-ING) e Salomon Kalou (Chelsea-ING).

Clique aqui e confira como foi a primeira participação da Costa do Marfim em Copa do Mundo pelo Fut F-1

Abaixo um vídeo com o destaque dessa seleção, Didier Drogba:

Um comentário:

André Peixoto disse...

Salve,salve Wilson Hebert, quanto tempo não leio um texto seu. Alegria \o/

Cara, eu ainda não aposto na classificação da Costa do Marfim para a segunda fase da Copa do Mundo.

A segunda vaga ficará com Portugal, mas não acredito que será fácil.

Vamo ver o que dá...

Abraço.

Começou a cobertura da Copa do Mundo no Palpites FC, confira: http://palpitesfc.blogspot.com

OBS: Você nem tem o PFC na lista de favoritos hein cara...