health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

América do Sul ganhando a África

Demicheles, da Argentina, comemora gol em mais uma vitória sulamericana nessa Copa

A Copa do Mundo 2010 sem dúvida alguma ficará marcante para inúmeras pessoas, como já vem marcando, muito por suas peculiaridades. A maior delas: acontecer em continente africano. Pra não dizer uma festa maior, podemos dizer uma festa diferente, mais contagiante. Outra particularidade é a bola. Se não for a que mais teve, com certeza deve figurar entre as que mais tiveram reclamações, graças ao seu peso (ou a falta dele), o que também foi mais apimentado pela guerra entre as maiores marcas de material esportivo do mundo: Nike x Adidas.

Mas nada disso importa para o nosso post. Dentre as características do Mundial da África do Sul, um em especial vem chamando a atenção: o bom desempenho da América do Sul na Copa. Se a parte sul das Américas, por si só, representasse um continente, seria o de melhor campanha na Copa: 88,9% de aproveitamento com todos liderando seus respectivos grupos.

Abaixo os confrontos dos sulamericanos nas oitavas, se a primeira fase acabasse hoje com um prognóstico:

Uruguai x Coréia do Sul

Os Celestes pegarão um adversário embalado por uma classificação suada. Mas por aquilo que Forlán e companhia demonstraram nessa Copa, nos três jogos que disputaram, são super favoritos a vencerem, podendo dar continuidade a sua trajetória construindo uma inesquecível campanha, para um futebol que vem sendo apontado como decadente.

Argentina x México

Apontada como o melhor time da Copa até o momento, os comandados de Maradona não terão vida fácil. Do outro lado, Javier Aguirre vem com um time compacto e que joga certo. Sem dúvida alguma complicará mais do que qualquer adversário do grupo argentino, mas sem tirar o favoritismo dos hermanos, que venceram há pouco a Grécia quando já tinham assegurado a liderança do grupo com a derrota nigeriana frente a Coréia do Sul.

Paraguai x Japão

Este é um confronto que ainda não está definido. Tanto paraguaios como japoneses ainda possuem um jogo a cumprir. Mas caso aconteça, o que é bem provável, será um jogo bastante duro e equilibrado. O Paraguai traz consigo na bagagem o fato de, por ora, estar invicto, tendo empatado com a Itália e vencido a Eslováquia. O Japão já perdeu para a Holanda. Mas se for para apostar, esse blogueiro que vos escreve vai de Paraguai.

Brasil x Espanha

Também sem estar definido, esse confronto talvez não venha a acontecer. A Espanha ainda pega o Chile e fará um jogo quente onde os dois fugirão do bicho-papão Brasil. Mas sem dúvida, caso espanhóis e brasileiros se esbarrem já nas oitavas, tirarão um pouco da graça dessa Copa, pois será o prematuro jogo entre as duas mais cotadas da Copa, mas farão o mata-mata pegar fogo logo no início.

Chile x Portugal

O mesmo caso de cima serve para esse confronto. Caso Portugal não vença o Brasil na última rodada, pegará o perdedor de Espanha x Chile. Ou seja, é emoção garantida de qualquer forma. Confronto sulamericano de um lado e europeu do outro, ou embate entre os dois melhores.

Mas para que a festa fique completa e para o bem da parte sul do nosso continente, vamos torcer para Brasil e Chile não se encontrarem. Melhor ainda, se os dois avançarem de fase.

E a América do Sul vem confirmando seu crescimento no futebol. Essa campanha já é uma das melhores da história. Mas vale lembrar que algumas seleções tradicionais da Europa sequer estão na disputa da Copa, como é o caso da Suécia e da República Tcheca.

2 comentários:

André Peixoto disse...

Fala WH, eu também notei o crescimento das equipes sul-americanas nessa Copa do Mundo, podemos comprovar, obvil, pelos números, mas temos que levar em conta o bom futebol apresentado pelos mesmos.

Paraguai por exemplo, fez um dificil duelo contra a atual campeão e saiu com um empate, e olha que os italianos tiveram que correr atras do prejuízo.

Uma seleção que me surpreendeu, foi o Uruguai. Depois de uma classificação suada apra o mundial, a equipe saiu em um grupo muito complicado, mesmo assim conquistou a liderança com o brilho do futebol de Forlan e companhia.

Vejo com bons olhos a participação das equipes sul-americanas nas próximas fase.

Abraço e execelente post.

André Peixoto disse...

Só uma correção... é excelente, e não execelente como escrevi.