health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Suíça


Já na reta final, faltando poucos dias para o início da Copa, o Blogosfera na África traz mais uma seleção do grupo H, a Suíça. Seleção que pode não ser nem um pouco tradicional quando o assunto é futebol. Nunca foram e nem são nesse ano, candidatos ao título da Copa. Mas nem por isso deixam de ter história nesse meio.

Em 1954, foi a Suíça a responsável por sediar o torneio futebolístico mais importante do mundo. E quatro anos atrás, na edição anterior do Mundial, os suíços tinham conseguido seu melhor lugar ao final da competição, quando terminaram em sexto lugar. E em 2006, fizeram uma campanha sem sofrer um gol sequer, mas também não converteram nenhuma penalidade quando foram eliminados. Mais detalhes poderão ser vistos no blog Fut F-1. Aqui, como de costume, você verá a campanha para se chegar a Copa da África do Sul.

Tudo começou nas Eliminatórias Européias, quando os Schweizer Nati (esse palavrão também é habitualmente usado como alcunha da Seleção Suíça) fez parte do grupo 2, jogando contra Grécia, Letônia, Israel, Luxemburgo e Moldávia. A campanha foi bastante convincente: seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. Com 21 pontos, um a mais que a Grécia, ficaram em primeiro no grupo e já garantiram, de forma direta, classificação para a Copa.

A mesma sorte aliada a competência, não acompanharam os suíços na Eurocopa 2008, quando foram sede da competição ao lado da Áustria. No grupo A, tiveram pela frente a República Tcheca, Portugal e a Turquia.

Logo no primeiro jogo, uma derrota por 1x0 contra os tchecos. Na sequência, contra os turcos, o jogo que era pra marcar a reação do time na disputa, acabou se transformando em outra derrota: 2x1. Por fim, a partida tida como a mais difícil do grupo, confronto contra os portugueses, que já eram líderes e tinham a classificação garantida. Os donos de casa surpreenderam e mesmo eliminados, venceram por 2x0. Mas não foi o bastante, pois as duas vagas já estavam sendo preenchidas por Portugal e Turquia.

Abaixo os três jogos da fase de grupos da Copa do Mundo:

16/06, às 11h00 – Espanha x Suíça [Durban]
21/06, às 11h00 – Chile x Suíça [Port Elizabeth]
25/06, às 15h30 – Suíça x Honduras [Bloemfontein]


O time base suíço joga no 4-4-2 e sua escalação base deve ser: Benaglio; Lichtsteiner, Senderos, Grichting e Magnin; Gelson Fernandes, Inler, Padalino e Barnetta; Frei e N'Kufo

Os dois favoritos do grupo são Espanha (óbvio) e Chile. A Suíça deve concentrar suas forças no jogo contra os chilenos, caso queiram algo nesse mundial. Mas os suíços não são aposta desse que vos escreve.

Abaixo foto das duas camisas suíças:


Amistoso contra Itália anima os suíços

Tranquillo Barnetta, meio-campista do Bayer Leverkusen, comentou em entrevista coletiva que sua seleção não pode temer nenhuma outra no Mundial e usou como exemplo o empate em 1x1 contra Itália, último compromisso antes da estréia na Copa contra a Espanha:

"Acho que nós mostramos para todos no nosso último jogo que não precisamos temer ninguém na África do Sul".

Barnetta veio sendo escalado como titular nos últimos anos e é cotado em tal condição na Copa. Mas no amistoso a que se referiu, ele viu seus companheiros empatarem o jogo do banco de reservas. Gelson Fernandes atuou em seu lugar. Mas o próprio viu a situação com bons olhos:

"É bom que o técnico tenha boas alternativas. Em uma Copa do Mundo, você precisa de 23 jogadores e Gelson fez uma boa partida contra a Itália".

Clique aqui e veja as demais participações suiças em Copas pelo Fut F-1

Abaixo vídeo com foto dos jogadores da seleção suiça:

Nenhum comentário: