health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Chile


Depois de 32 post’s formando uma parceria de sucesso entre o “Futebol, Música, Etc” e o Fut F-1, o Blogosfera na África chega ao seu último relato, hoje falando do Chile. Mas para que fique bem claro aos nossos leitores, o blog continuará tratando da Copa do Mundo. Apenas voltaremos ao nosso hábito de postar textos dentro das nossas características, assim como acontecerá com o blog do nosso amigo Leo Fernandes.

E como já desmistificado, trataremos de uma seleção que se envolveu numa das maiores polêmicas de Copas do Mundo. Na partida contra o Brasil, pelas Eliminatórias da Copa de 90, no Maracanã, o goleiro chileno Roberto Rojas viu um estilhaço de fogos soltado pela torcida brasileira cair ao seu lado e se jogou no chão, fingindo (claramente, segundo as imagens) ter sido atingido. A Seleção Brasileira vencia a partida por 1x0, que teve de ser interrompida por conta do incidente.

A FIFA analisou o vídeo de jogo e constatou-se que não houve nenhum dano físico a Rojas, que o estilhaço sequer tinha o acertado. Por conta disso, o Chile foi punido pela federação máxima do futebol sendo suspenso das eliminatórias daquele ano e ficando impedido de disputar o torneio qualificatório visando a Copa de 94. Los Rojos haviam disputado Mundial pela última vez em 1982 e só voltaram a jogar em 1998.

Mas voltando ao presente, os chilenos disputaram entre 2007 e 2009 as Eliminatórias da América do Sul com todo o direito que lhe é cabido. E essa trajetória que acabou sendo vitoriosa (e sem bombas, fogos ou morteiros) começou na partida contra a Argentina, no Monumental de Nuñez. O resultado não foi nada bom, 2x0 para os albicelestes com dois gols de Riquelme.

Mas na sequência, com uma campanha nem tão convincente, alguns resultados positivamente marcantes vieram. Em casa, jogando contra a Colômbia, os chilenos sapecaram 4x0. No segundo turno, uma verdadeira arrancada. Com apenas uma derrota (para o Brasil) o Chile foi atropelando todos os outros adversários, até terminar as Eliminatórias na segunda colocação e garantir, ai sim, com tranqüilidade a vaga para a sua oitava participação em Copa do Mundo.

Na Copa América, que aconteceu em 2007 na Venezuela, La Roja caiu no grupo B que também tinha Brasil, Equador e México. Dentro da chave a campanha já não foi das melhores. Venceu apenas os equatorianos, por 3x2 e ficou em terceiro. Mas se classificou, pois foi um dos dois melhores terceiros colocados dos grupos.

Mas nas quartas-de-final o Chile sentiu a força do excrete comandado por Dunga. Os chilenos não foram apenas eliminados com uma derrota, eles foram escorraçados da competição ainda tendo que passar por uma humilhação. O resultado do jogo foi uma sonora goleada por 6x1 para os brasileiros e a volta pra casa mais cedo.

Abaixo os jogos chilenos da primeira fase:

16/06, às 08h30 – Honduras x Chile [Nelspruit]
21/06, às 11h00 – Chile x Suíça [Port Elizabeth]
25/06, às 15h30 – Chile x Espanha [Pretória]


O time base do Chile joga no 4-3-3 e sua escalação ao início da Copa deve ser: Bravo; Medel, Jara, Contreras e Ponce; Vidal, Carmona e Valdivia; Alexis Sanchez, Beausejour e Suazo. Tec.: Marcelo Bielsa.

O Chile leva considerável vantagem sobre Suíça e Honduras pelo segundo lugar. Mas quando falamos da liderança do grupo, vemos a Espanha e aí chegamos a conclusão que o mais viável aos chilenos é a segunda colocação mesmo.

Abaixo foto das duas camisas:


De uma preocupação à uma boa notícia

Antes mesmo de entrar em campo, a Seleção Chilena havia recebido um duro golpe. O craque e artilheiro do time, o atacante Humberto Suazo, havia sofrido uma ruptura de 2,5cm no músculo posterior da coxa esquerda. Mas ao contrário do que os médicos imaginavam, sua recuperação aconteceu muito rápida, a ponto dele já ter condições de entrar em campo na estréia. O zagueiro Pablo Contreras falou sobre a felicidade de ter o companheiro novamente em condições de jogo:

"É uma notícia muito boa, tanto para a equipe como para Humberto. A verdade é que estamos surpresos com esta recuperação tão rápida. Agora somos nós é que temos que freá-lo um pouquinho".
A lesão aconteceu no amistoso contra Israel, no dia 31 de maio, tirando Suazo do amistoso seguinte, contra a Nova Zelândia. Waldo Ponce e Rodrigo Millar também não jogaram por conta de problemas médicos, mas deverão ser liberados para o jogo de estréia.

E Jean Beausejour também falou sobre a felicidade de ter seu companheiro de ataque a disposição:

"Se alguém merecia estar aqui é ele. É o que mais marcou gols e mais partidas jogou nas eliminatórias".
Clique aqui e veja as campanhas do Chile em outras Copa pelo Fut F-1

Abaixo vídeo com imagens da seleção chilena rumo ao Mundial:


Nenhum comentário: