health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Espanha


Azarada, amarelona, time que nada e morre na praia, fraca nas decisões, enganadora... Existe uma corrente muito forte na Espanha, de torcida, de pensamento positivo, de crença e de expectativa. Sem dúvida alguma, nesse ano de 2010 a Fúria irá forma uma das suas melhores seleções de toda a história e que, segundo os espanhóis, irá apagar toda essa fama negativa do time de futebol do país que quando o assunto é Copa do Mundo, quase sempre foi um fiasco.

A melhor colocação espanhola em mundiais foi um quarto lugar. Mas isso já faz muito tempo. Foi na Copa de 1950, apenas a quarta edição do torneio. Com uma bela campanha pré-Copa, com conquistas importantes e partidas memoráveis contra seus mais tradicionais adversários, que você verá detalhada neste post, o planeta futebol aponta a Espanha como a maior favorita ao título do Mundial na África do Sul.

E toda essa trajetória de confirmação da sua força começou nas Eliminatórias européias. Num grupo nem tão difícil e que, se comparado ao poderio do time espanhol, poderia ser considerado fácil, bem fácil, a campanha foi absoluta. A Fúria passou furiosamente pelos seus adversários. Eram eles Armênia, Bélgica, Bósnia, Estônia e Turquia.

Fechando o grupo com 10 vitórias nos 10 jogos, os espanhóis garantiram a classificação para a Copa ficando em primeiro não apenas na sua chave, mas na classificação geral da disputa qualificatória. E desses jogos, podemos destacar a goleada por 4x0 na Armênia e 5x0 na Bélgica.

Na Eurocopa 2008, que foi disputada na Áustria e na Suíça, mais uma consagração. O início do desempenho vencedor foi no grupo D, que era um pouco mais complicado que a chave das Eliminatórias contando como adversários com Grécia, Rússia e Suécia. Mas nem essas seleções foram páreo para a Espanha. Vitória nos três jogos e classificação para as quartas-de-final com total confiança no sucesso.

À medida que as etapas iam evoluindo, os adversários também ficavam mais complicados. Dessa vez, a poderosa e tradicional Itália pela frente. Após empate em 0x0 num jogo totalmente disputado, os espanhóis foram mais competentes na disputa por pênaltis e venceram por 4x2. Na semifinal, novamente a Rússia pela frente. E para não deixar sombra de dúvida da sua superioridade, a Fúria despejou os russos com um 3x0.

Na final o time tri-campeão do mundo, a Alemanha. Mas Fernando Torres, hoje apontado como um dos melhores atacantes do mundo, fez o tento salvador que deu o título do continente ao seu país, sendo esse o segundo, já que o primeiro foi em 1964.

Para a Copa das Confederações que aconteceu no ano passado já na África do Sul, a Espanha chegava com o carimbo de atual melhor seleção do mundo, não apenas no futebol apresentado, como no ranking FIFA. Na primeira fase integrou o grupo A que também contava com os donos de casa, o Iraque e a Nova Zelândia. Um grupo fácil, né? Exatamente. Mais três jogos e mais três vitórias. Quem seria capaz de parar os espanhóis que vinham num ritmo avassalador?

Na semifinal das Confederações, uma seleção sem muita história conseguiu tal feito. Surpresa no mundo do futebol. A final tão esperada entre Espanha e Brasil não aconteceu porque os Estados Unidos eliminaram os europeus por 2x0. Os norte-americanos nunca fazem graça no “soccer”, e quando resolvem fazer, fazem uma verdadeira m...

Mas esse fato, considerado atípico, ainda não foi capaz de tirar as pompas da Fúria. Nunca antes, esse país chegou tão decidido e acreditado a ser campeão do mundo. E seu grupo também não é dos mais difíceis. Vejamos abaixo os jogos da chave:

16/06, às 11h00 – Espanha x Suíça [Durban]
21/06, às 15h30 – Espanha x Honduras [Johanesburgo]
25/06, às 15h30 – Chile x Espanha [Pretória]


O time base espanhol joga no 4-4-2 e sua escalação deve ser: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Xabi Alonso, Xavi, Iniesta e Silva; David Villa e Fernando Torres. Tec.: Vicente Del Bosque.

Abaixo foto das duas camisas (sendo que a segunda, foi eleita a mais bonita da Copa):


Torres deve participar de amistoso na terça-feira

Nessa próxima terça-feira a Espanha tem compromisso contra a Polônia, amistoso que faz parte da preparação para a Copa do Mundo. Del Bosque deu uma entrevista bastante confiante dizendo que espera escalar Fernando Torres no ataque da Fúria para a partida.

Ao contrário de outros jogadores importantes que se machucaram durante esse mês que antecede o Mundial, Torres já vem de cirurgia no joelho realizada em abril, que o deixou de fora dos amistosos contra Arábia Saudita e Coréia do Sul. Mas seu processo de recuperação foi intensificado com bastantes exercícios físico e seu quadro de evolução é animador. Veja as palavras do treinador:

"Estamos confiantes. Espero que Torres possa jogar um pouco contra a Polônia, na terça-feira, de modo que esteja na melhor condição possível em nossa reta final de preparação".

Clique aqui e veja como foi a participação da Espanha nas outras Copas pelo Fut F-1

Abaixo um vídeo com lances da Espanha rumo ao Mundial 2010:

Nenhum comentário: